Apartamentos não são muito generosos quando se trata de espaço. Uma área de serviço completa não é sempre possível, então a lavanderia precisa ser misturada com outros ambientes.
As limitações desse tipo de imóvel vão além das questões arquitetônicas. Por diversos motivos, não é possível montar uma cozinha profissional em um apartamento pequeno, independentemente de quanto custa um forno industrial.
Com o aumento constante da população, principalmente nas grandes capitais, a briga por espaço para viver se torna mais intensa. Uma das formas de contornar isso é diminuir a metragem quadrada dos apartamentos.
Para os moradores, isso gera questões como a necessidade de misturar espaços que antes não estariam integrados. A cozinha americana já marca presença na arquitetura brasileira há anos e a varanda gourmet também vem com a proposta de dobrar a função do espaço.
Se você está buscando alternativas para a sua lavanderia, acompanhe esses post e veja como fazê-la desaparecer em um passe de mágica.
O papel da arquitetura em pequenos espaços
Se tem uma coisa que a onda das tiny houses (casas pequenas, em inglês) provou é que, com um bom projeto, mesmo um espaço muito pequeno pode ser confortável e funcional.
A falta de metragem quadrada pede por otimização. Toda superfície guarda algum espaço de armazenamento, os móveis são adaptáveis e a área externa é utilizada no dia a dia.
Em apartamentos, essa última observação não é possível, mas outras duas, sim. Móveis planejados e um projeto de design de interiores inteligente podem acrescentar um espaço que você achava que não existia no seu apartamento.
Saber aproveitar ao máximo cada cantinho do imóvel é fundamental para viver com mais conforto e organização. Confie em arquitetos e designers de interiores com experiência em otimização de ambientes para achar a melhor solução para o seu lar.
Por que esconder a lavanderia?
É cultural esconder as áreas de serviço da casa das visitas. Apesar de não ser uma regra absoluta na arquitetura, a maioria dos projetos terão a planta organizada dessa forma.
A lavanderia é um desses espaços, e normalmente fica junto com o lavabo ou ao lado da cozinha. Se o proprietário for muito sortudo, o apartamento deve contar com uma pequena varanda próxima à cozinha com espaço para a máquina e um varal para poucas peças.
tivos. Manter o apartamento mais organizado é um deles. Brigas por causa da bagunça são comuns e o clima pesado quase pode ser medido por um detector de alta tensão.
Por isso, seja lá qual for o seu motivo, as dicas listadas neste artigo vão te ajudar a manter a casa organizada.
Dicas para esconder sua lavanderia
Além do incômodo de ter uma máquina de lavar no meio da sua cozinha, existem, como já foi dito, outros motivos para esconder a lavanderia. Esses são alguns benefícios:
- Mais espaço de armazenamento;
- Poder abafar sons enquanto a máquina estiver ligada;
- Reservar um local para pendurar roupas íntimas;
- Evitar que as roupas peguem cheiro de comida da cozinha;
- Manter a bagunça escondida.
Se você já se decidiu por esconder a sua lavanderia, acompanhe as dicas que nós separamos neste artigo.
Quarto isolado
A última coisa que alguém quer ver quando chega em casa depois de um dia inteiro operando um centro de usinagem CNC é a lavanderia bagunçada e o lembrete de que a roupa precisa ser colocada na secadora.
Embutir a lavanderia na parede, como um armário, fechado por belas portas ou painéis que imitam a parede ao redor, pode ser uma solução interessante de se incluir no seu projeto.
Em muitos casos, nem é possível perceber que existe uma porta levando para outro cômodo, pois as opções de revestimento hoje em dia são diversas e podem simular texturas da alvenaria com facilidade.
Além disso, as portas ainda podem ser usadas como painel para decoração, disfarçando ainda mais a presença da lavanderia.
Camuflagem
Colocar a máquina de lavar perto de outros móveis para ganhar mais espaço já é uma técnica velha, mas que tal colocá-la dentro deles?
Assim como no caso das tiny houses, tirar o maior proveito das superfícies é a intenção dessa dica. Com uma capa de madeira que pode ser removida como decapagem aço, a máquina de lavar fica escondida e ainda vira uma bancada.
Essa dica é ideal para quem não consegue fazer reformas extravagantes e ainda quer eliminar o eletrodoméstico da paisagem quando não estiver em uso.
Uma dica complementar é colocar rodinhas na peça de madeira. Dessa forma fica mais fácil mudar o móvel de lugar e nada do que estiver em cima dele precisa ser realocado.
Lavanderia no banheiro
Se o seu banheiro é espaçoso, pode ser que ele seja eleito o lugar ideal para receber a sua lavanderia.
Seja no lavabo ou no banheiro principal, há uma vantagem em ter a máquina de lavar no mesmo cômodo em que se troca a roupa suja. Nesse cenário, o tradicional cesto de roupas sujas se torna dispensável.
Outra vantagem é a movimentação do mercado de eletrodomésticos, que já vem trabalhando com proprietários de pequenos espaços há anos.
Caso a sua máquina não seja do tipo que tem filtro parecido com uma rosca helicoidal e abra para a frente e não para cima, é muito provável que ela suporte uma secadora de roupas em cima.
Uma boa secadora pode ser aliada das famílias no dia a dia, principalmente em apartamentos com pouca entrada de luz e ventilação natural.
Escondida no armário
Móveis planejados, de forma geral, são indispensáveis em apartamentos pequenos. Eles têm a capacidade de suprir mais de uma necessidade ao mesmo tempo e são peças curinga no projeto de arquitetura.
Os armários planejados merecem um destaque à parte, pois além das funções práticas para o ambiente, eles ainda transformam paredes lisas em grandes painéis decorativos.
Já é comum esconder a geladeira dentro de grandes armários na cozinha, então aplicar a mesma solução para a lavanderia é possível. A melhor parte é que ninguém desconfia de nada quando vê a parede lindíssima coberta pelo armário.
Porta de madeira ou vidro fosco
Poder fechar uma porta e fingir que a lavanderia não está lá é o sonho de todo proprietário de apartamento. Abafar os ruídos da máquina, que muitas vezes parece ter uma válvula pneumática dentro para fazer o trabalho, também.
Se a sua lavanderia fica do lado da cozinha e você não quer fechá-la totalmente por causa da única janela por perto, a opção da porta de vidro fosco é indicada para o seu apartamento.
O vidro fosco esconde a lavanderia ao mesmo tempo que permite a tão desejada entrada de luz natural no espaço. Para a circulação de ar, ainda é necessário ficar com a porta da lavanderia aberta.
Mas se você não tem preocupação com janelas, portas de madeira decorativas podem ser uma alternativa, também. Assim como o armário planejado, esse recurso tem alto poder estético na casa e esconde totalmente qualquer coisa que você colocar na lavanderia.
Cobogó
Outra alternativa que não exige grandes obras, a parede de cobogó tem uma proposta parecida com a porta de vidro fosco, mas com muito mais poder decorativo, superando até as portas de madeira.
Os tijolos desenhados com diversos padrões são usados na arquitetura há tempos para criar divisórias bem incorporadas aos ambientes ao mesmo tempo que separam as funções do espaço.
É uma aposta segura para garantir que a sua lavanderia fique separada da cozinha e ainda trazer esse toque de estética para o espaço.
Gavetas na bancada da cozinha
Assim como uma empresa de alicate amperímetro digital bem sabe, as gavetas para eletrodomésticos estão ganhando popularidade aos poucos, principalmente por serem muito eficientes quando se trata de otimização do espaço.
A proposta é usar grandes compartimentos corrediços sob a bancada da cozinha, camuflado pelos armários e gavetas repletos de utensílios, para encaixar e esconder a máquina de lavar.
Essa técnica pode não funcionar para todo mundo, pois a máquina precisa ser acessada por cima.
Outro detalhe é que a gaveta não pode ser pequena. Segundo as normas de instalação, máquinas de lavar, secar, geladeiras, micro-ondas e outros dispositivos que geram calor através do uso de seus motores precisam de um espaço de respiro ao seu redor.
Tomar a decisão de esconder esse elefante branco no meio do seu apartamento é mais rápido do que pesquisar “aluguel de banheiro químico preço”.
Para que tudo corra bem, funcione direito e não tenha nenhum problema com as leis do condomínio e normas da construção civil, busque a ajuda de um arquiteto de confiança para realizar esse projeto com você.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.