Endomarketing é uma estratégia usada dentro das empresas para reduzir o índice de rotatividade de funcionários, também conhecido como turnover. Além disso, ele ajuda a atrair profissionais qualificados para o negócio.
Investir em marketing é algo necessário para qualquer tipo de negócio, independentemente de seu porte ou segmento, afinal, é assim que os consumidores ficam sabendo sobre produtos e serviços e conhecem a marca.
Mas além de investir em estratégias para conquistar os consumidores, também é muito importante fazer marketing para o público interno, ou seja, os colaboradores.
A corporação depende de seus funcionários para alcançar seus objetivos e entregar soluções de qualidade para os clientes. Quando eles não estão satisfeitos com a empresa, muitos problemas começam a surgir.
O profissional não se sente motivado com as tarefas do dia a dia, o clima organizacional é difícil e tudo isso vai se refletir no resultado entregue para os clientes.
Construir uma imagem de um bom lugar para se trabalhar faz com que a empresa seja mais valorizada pelos colaboradores e se torne o emprego dos sonhos de muitos talentos, então, muitos benefícios começam a chegar.
Neste artigo, será apresentado qual é o conceito de endomarketing, por que trabalhá-lo é importante e quais são as principais estratégias para engajar os colaboradores.
O que é endomarketing?
Endomarketing é uma estratégia institucional voltada para as ações internas da corporação. Também é conhecido como marketing interno e tem como propósito melhorar a imagem da companhia entre os funcionários.
Como isso, a equipe se sente mais motivada e o índice de rotatividade é reduzido consideravelmente. É importante investir no marketing para o público interno porque ele influencia os funcionários da empresa.
Os profissionais que atuam em um fabricante de tenda para casamento têm contato direto com os processos internos, por essa razão, podem opinar e influenciar quem está de fora em relação à marca.
Um exemplo disso são os funcionários de uma loja que estão satisfeitos com a empresa, por isso, serão mais engajados na hora de falar sobre os benefícios do produto para pessoas de seu próprio convívio social.
Ouvir alguém falar mal do lugar em que trabalha traz uma percepção negativa da empresa, por outro lado, quando alguém fala bem da corporação, então transmite uma imagem positiva e humanizada.
É muito importante fazer o profissional gostar do local em que trabalha porque uma grande quantidade de empresas surgem todos os dias e somente as melhores conseguem se destacar no mercado atual.
Mas elas não vão se destacar apenas por conta da qualidade daquilo que oferecem, mas também pelo modo como são vistas, e divulgadas, pelos seus próprios colaboradores.
Importância do endomarketing
Um consultório de podologia terá acesso a vários benefícios para o ambiente de trabalho caso tenha uma estratégia de endomarketing muito bem elaborada e desenvolvida. E dentre esses benefícios estão:
- Eventos para o público interno;
- Canal de comunicação eficiente;
- Política de benefícios;
- Distribuição de materiais para o trabalho;
- Pesquisas de clima organizacional.
Desse modo um fabricante de balança digital para açougue que deve fazer eventos direcionados aos colaboradores para que eles se sintam satisfeitos e aumentem sua produtividade.
Dentre as melhores opções estão as palestras e treinamentos. A corporação também pode fazer café da manhã para integrar as equipes, investir em workshop, dentre outros encontros.
Um colaborador que não é ouvido se sente frustrado e desmotivado, pois tem a impressão de que está sendo ignorado pelos superiores e por outros grupos de empresas.
O endomarketing ajuda a construir um canal de comunicação eficiente e pelo qual os funcionários podem falar e serem ouvidos. Entre as soluções mais comuns nesse processo estão o e-mail e grupos no WhatsApp.
Se a corporação quiser, também pode investir em intranet e outros canais que estejam adequados ao seu porte e perfil.
Uma empresa que investe nessas estratégias também consegue melhorar o pacote de benefícios, pois vai muito além de convênio médico e vale transporte, trazendo melhorias como incentivo à formação, parcerias com academia e clubes, entre outros benefícios.
Uma escola de curso Nr 01 terá mais facilidade para produzir e distribuir materiais de divulgação interna, como vídeos institucionais, banners, entre outras opções que valorizam a imagem da companhia perante os colaboradores.
Vários assuntos podem ser abordados nestes materiais, como plano de carreira, visão, valores e missão da corporação, ações socioambientais e assim por diante.
As pesquisas de clima organizacional abrem espaço para que os funcionários falem como se sentem, o que poderia melhorar, os aspectos positivos da companhia, entre outras informações ricas para as melhorias internas.
Mas para ter acesso a todos esses benefícios, é fundamental saber aplicar as estratégias de endomarketing.
Dicas de endomarketing para as empresas
As estratégias de endomarketing são simples e fáceis de aplicar, e dentre as principais ideias que podem ser usadas por diferentes empresas estão:
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Promover o diálogo
Dentro de uma empresa de frete caminhão pequeno, promover o diálogo é fundamental para manter todos os funcionários informados sobre assuntos importantes e ainda tornar a comunicação uma via de mão dupla.
É necessário abrir canais onde todos possam dar suas opiniões, fazer críticas, esclarecer dúvidas, entre outras necessidades.
Algumas empresas de destaque criam dinâmicas multimídia na intranet para que os profissionais fiquem por dentro de lançamentos e outras informações. É possível inserir jogos e quizzes em que o funcionário acumule pontos quando acerta.
É uma forma de fazer as pessoas interagirem e memorizarem as mensagens, mas esse tipo de ação depende de uma liderança preparada. Isso porque além de abrir um canal de comunicação, as pessoas devem se sentir confortáveis em utilizá-lo.
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Criar ambientes agradáveis
As pessoas precisam se sentir bem em seu ambiente de trabalho, pois isso estimula a criatividade e a inovação. É necessário que o espaço corporativo tenha áreas exclusivas para compartilhar ideias, tomar um café e interagir.
Em todos esses espaços, a identidade visual de uma empresa especializada em reforma de lanchonetes deve estar presente, pois isso gera identificação e faz com que o profissional se sinta parte daquilo.
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Medir o clima organizacional
É necessário fazer pesquisas de opinião para medir o nível do clima organizacional, pois quanto mais confortáveis as pessoas se sentirem mais elas vão produzir e o sentimento de motivação aumenta.
Uma dica é usar formulários de múltipla escolha ou perguntas e respostas, além de ser melhor fazer pesquisas que mantenham os funcionários anônimos, uma vez que eles se sentem mais livres para expor suas ideias.
Ao finalizar a pesquisa, a organização deve analisar quais são os pontos de melhoria e o que deixa os funcionários satisfeitos, lembrando que o RH deve fazer parte desse processo.
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Estabelecer uma cultura inovadora
A marca não deve ficar presa a tecnologias obsoletas que demandam muito tempo e esforço por parte de seus funcionários, e uma das formas de evitar isso é mantendo as equipes constantemente renovadas.
Ferramentas de trabalho e novas abordagens de processos costumam ser soluções que trazem uma cultura inovadora, tendo em vista que inovação não é algo que se faz apenas com ferramentas, mas com novas perspectivas também.
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Oferecer cursos
Uma oficina de funilaria porto seguro pode oferecer cursos para ampliar o conhecimento de seus colaboradores e criar um vínculo emocional entre eles e a organização.
O gestor pode trazer especialistas em determinado assunto que seja importante para os profissionais e conversar com outros líderes sobre dicas de cursos e palestras.
As palestras motivacionais ajudam a quebrar a rotina e renovam a relação entre a corporação e seus funcionários.
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Estabelecer metas
Criar metas é uma excelente forma de manter os colaboradores sempre motivados, desde que sejam realistas e atingíveis. Não é possível trabalhar para algo que esteja fora da realidade.
Por outro lado, se as metas forem bem estabelecidas, o colaborador consegue ajudar a equipe a alcançar o sucesso e a ter bons resultados.
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Fazer reuniões descontraídas
As reuniões costumam ser temidas pelos colaboradores porque, geralmente, falam sobre problemas. O ideal é promover reuniões mais descontraídas e que não fiquem focadas apenas no que precisa ser melhorado.
Se o ambiente for mais leve, fica muito mais fácil encontrar uma solução. Assim sendo, o gestor de um fabricante de rótulo transparente deve criar um clima mais ameno e abrir espaço para que todos possam propor soluções.
Considerações finais
É muito comum ver empresas preocupadas com os consumidores, e é claro que isso é importante, afinal, todas as empresas precisam vender para conseguir lucrar. Só que além de pensar no cliente, também é de grande importância pensar no funcionário.
O quadro de colaboradores é essencial para que a empresa possa alcançar seus objetivos e entregar produtos e serviços de qualidade no mercado. A melhor forma de valorizá-los é por meio das estratégias de endomarketing.
São ações voltadas para o público interno e que aumentam o nível de engajamento e produtividade dos profissionais, além de melhorar a marca empregadora e atrair verdadeiros talentos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.