6 formas de anunciar no Google gratuitamente

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Uma das formas de anunciar no Google gratuitamente é por meio do cadastramento na plataforma conhecida como “Google meu negócio” com o objetivo de alavancar vendas e poupar dinheiro.

Nesse cadastramento a empresa passa a ter o dobro de probabilidade de ser vista como confiável pelos utilizadores e pode aumentar até 70% as chances de ser encontrada por clientes do local.

Uma empresa no segmento de armazenamento de cargas perigosas, caso não possua recursos financeiros suficientes para arcar com anúncios pagos pode anunciar de graça no Google.

O cadastramento no “Google meu negócio” oferece várias vantagens às empresas, tais como:

  • Encontrar informações sobre o serviço antes da presença física local;
  • Pedir ou encomendar serviços online ou por telefone;
  • Saber os horários de atendimento em casa;
  • Interagir com os serviços através de postagens e comentários.

Aqueles que procuram mais informações sobre disco de desbaste para esmerilhadeira, tais como preços, formas de pagamentos e locais de vendas podem obtê-las antes de irem pessoalmente a uma loja física.

Funcionamento dos anúncios gratuitos  

Os anúncios gratuitos publicados no Google são um trabalho constante de postagens de conteúdos interessantes ao público, para que a empresa não fique para trás em relação aos concorrentes.

Sendo assim, confira algumas formas de anunciar gratuitamente:

  • Cadastramento no Google Meu Negócio;
  • Publicar no Hangout;
  • Abertura de conta no Google Plus;
  • Utilizar o Marketing de busca (SEO);
  • Publicação de conteúdo de qualidade;
  • Publicação nas mídias sociais.

Para alguns ramos de atuação é bastante difícil anunciar gratuitamente. A facilidade nesse sentido é determinada pelo nível de concorrência. Empresas iguais, em demasia, que trabalham no mesmo ramo às vezes não conseguem a gratuidade.

Já é complicado pagar anúncios para a propaganda de usinagem de peças de grande porte, imagine fazer isso sem gastar um tostão e conseguir vendas maiores. 

  1. Google Meu Negócio

Ao se cadastrar a empresa fornece informações como site, telefone, endereço, horários de funcionamento, incluindo fotos, posts do blog e também, as possíveis ofertas para a realização do serviço.

O Google Meu Negócio possui diversas ferramentas úteis e diferenciadas para aumentar a visibilidade da empresa de limpeza de terreno com retroescavadeira.

Se a empresa estiver próxima, o pin da empresa aparecerá no Google Maps, seja no celular do cliente, tablet ou até no computador. As empresas cadastradas no Google Meu Negócio adquirem bastante destaque nos resultados das pesquisas orgânicas.

Essa plataforma é bastante intuitiva e qualquer pessoa com conhecimentos básicos de internet pode usar. Não é necessário o conhecimento de técnicas avançadas de marketing digital para conseguir o acesso.

É necessário, também, destacar informações relevantes nos comentários da empresa. Se houver um serviço único ou diferenciado na colocação de pele de vidro residencial, isso merece ser destacado.

 Quando alguém pesquisar pelo assunto e o endereço da empresa for na região da busca a empresa que fornece esse serviço aparecerá nos primeiros resultados para a pessoa e facilitará o interesse do cliente.

A empresa pode mencionar, também, os diferenciais que ela possui. Se o negócio de aluguel de caçamba para retirada de entulho funciona, por exemplo, 24 horas por dia, ao ser destacado esse diferencial a tendência é aumentar as chances de visibilidade.

  1. Hangout

O Hangout é uma das ferramentas disponibilizadas dentro do Google Meu Negócio. O anúncio também é gratuito e permite comunicação direta com os seguidores. Nele é possível adicionar informações da empresa, produtos ou serviços.

Ele é prático, rápido e realizado online e tem a vantagem de conseguir maior aproximação com os clientes. Dessa forma as chances do fechamento de um negócio aumentam, justamente pelo fato dos clientes não gostarem de esperar muito tempo.

O laudo renovação AVCB demora em média 10 dias para ser emitido, é um serviço rápido e a empresa que trabalha com essa certificação pode anunciar o serviço no Hangout, para que os interessados não precisem esperar muito tempo para obtê-los. 

  1. Google Plus 

A empresa pode criar, também, uma conta no Google Plus. Normalmente esse tipo de rede social não é tão acessado como o Facebook ou o Instagram, mas permite que ela seja encontrada mais facilmente nos sistemas de busca.

Depois de criada a conta, a empresa pode divulgar informações relevantes que sejam do interesse do público alvo de tempos em tempos e dessa forma consegue uma posição melhor nas buscas orgânicas.

Portanto, qualquer empresa que trabalhe com elemento filtrante coalescente tem a opção de usar o Google Plus para que seja facilmente encontrada nas buscas realizadas pelos clientes.

  1. Marketing de busca (SEO)

O marketing de busca ou SEO é um conjunto de ferramentas de otimização para aumentar as chances da empresa aparecer no Google.

Tem tudo a ver com os anúncios gratuitos no Google, porque quando alguém buscar alguma informação de um produto, se a empresa utilizar as ferramentas corretas, ela aparecerá de forma orgânica sem gastar um tostão, não haverá custos.

Nesse caso, se forem utilizadas as palavras-chave adequadas, as que sejam mais procuradas, mas não as tão concorridas, as chances de uma posição rápida e melhor, logo no início da pesquisa, aumentarão muito.

  1. Conteúdo de qualidade

Outra forma de anunciar no Google de graça é produzindo um conteúdo útil para os leitores. Publique com regularidade postagens no blog e páginas do site que possam responder às perguntas comuns dos clientes ideais.

Quanto mais frequentes as postagens, fornecendo as informações necessárias, mais os clientes confiarão na empresa, serviço ou produto e a probabilidade de escolha será maior.

  1. Mídias sociais 

As plataformas das redes sociais são gratuitas,sendo assim, promova post informativos e incentive perguntas e respostas nos comentários da empresa, produto ou serviço pelo Facebook.

Utilize também o Instagram para oferecer instruções breves e mostrar produtos e serviços. Use o LinkedIn para publicar conteúdos sobre liderança e interagir com outras empresas.

Com as mídias sociais a exposição é gratuita e será direcionada ao público certo e ao mesmo tempo, constrói a credibilidade do que está sendo veiculado.

Mídias sociais como Facebook e LinkedIn possuem fóruns e grupos nos quais a empresa pode participar oferecendo o conhecimento gratuitamente. Essa interação torna o colaborador confiável e isso pode levar à obtenção de leads em potencial.

Dentro das mídias, fazer uma parceria com um influenciador digital traz exposição gratuita direcionada a um público de alta relevância. Peça a eles que experimentem o produto ou serviço e publiquem a opinião no site ou blog da empresa.

O uso de brindes, concursos e promoções nas campanhas das mídias sociais geram muito engajamento e essa pode ser uma ótima maneira gratuita de obter promoção comercial.

Ainda existem outras formas de anunciar gratuitamente no Google. Listar o negócio em diretórios como o Guia Mais e o Trip Advisor é também uma rica oportunidade. Eles existem há algum tempo e são vistos como páginas confiáveis pelo Google.

Opções de publicidade gratuita offline e online

Abaixo mostramos duas ideias de como aparecer no Google por meio de recursos online e offline, que são totalmente gratuitas:

Entrevistas

As entrevistas têm a grande vantagem de que a empresa pode mostrar mais sobre ela, impactando e causando boa impressão. As entrevistas podem ser divulgadas através do blog, nas redes sociais ou no Youtube.

 

Implementar um programa de referência

Seja em uma loja online ou não, as referências a respeito incentivam o marketing boca a boca. Essa sempre foi uma forma eficaz de publicidade gratuita. Ofereça incentivos às pessoas que referenciam a empresa, produto ou serviço.

É muito mais seguro quando o cliente recebe referências daquilo que procura porque causa uma confiança maior na compra do que ele deseja.

A área onde é permitido anunciar de graça no Google expondo o site, blog ou loja virtual é o que chamamos de Resultados Orgânicos.

Para que se tenha uma página listada nesta área, é necessário o site preencher alguns critérios estabelecidos pelo próprio Google. 

Vídeos colocados no YouTube são outra opção, os vídeos promocionais expostos nele, uma das maiores redes sociais também pertence ao Google e permite que a empresa exponha o negócio, produtos e serviços.  

Ele trabalha de uma forma muito parecida com o das páginas no Facebook, mas atinge um público diferente e ajuda a dar relevância para a empresa em outros ambientes do buscador.

Considerações finais

Portanto, na época em que a grana está curta, as formas de anúncios gratuitos oferecidas pelo Google acabam se tornando uma maneira bastante propícia para que as vendas aumentem.

Para tal, lançar mão de todas as opções disponíveis é extremamente válido. Recorra à aquela que mais se adapta ao seu negócio e trabalhe insistentemente no aprimoramento de todas elas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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