A estruturação do ambiente empresarial sob uma lógica de experiência do cliente tem sido cada vez mais um ponto importante para esses elementos. Garantir, portanto, uma dinâmica que leva em consideração o churn rate pode ser um fator essencial.
Com o passar dos anos, uma série de orientações passaram a fazer parte da vida empresarial de uma forma geral, garantindo que todas as marcas conseguissem estruturar alguns aspectos fundamentais dentro de seus contextos.
Garantir, portanto, que esses aspectos sejam compreendidos é um elemento que, em grande medida, garante uma modificação bastante ampla a respeito das possibilidades de uma marca dentro de seu mercado de atuação.
Não há como fugir desses elementos e, por isso mesmo, cada consolidação dentro dessa dinâmica pode ajudar a consolidar alguns aspectos que conseguem dialogar de forma ampla com esses pontos.
Desde os primórdios das relações comerciais, essas orientações são as mesmas, o que mudou, na realidade, foram as possibilidades de estruturar uma complexidade maior de atuação dentro do mercado a partir de ferramentas tecnológicas.
Esse foi um ponto decisivo para que houvesse, inclusive, uma ruptura entre modelos de produção mais antigos para uma fundamentação moderna de vida social, o que se desdobrou em outros aspectos essenciais, também.
Para compreender a respeito desse processo, vale lembrar que o marketing foi um ponto de inflexão fundamental dentro dessa dinâmicas e que, portanto, precisou de alguns aspectos de desenvolvimento.
Essa ferramenta surgiu com o objetivo de criar uma conexão ainda maior entre o mercado consumidor e as marcas que, até então, estavam inseridas em uma lógica de consumo bastante específica.
Há, nesse caso, algumas orientações importantes a respeito desse início do marketing, uma vez que ele estava destinado a cumprir um papel específico dentro dessa lógica e que, por isso mesmo, é preciso entender a respeito de seu desenvolvimento.
Desta forma, se há uma série de possibilidades para garantir que uma venda de persiana rolo automática consiga seguir seu curso nos dias de hoje, isso tem a ver, sobretudo, com alguns elementos dentro dessas questões.
Há, nesse caso, algumas orientações fundamentais dentro dessa lógica, uma vez que essa perspectiva viveu o seu apogeu já na década de 1950, onde a experiência do cliente era apenas uma perspectiva passiva de informação.
A sustentação desses aspectos a longo prazo, via de regra, conseguiu consolidar uma série de mecanismos importantes que, em grande medida, foram sendo modificados com o passar dos anos.
O pensador do marketing, Philip Kotler, foi o grande estruturador dessa fase inicial e conseguiu consolidar algumas impressões importantes a partir das mídias que tinha na época.
Anunciar, nesse caso, um serviço de acupuntura em gatos dentro desse contexto, por exemplo, poderia ter uma cobertura muito maior do que a empresa precisaria para atingir o seu público.
Esse seria um aspecto que elevaria bastante o custo por aquisição de clientes, tornando esses mecanismos inviáveis sob algumas perspectivas importantes e, por isso mesmo, é importante entender a respeito desses elementos.
No entanto, já nos anos 90, também instituído pelo Philip Kotler, chegou o momento em que o marketing 2.0 passou a fazer parte da vida das pessoas de forma muito mais qualificada.
O mundo digital que, naquele momento, ainda não tinha sido integrado ao mundo dos negócios, estruturou uma dinâmica importante a partir de alguns prognósticos que, via de regra, realizaram-se.
Nesse caso, se uma empresa que trabalha com fechamento de varanda com vidro de correr estivesse buscando se atualizar aos mecanismos da época, ela precisaria considerar o cliente e seus hábitos de consumo.
Logicamente, esse era um aspecto incipiente, mas que conseguiu estruturar algumas percepções importantes dentro dessa lógica, uma vez que a partir de pesquisas de comportamento, uma nova estrutura de comércio passou a ser possível.
Essas foram instâncias que, de alguma forma, inauguraram um novo modo de comunicação com o cliente, colocando a sua opinião dentro de uma lógica de estruturação de produtos e serviços com mais qualidades.
Esse foi o momento em que o mundo digital começou a ser viabilizado, uma vez que há uma série de orientações nesse sentido que são essenciais para a construção dessas possibilidades.
Assim, a produção de um brise ripado alumínio conseguiu experimentar alguns aspectos essenciais que orientaram o mundo comercial até os dias de hoje.
Marketing digital e a experiência do cliente
Já nos anos 2000, o mundo digital começou a ser democratizado, criando um acesso mais amplo, o que deu origem a alguns pontos importantes a respeito das estratégias a serem assumidas.
Logo de início, alguns receios passaram a fazer parte desse universo. Por ser uma coisa bastante nova, era importante entender quais eram as qualificações para que esses elementos fossem possíveis,
Desta maneira, tornou-se fundamental uma orientação mercadológica a respeito do comércio nessas instâncias. Esse foi um fator que, via de regra, conseguiu alterar uma série de possibilidades dentro dessas instâncias.
Com o passar dos anos, a experiência do cliente passou a ser cada vez mais integrada a esses contextos de atuação e, por isso mesmo, é importante entender a respeito de como essa dinâmica chegou até os dias de hoje.
Falar a respeito desse ponto é, sobretudo, considerar uma boa realização do marketing digital como mecanismo de atração nessas instâncias.
A experiência do cliente só pode ser boa se, porventura, ele for atingido pelo marketing e comprar uma chapa de compensado 10mm.
Desta forma, vale apontar para algumas estruturas importantes que fundamentam os aspectos de customer experience e user experience.
Toda produção empresarial que está inserida no mundo digital, via de regra, consegue ter uma perspectiva bastante precisa a respeito da experiência do consumidor ou do usuário.
Essas são estratégias que visam elevar ainda mais o grau de retenção e de fidelização do cliente de uma forma geral.
Essas orientações, por exemplo, são aspectos que podem fazer com que um serviço de pintura para fachada de loja consiga ter elementos que vão criar um vínculo ainda maior com o cliente.
Entendendo o que é churn rate
Baseando-se em todos esses elementos, existem algumas métricas que conseguem orientar uma experiência do cliente de forma cada vez mais precisa.
Mensurar essas possibilidades é, em grande medida, o que pode fazer que haja uma estruturação salutar de uma empresa em seu mercado.
O churn rate é, portanto, uma taxa que vai compreender qual é o nível de cancelamento de clientes que uma empresa está tendo.
Quanto menor esse número, melhor será o desempenho de uma clínica de reabilitação para drogados em seu mercado.
Como identificar uma possibilidade de churn?
Há, diante desses pontos, uma série de mecanismos que vão anteceder o churn, a fim de mitigar os seus efeitos.
Para entender, por exemplo, quando uma empresa está prestes a ser um churn, é possível que algumas métricas sejam aplicadas.
O NPS pode auxiliar dentro dessa questão, uma vez que seu objetivo é entender se um cliente é promotor ou detrator da empresa.
Desta forma, uma clínica de microfisioterapia para ansiedade pode entender se há ou não um grande índice de possibilidades de abandono.
Benefícios de mensurar o churn
Como dito anteriormente, a experiência do cliente é um ponto essencial dentro de qualquer lógica de realização e, por isso mesmo, é essencial entender que algumas métricas precisam orientar esses pontos.
Desta forma, o churn rate pode trazer alguns benefícios como um mecanismo preditivo e, por isso, vale apontar para alguns deles:
- Orientação estratégica;
- Consolidação de retenções;
- Previsão de baixa;
- Busca por novas estratégias.
Todos esses pontos precisam ser levados em consideração para que haja uma estruturação bem elaborada dentro dessas dinâmicas.
Como reduzir churn?
Há, nesse caso, uma orientação bastante ampla para perspectivas de customer experience e, por isso mesmo, é preciso que a empresa consiga ter uma boa prática nesse sentido.
Aplicar métricas
Como dito anteriormente, não há como orientar uma boa estratégia de redução de churn sem que ele seja reconhecido de forma antecipada.
Nesse caso, é essencial que a empresa tenha alguns recursos que consiga dialogar de forma ampla com essas possibilidades de atuação.
Ouvir o cliente
Por vezes, o cliente precisa de alguma funcionalidade específica dentro de uma plataforma, o que, via de regra, pode ser um ponto importante para estruturar uma dinâmica de redução de churn.
Entendê-lo é um fator que pode representar algumas abordagens essenciais para que haja uma qualificação a respeito de sua estadia em uma empresa.
Considerações finais
Estruturar uma boa dinâmica empresarial dentro de uma lógica digital pode não ser uma tarefa tão simples e, por isso mesmo, é essencial entender como fundamentar alguns aspectos nesse sentido.
Garantir, uma métrica que dê conta da previsão de quantos clientes estão abandonando uma plataforma pode ser um ponto importante.
Desta maneira, torna-se primordial que o churn rate seja orientado para que, assim, haja algumas orientações para retenção e fidelização de cliente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.