O casal que imitaram macacos em uma roda de samba a Polícia abriu uma investigação para apurar o RACISMO 

O caso é apurado como racismo. De acordo com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, testemunhas estão sendo ouvidas e diligências estão sendo tomadas para identificar os criminosos

 

A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) passou a investigar um casal de pessoas brancas filmado imitando macacos e rindo em uma roda de samba na região central do Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira (19/7).

O caso é investigado como racismo. De acordo com a Polícia Civil do estado, testemunhas estão sendo ouvidas e diligências estão “em andamento para identificar e intimar os autores para prestarem esclarecimentos na delegacia”, informou em nota enviada.

A Decradi tenta identificar os criminosos, mas já se sabe que aparecem nas imagens uma argentina, que veio de Buenos Aires participar do Fórum Latino-americano de Educação Musical, e um carioca.

A cena foi filmada pela assessora de imprensa Jackeline Oliveira, que trabalha com a vereadora Monica Cunha (Psol-RJ). Em entrevista ao g1, Jackeline afirmou que o casal estava “extremamente à vontade para cometer esse ato racista”.

Nas redes sociais, Monica Cunha também condenou a atitude. “O samba é um patrimônio cultural crucial da comunidade negra. Desrespeitar este espaço é desrespeitar a história, a luta e a identidade do povo negro.”

A roda PedeTeresa, onde o caso aconteceu, manifestou-se em postagem um dia após o ocorrido. “Uma cena dessa é absolutamente inaceitável no PedeTeresa. Recebemos este vídeo hoje cedo e o nojo toma conta de nossos pensamentos e palavras. […] Só não foram expulsos pois não chegou à ciência de nossa produção”, afirmou.

O Fórum Latino-americano de Educação Musical (Fladem) esclareceu que uma das pessoas que aparece no vídeo participou do Fórum, mas que as ações dela dentro e fora dos espaços do Fladem são respondidos de forma particular. “Queremos explicitar que repudiamos categoricamente este tipo de ação. […] sabemos que racismo é CRIME, e como tal, repudiamos veementemente qualquer ato de discriminação!”, publicou em uma rede social.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.