Estabelecer uma marca dentro do ambiente digital pode passar, inevitavelmente, pela consolidação contratual de mídias pagas. Com base nisso, algumas perspectivas começam a fazer parte de uma orientação estratégica.
É claro que o mundo empresarial sempre se fundamentou dentro de uma lógica de comunicação que pudesse ser ampliada através de uma noção de pagamento de mídias.
Esse é um elemento importante e que, via de regra, consegue sustentar uma capacidade ainda maior de impacto dentro de um mercado.
Esses são pontos que foram ganhando bastante destaque com o passar dos anos e as mídias, nesse caso, cumpriram um papel essencial.
Um anúncio de auxiliar de enfermagem home care dentro de uma revista especializada, por exemplo, passava por essa questão.
Nesse caso, havia uma avaliação a respeito do tipo de audiência de cada veículo e, assim, uma decisão seria tomada.
Ela poderia ter como base uma capacidade de diálogo com um público específico ou outros pontos importantes.
O fato é que eram necessários que alguns dados conseguissem fundamentar essa lógica de forma ampliada.
Por essa razão, às vezes um programa de baixa audiência podia ser mais interessante do que um em horário nobre.
Tudo iria depender dos objetivos da empresa e das características de mídia que o público ia seguir dentro dessa lógica.
Hoje em dia, por exemplo, um cliente pode pesquisar pela clínica veterinária mais próximo de mim e a empresa em questão aparecer para ele em questão de segundos.
Esse elemento possui uma segmentação muito mais apurada em vista de outros mecanismos de comunicação.
Portanto, pode até parecer estranho quando se fala de uma análise tão apurada a respeito de dados do IBOPE, por exemplo.
Esses fatores eram importantes, uma vez que não era possível controlar o impacto de uma comunicação, mas era possível orientar uma previsão.
Se a ideia era anunciar um aquecedor Orbis 8 litros, isso poderia ser feito com base em alguns elementos importantes.
O primeiro deles diz respeito à análise que precisa ser feita dentro da empresa de uma forma mais precisa.
Ela que ia fornecer alguns insumos para se pensar a respeito de como atingir o público-alvo em questão.
Um outro ponto importante eram as mídias kit das empresas que eram enviadas para os anunciantes.
Nesses elementos, algumas informações importantes eram divulgadas a respeito da natureza de consumo de cada programa.
Esse detalhamento era o mais perto que a empresa podia chegar de uma noção de segmentação.
Nesse caso, pagava-se, também, pelo volume de audiência que uma programação tinha em um determinado horário.
Ou seja, independente do público atingido, era preciso investir em uma dinâmica de comunicação generalizada.
Uma empresa de aluguel de micro ônibus para excursão, por exemplo, podia sustentar uma estratégia que visava uma contratação de clubes, mas atingir uma pessoa que não tinha relação nenhuma com a aquisição deste produto.
Esses eram alguns percalços importantes que o mundo analógico trazia como desafios para que as empresas pudessem agir.
Atualmente, contudo, alguns desses pontos já foram superados e precisam ser esclarecidos.
Marketing digital: por que tão fundamental?
Com o passar dos anos, naturalmente, as mídias vão ganhando novas manifestações importantes dentro do mercado.
Esses pontos deram sustentação para uma série de possibilidades estratégicas que foram surgindo no século passado.
Atualmente, um dos pontos mais importantes que se tem notícia é, justamente, o mundo digital.
Na verdade, não se trata apenas de um elemento qualquer dentro da linha evolutiva dos meios de comunicação.
A internet é um fator revolucionário que subverteu os paradigmas empresariais e sociais de forma decisiva.
Não há como olhar para esse elemento dentro de uma lógica reducionista e, por isso mesmo, é preciso analisar esse formato.
Efetuar uma aplicação de piercing de titânio nariz, nos dias de hoje, pode passar por uma consolidação dentro desse meio.
O que, em outro momento, poderia ser feito a partir de uma lógica completamente fora desse universo, hoje, tem uma fundamentação quase que irremediável dentro dele.
Isso tudo fundamentou uma nova cultura dentro do público e que, por sua vez, orientou algumas novas perspectivas.
De um lado, há o consumidor diante de uma série de facilidades para contratar o seu serviço ou compra o seu produto.
Já do outro, tem a empresa que precisa adotar uma série de ferramentas para atrair esse cliente.
Assim, o marketing digital consegue orientar algumas estratégias para que haja uma venda de divisória de drywall com porta de correr de forma salutar.
Tráfego pago ou orgânico: qual usar?
Diante de tantas possibilidades estratégicas, é importante entender a respeito de algumas perspectivas importantes.
O tráfego é um elemento central para garantir que um site ou uma rede seja acessada pelo público.
Na verdade, esse é um ponto que tem sido um elemento bastante analisado dentro das lógicas empresariais.
Um cliente que pesquisa por camisa sport fino e entra em um site já está fazendo parte de um tráfego.
Ou seja, de um fluxo de pessoas que clicam em uma plataforma por alguma razão que, a primeiro momento, não se sabe.
O que é possível entender, nesse caso, é a respeito da natureza do seu clique. Sendo assim, se ele veio de uma lógica orgânica ou paga.
Isso é muito importante, porque há uma perspectiva que vai orientar uma estratégia nesse sentido.
Se o cliente clicar em um link patrocinado, isso pode ser considerado tráfego pago, caso contrário, é orgânico.
O que são mídias pagas?
Partindo de uma lógica patrocinada de anúncio, quem faz essa mediação de possibilidades são as mídias pagas.
Elas consistem em veículos digitais de grande fluxo de usuário que, via de regra, conseguem orientar algum tipo de segmentação de comunicação.
Ou seja, a empresa paga um valor para uma plataforma e define algumas diretrizes para atrair esses cliques.
Assim, torna-se mais fácil atingir um público quando ele pesquisa, por exemplo, por implante de cabelo masculino.
Além disso, há alguns indicadores que dizem respeito aos investimentos e retornos executados por essas plataformas. Alguns deles são:
- CPC;
- CPA;
- CPM;
- CTR.
Esses são elementos centrais para o desenvolvimento de uma estratégia paga dentro das mídias digitais.
O CPC tem a ver com o custo que cada clique terá para a empresa que instituir esse modo de pagamento.
Já o CPA tem uma perspectiva que é orientada pela aquisição feita por cada cliente que entra na plataforma. A cobrança é embasada nisso e, por essa razão, mais cara.
O CPM é o custo por mil impressões, ou seja, a cada mil resultados que a empresa aparecer, ela pagará um valor.
Por último, o CTR tem a ver com a taxa de cliques e é uma orientação importante para entender a atratividade de uma empresa.
Como atualizar as mídias pagas?
Para esclarecer ainda mais a respeito dessas questões, é importante entender algumas dicas que podem orientar o investimento em mídias pagas.
Definir mídias
Hoje em dia, há uma infinidade de plataformas que podem ser utilizadas para esse fim de comunicação empresarial.
Esses elementos são importantes e possuem uma sustentação que precisa ser levada em consideração.
No caso de um mecanismo de busca, por exemplo, ele pode ser uma escolha perfeita para uma lógica de inbound marketing.
Já para produzir um relacionamento bem elaborado, as redes sociais são elementos centrais para isso.
Todas elas, é certo, possuem uma característica importante de anúncios pagos dentro de suas opções.
Definir segmentação
Atualizar as mídias pagas pode passar por novas escolhas a respeito das plataformas a serem utilizadas.
Contudo, em uma lógica de manutenção dentro delas, é possível reorientar o público-alvo a ser atingido.
Isso é importante caso a empresa mude de rota ou estratégia e, com isso, necessite conversar com outros públicos.
Atualizar, nesse caso, não diz respeito apenas ao modelo de postagem feito, mas, também, a uma série de possibilidades importantes.
Basear-se em dados
Esses elementos são essenciais na hora de consolidar uma atualização das mídias, isso porque são os dados que vão dizer se algo vai bem ou não.
Nesse caso, saber mensurar esses aspectos é muito importante para que haja um aprofundamento ou mudança de estratégia.
Seja como for, as plataformas de anúncio possuem uma série de ferramentas que se sustentam nesse sentido.
Considerações finais
Anunciar de forma paga sempre foi um dos motores do mercado de uma forma geral desde os tempos analógicos.
Esse mecanismo conseguiu ultrapassar as barreiras do tempo e se instaurar dentro de uma lógica digital, também.
Saber como estabelecer uma boa campanha de marketing dentro dessas instâncias passa, inevitavelmente, por esses pontos.
Por essa razão, é preciso orientar algumas dicas importantes para que isso ocorra de forma que consiga sustentar uma estratégia empresarial bem elaborada.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.