4 benefícios do pós-venda para a sua empresa

pós-venda

Quando se trata de vender, muitos negócios e empresas pensam que o trabalho acaba após o cliente efetuar uma compra, porém é no pós-venda que a fidelização ocorre.

Mesmo com um atendimento eficiente e de qualidade durante a jornada de compra, o fortalecimento do relacionamento com o cliente só ocorre no pós-venda.

Um pós-venda de qualidade permite a uma empresa de aluguel de pula pula para festa infantil, por exemplo, que ela possa ter mais chances de fazer negócio com os mesmos clientes e, ainda, por eles, ser recomendada a outros potenciais clientes no futuro.

Além disso, o pós-venda permite que a empresa tenha mais chances de ser reconhecida como referência em seus segmentos, devido a boas avaliações de clientes que tiveram boas experiências com ela.

Para entender um pouco mais sobre o que é de fato o pós-venda, seus benefícios e como aplicar em um negócio, vejamos esses pontos abaixo.

O que é pós-venda?

O pós-venda se trata de uma série de ações que uma empresa realiza após o consumidor concluir uma compra, incluindo serviços prestados, comunicações enviadas e novos produtos e benefícios oferecidos.

Uma boa estratégia de pós-venda visa manter e fortalecer o relacionamento com os clientes, tornando-os regulares e promotores ativos da marca por meio de recomendações, o que significa uma propaganda boca-a-boca para mais pessoas.

Por exemplo, em uma fabricante de cabo de aço alma de fibra, os vendedores podem obter informações valiosas sobre os perfis de seus clientes e, com base em uma experiência de compra memorável, os consumidores se lembrarão da sua empresa.

Isso fará com que os clientes recomendem o produto ou serviço às pessoas que conhecem e às que têm as mesmas necessidades que eles tiveram, o que permite que a marca se consolide como referência em seu nicho de atuação.

Qual a importância de investir em pós-venda?

O investimento em conquistar um novo cliente tende a ser muito mais elevado do que manter um que já teve contato com a marca e se tornou um cliente ativo.

Claro que estratégias de aquisição de novos clientes não devem ser dispensadas, porém é muito mais barato realizar ações que retenham pessoas que já compraram da empresa. Isso, claro, com o objetivo de criar um relacionamento duradouro.

Isso ocorre devido ao fato de que grande parte do público-alvo tem que se identificar de alguma forma com a marca. Sendo assim, se os clientes de uma empresa de piso cimentício antiderrapante se sentirem valorizados, com certeza comprarão novamente.

Além disso, o pós-venda ainda pode ser usado para entender melhor as necessidades e preferências do cliente e coletar feedback para otimizar a estratégia e os produtos de um negócio.

Dessa forma, entregar uma experiência pós-venda inesquecível pode ser uma importante vantagem competitiva, ajudando a conquistar e reter clientes e aumentar as vendas de forma consistente.

4 benefícios de um pós-venda eficiente

Criar uma ótima experiência para os clientes vai além de apenas aumentar o valor percebido do serviço. É ir além para melhorar, ainda mais quanto ao posicionamento da empresa no mercado.

Esses clientes recomendam um trabalho bem-feito com mais frequência, compram mais produtos e podem contratar serviços adicionais. Além disso, existem outros benefícios que valem a pena ser destacados, que são estes:

Melhora o relacionamento entre cliente e marca

Como foi enfatizado, um bom pós-venda abre espaço para novas oportunidades de fazer negócios com potenciais clientes.

Um exemplo da eficiência dessa estratégia pode ser observado em uma assistência técnica para celulares especializada em troca de bateria xiaomi que investiu tempo para prestar suporte para os clientes a manutenção dos aparelhos.

Isso permitiu que, ao entrar em contato com seus clientes no momento exato em que eles precisavam de uma solução complementar ao que foi dada, essa empresa pudesse se posicionar de forma assertiva para ajudar com todos os problemas.

Dessa forma, o relacionamento com os clientes melhorou e as chances desses clientes já satisfeitos retornarem ao negócio para solucionarem algum outro problema é muito maior.

Melhora a experiência do cliente

Como complemento ao tópico anterior, o pós-venda está diretamente ligado às boas experiências que o público tem com a marca. Isso significa que se forem identificados gargalos que podem prejudicar essa experiência, será preciso avaliar e melhorar o quanto antes.

Os pontos que precisam melhorar podem ser descobertos por meio de feedbacks dos clientes que já interagiram com a empresa; ou também, por meio de pesquisas de mercado que servem para avaliar as oportunidades que um produto ou serviço tem.

Gera maior índice de fidelização

Mais uma vez, a fidelização é um dos pontos principais para que um bom pós-venda gere resultados mais positivos a qualquer negócio.

Lembre-se, a fidelização é uma tática que se mostra mais acessível do que o investimento utilizado para atrair novos clientes. Ou seja, o pós-venda tem tudo para garantir economia e alta rentabilidade.

Portanto, se uma empresa de aparelho de ultrassonografia portátil ou uma grande indústria de materiais de construção deseja crescer no mercado, é preciso investir tempo e recursos para aumentar a fidelização de seus clientes ativos.

Aumento da produtividade da equipe de vendas

Quanto antes a equipe de vendedores entender os hábitos de compra e a jornada de um cliente em potencial, mais eficaz será a abordagem e a negociação com o mesmo.

Afinal, o pós-venda também é essencial para uma negociação rápida, eficaz e ágil, que também pode melhorar a experiência do cliente e permitir a uma distribuidora de soft starter 10cv, por exemplo, alcançar resultados surpreendentes.

Como aplicar estratégias de pós-venda?

Como visto, os benefícios de um pós-venda eficiente são diversos, e ele se trata de um poderoso recurso para qualquer negócio prosperar continuamente. Mas agora é preciso entender como aplicar as estratégias para ter sucesso.

Assim, vamos ressaltar algumas das estratégias mais utilizadas no pós-venda e explicar como implementá-las da forma correta, para que as empresas possam ter sucesso nessa empreitada.

Utilizar as datas comemorativas a favor do negócio

O momento mais decisivo que mostra o quanto uma empresa de box frontal de correr vidro ou qualquer outra de fato se preocupa com seus clientes é o aniversário deles.

Portanto, aproveite essa oportunidade para oferecer cupons de desconto ou ofertas exclusivas (como brindes) para quem fizer compras no site durante o mês de aniversário.

O mesmo pode ser feito para outras datas importantes que também têm um alto índice de consumo por parte das pessoas, tais como:

  • Dia das mães;
  • Dia dos pais;
  • Dia dos namorados;
  • Black Friday;
  • Natal.

Mas, para isso funcionar, é interessante contar com uma boa ferramenta de CRM que colete o histórico de compras de todos os consumidores e suas informações pessoais para tornar esses comportamentos o mais confiantes possível.

Criar programas de fidelidade

Esse tipo de ação envolve a atribuição de pontos para cada compra. Os consumidores acumulam essa pontuação, que posteriormente pode ser resgatada por descontos especiais, ofertas exclusivas, brindes e outras vantagens.

Para uma empresa que trabalha com locação de jogos eletrônicos, por exemplo, quando os clientes atingem um determinado número de locações, podem ser oferecidos descontos na próxima locação.

Os compradores serão incentivados a pedir mais vezes para ganhar os descontos e outros tipos de benefícios que podem ser determinados pela empresa..

Nesse ponto, é importante enfatizar que nunca se deve prometer algo que não se pode cumprir. Isso gera insatisfação entre os consumidores e prejudica a imagem da marca. Portanto, avalie bem o que pode ser feito para que todos saiam ganhando.

Criar e compartilhar conteúdos relevantes

Fornecer materiais de alta qualidade e manter-se conectado com os clientes por meio de um Marketing de Conteúdo eficaz ajuda os clientes a se beneficiarem do relacionamento.

Diferentes formatos podem ser usados ​​para a entrega de conteúdo, como campanhas de e-mail, vídeos do YouTube e artigos de blog. Pense no que o público mais se preocupa ao criar novas ideias de negócios.

É possível fornecer cuidados de manutenção para câmeras compradas em uma loja de eletrônicos por alguém que possui uma. Isso inclui dicas sobre como usar melhor a câmera. 

Incluir fatos notáveis ​​sobre um nicho ajuda a estabelecer autoridade em um assunto e também beneficia o cliente, assim, fazendo com que ele se aproxime da marca e eventualmente se torne um comprador.

Investir em um atendimento humanizado

Ter um atendimento eficaz antes, durante e depois da compra é um dos diferenciais mais notáveis que qualquer empresa pode ter. Afinal, as pessoas que estão interessadas em algo podem ter muitas dúvidas, que devem ser esclarecidas da melhor forma possível.

Sendo assim, o consumidor deve ter um atendimento humanizado e bem eficiente para solucionar suas necessidades e contribuir positivamente para que a experiência com a marca seja a melhor.

Considerações finais

Avaliações positivas de clientes podem levar a seguidores e consumidores ainda mais leais. Além disso, o feedback positivo pode influenciar compras futuras e ajudar a construir o reconhecimento da marca.

E mais: o pós-venda pode garantir que qualquer negócio tenha escalabilidade de vendas que lhe permita crescer continuamente.

Dessa forma, aproveitar as dicas dadas neste artigo pode auxiliar o desenvolvimento de uma gestão pós-venda muito mais eficiente e que gere resultados positivos para qualquer tipo de empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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