Veja como trabalhar a cozinha de uma parede só

A cozinha é um ambiente dinâmico e onde passamos boa parte do nosso dia, precisando ser prática, basta falarmos sobre simplicidade. Normalmente o design da cozinha acompanha um conceito de triângulo, colocando os principais serviços em áreas estratégicas.

Esse design e conceito permite que o cozinheiro se mova entre a geladeira, o fogão e a pia, sem interseção, mas a questão é que isso pode ficar ainda mais básico, com uma cozinha de uma parede só, e é sobre isso que falaremos neste artigo.

A ideia é aglomerar todos esses serviços básicos em uma única parede, onde o cozinheiro tem tudo ao seu alcance, fazendo com que nada esteja muito longe na hora de cozinhar. Esse é o principal conceito que impulsiona o layout de uma uma cozinha de uma parede.

Entenda o que é um layout de parede única

Um layout de parede única é aquele em que todos os dispositivos da cozinha estão dispostos ao longo de uma parede, como:

  • Bancadas;
  • Armários;
  • Pia;
  • Fogão:
  • Geladeira.

Já os outros três lados da cozinha são abertos e muitas vezes voltados para áreas de estar, o que complementa o layout da cozinha, destacando alguns itens, como a torneira de cascata de parede.

Objetos que podem ser movidos, como cafeteira e micro-ondas, não estão necessariamente incluídos neste espaço.

No layout de uma parede, normalmente se tem um balcão de 2,3 m de comprimento, pois se ele fosse mais curto, não haveria espaço para acomodar esses serviços principais.

Nesse caso, a ordem dos serviços é menos importante do que em outros layouts, pois esse costuma ter um tamanho pequeno.

Geralmente os layouts de cozinha de uma parede só são aumentados com ilhas de cozinha móveis, peças que permitem mais espaço na bancada para o preparo dos alimentos.

Podemos dizer que os layouts de uma cozinha com uma parede são semelhantes ao tipo galley, que tem fileiras de armários e bancadas separadas por um corredor.

Veja os prós e contras do layout de uma parede

Pontuamos a seguir os prós e os contras de ter uma cozinha com uma única parede funcional. Confira.

Prós

O custo tende a ser mais baixo, pois o espaço limitado no balcão já faz isso, já que os balcões aumentam consideravelmente o orçamento da cozinha. Também são usados menos armários de parede e de base.

Você pode fazer bricolagem de forma fácil, como não precisar juntar balcões ou fazer outros trabalhos complicados. O design de uma parede é o mais fácil e simples para que o proprietário possa fazer o trabalho.

Normalmente se usa uma única bancada com recorte de pia para realizar o trabalho de bricolagem. Tem-se o benefício também de um design compacto, criando espaço no resto da cozinha para mesas e outros usos.

Seu ambiente pode ganhar um ar mais especial com um climatizador comercial de parede. Uma cozinha de uma parede propicia um bom fluxo de trabalho, já que as principais funções de cozimento estão a poucos metros umas das outras.

Contras

Entre os contras está uma menor valorização. A menos que a casa exija um projeto de uma cozinha de uma parede, muitos compradores têm dificuldade em aceitá-la. Dessa forma, vender a casa pode ser mais difícil.

Geralmente as cozinhas são projetadas dessa maneira porque não existe outra opção, devido a limitações de espaço ou custo. Isso gera um menor valor de revenda, que são menores para cozinhas mínimas, como comentamos.

Com uma cozinha de uma parede você tem menos bancadas, e isso pode significar menos espaço para cozinhar. Isso pode ser resolvido com ilhas de cozinha ou tábuas de corte sobre a pia, criando um espaço de balcão improvisado.

Você também terá de tomar decisões de design, pois uma parede única traz novas questões por seu tamanho compacto. Você vai ter menos armários, então deve pensar e contar com um menor espaço de armazenamento.

Dicas para cozinha de parede única

Invista em ilhas móveis ou em mesas pequenas. Se o espaço permitir, dá para ser instalada uma ilha de cozinha estreita, o que pode te dar mais espaço de bancada. Mesmo que você não use tudo para o preparo de comida, ainda é um lugar para deixar o micro-ondas.

Para casa de luxo, visando aumentar o valor do layout de uma cozinha com uma parede, instale bancadas premium, como concreto ou quartzo, e use armários de qualidade.

Busque colocar sua cozinha em uma parede que não tenha janelas, pois elas reduzem o número de armários de parede que poderiam ser instalados.

Pesquise por tinta industrial preço, escolhendo a paleta de cores que mais lhe agrada, pois será um ambiente em que você estará todos os dias.

Aposte em boas peças para a formatação de seu ambiente, que tenderá mais ao minimalismo. Existem peças já completas ou feitas sob medida para uma cozinha de uma parede, ou você pode montar a sua.

O ideal é ter as bancadas sob medida para que se possa encaixar com facilidade demais serviços, como o fogão ou a geladeira. Pense bem onde vai deixar seus acessórios para sub bastidores e onde vai guardar todos os utensílios e compras domésticas.

Você pode investir em ilhas com bancadas embaixo, para otimizar e ganhar mais espaço em sua cozinha. O fato é que uma cozinha de parede única traz mais simplicidade e praticidade ao ambiente, e você deve saber aproveitar disso.

É na cozinha que criamos pratos para toda a família, sendo como um ponto de encontro onde todos vão se alimentar. Você pode cozinhar os mais diferentes tipos de alimento, usando até mesmo sílica gel para alimentos.

Considerações finais

Uma cozinha de uma parede é um ambiente prático, em que todos os equipamentos se concentram em apenas um lugar, inclusive armários e bancadas. Esse layout envolve o estudo do ambiente para saber como melhor posicionar cada serviço em sua cozinha.

Você pode contratar um arquiteto ou um decorador para te ajudar nas decisões a serem tomadas para a mudança do ambiente. Lembre-se de contratar uma empresa de manutenção elétrica industrial para fornecer segurança a todos os moradores.

Neste artigo você entendeu a definição do layout de cozinha com uma parede, viu dicas para sua cozinha e os prós e os contras. Entre os benefícios de ter uma cozinha de uma parede está a praticidade para executar as tarefas do dia a dia.

Também tem um custo mais baixo em relação a outros layouts de cozinha, devido ao pequeno custo com bancadas e armários. Você ganha espaço nos outros 3 cantos da sua cozinha para decorar como preferir e usar da melhor maneira possível.

Indicamos investir em uma ilha móvel ou uma pequena mesa para te ajudar na questão do espaço.

Você vai poder fazer as mais diversas receitas e investir em sua criatividade com praticidade, usando óleo lubrificante para indústria alimentícia para que os alimentos não grudem.

Já em vista dos contras de uma cozinha de uma parede está uma certa desvalorização do imóvel. Tem-se também o espaço reduzido para guardar compras e equipamentos de cozinha em geral.

O espaço pode ser um problema em uma cozinha que não seja bem projetada e pensada para o bom uso. O ideal é fazer móveis sob medida para garantir que tudo ficará bem alocado em seu lugar na cozinha.

Um detalhe importante em uma casa, principalmente na cozinha, é contar com a manutenção preventiva de disjuntores. Você precisa sempre pensar na segurança de todos que moram com você, e principalmente na sua.

O fato é que uma cozinha de uma parede tem seu lado bom e o lado ruim, e depende das suas necessidades. Alguns locais pequenos exigem esse tipo de configuração, e o melhor que você pode fazer é aproveitar bem o espaço.

O segredo das cozinhas com uma parede é a presença de uma ilha ou mesa que vão ampliar o espaço. Existem diversos modelos disponíveis para você nos sites de busca, trazendo muita inspiração para você.

Opções de materiais e organizações é o que não falta, e você pode ousar na sua criação do ambiente. Para ambientes de luxo, recomendamos seguir por uma linha premium em todos os acabamentos, principalmente armários e bancadas.

Existem opções para todos os bolsos, e esse é um investimento de baixo custo para a reforma da sua cozinha. Pense bem no que espera de resultado e se está dentro do que você busca para sua decoração.

Uma cozinha de uma parede pode dar grande amplitude ao ambiente ao deixar 3 lados livres. Você pode aproveitar esses espaços de diferentes formas, dependendo de como é a integração da casa ou apartamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.