TETO Brasil entrega primeira moradia emergencial no Distrito Federal 

Casa popular, feita de madeira, foi erguida em um final de semana – outras unidades serão entregues

 

Em agosto, a ONG TETO Brasil construiu 5 moradias emergenciais, impactando 17 pessoas na ocupação Dorothy Stang, em Sobradinho, no Distrito Federal (DF). A Organização atua no país desde 2006 com o intuito de superar a pobreza por meio da construção de moradias e projetos de infraestrutura nas favelas mais precárias do país. Combinando a primeira ação de voluntariado jovem no Distrito Federal, foram envolvidos mais de 80 voluntários e pessoas mobilizadas para a construção.
A comunidade possui 12 ruas que não portam de infraestrutura básica e, por conta disso, diversas famílias ainda vivem em casas feitas a partir de materiais improvisados como sobras de madeiras e lonas.
Maria dos Anjos ou Dona dos Anjos, como prefere ser chamada, tem 55 anos, é natural do Piauí (PI) e veio para o entorno do Distrito Federal com 8 anos. Se mudou para Dorothy Stang no ano de 2015. Dos Anjos é mãe solo e teve 8 filhos, deles 4 moram com ela na comunidade. Por meio de diversas manifestações, ela e outros moradores batalharam para a regularização da ocupação e a inserção dela no Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal.

“Estou muito animada para receber a minha nova casa. A maior dificuldade que temos aqui é em tempo de chuvas, porque o alagamento dentro de casa é muito forte”, comenta Dos Anjos. Seus filhos também estão muito felizes e já se organizaram para auxiliar os voluntários na construção e finalização da casa, mesmo com chuva.
A ocupação surgiu em 2015, com o nome em homenagem à ativista Dorothy Stang, que dedicou sua vida à defesa dos direitos humanos e da preservação ambiental na Amazônia. O processo de criação da comunidade se deu quando famílias em situação de vulnerabilidade ocuparam o espaço, que se encontrava em situação de ocupação irregular para venda (grilagem) e, desde então, resistiram diversas pressões e tentativas de desapropriação.
“A construção comunitária aqui no Dorothy é um sonho não só meu, mas de todos na sede Centro Oeste, que vem atuando desde o início dos trabalhos em 2021. Atuar no Distrito Federal é muito importante para trazer ainda mais visibilidade sobre nossa atuação por um país onde todas e todos possam ter acesso à uma moradia digna”, comenta Felipe Ribeiro, gestor da TETO Brasil no Centro-Oeste. “Foi muito bom ver a animação de todo o voluntariado em participar e, mesmo com uma mudança no tempo, a chuva forte não desanimou ninguém de continuar a finalização das casas no domingo”, finaliza.
Sobre a TETO 

Trabalhamos pela construção de um país justo e sem pobreza. Em associação com a organização internacional TECHO, presente em 18 países da América Latina, estamos há 15 anos no Brasil, mobilizando voluntários e voluntárias para atuar lado a lado de moradores e moradoras em comunidades precárias de diferentes Estados. Juntas e juntos, construímos soluções concretas e emergenciais que proporcionam melhorias nas condições de moradia e habitat destes territórios.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.