Roca Brasil Cerámica discute a importância da arquitetura sustentável e o futuro do morar no Green Building Day

Patrocinadora oficial do evento, a empresa, referência em porcelanatos no Brasil, reforça seu compromisso de apoiar oportunidades para que arquitetos e profissionais da construção possam trocar informações e conhecimentos sobre como as novas tecnologias contribuem para minimizar o impacto ambiental, aumentar a eficiência energética e reduzir o consumo de recursos naturais como água e energia

Referência mundial na fabricação de revestimentos cerâmicos, a Roca Brasil Cerámica atua com altos parâmetros que conduzem as práticas de sustentabilidade já implementadas em seu processo produtivo. Em consonância, segue em constante busca por novos indicadores ambientais capazes de reforçar seu compromisso de atuar conforme as medidas propostas pelo Pacto Global da ONU | Divulgação

Roca Brasil Cerámicaempresa do Grupo Mexicano Lamosa e à frente das marcas Roca Cerámica e Incepa, reitera sua visão sobre atuar de maneira plenamente sustentável e segue constantemente na busca por nova práticas a serem implementadas nas plantas fabris localizadas nas cidades de Campo Largo e São Mateus do Sul, todas no Estado do Paraná.

Marcada com a primeira empresa do segmento a implementar a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), metodologia que orienta suas tomadas de decisões, a Roca Brasil Cerámica orgulha-se de patrocinar o Green Building Dayprimeiro lab de neuroarquitetura no segmento da construção civil no Brasil e da indústria cerâmica mundial. O evento busca incentivar a troca de experiências e a busca de soluções em prol de uma arquitetura sustentável.

Agendado para o próximo dia 25 de novembro, em São Paulo, a pauta completa do encontro terá como mote reflexão a reflexão sobre os caminhos que conectem arquitetos e profissionais da área rumo às novas abordagens para o desenvolvimento de projetos com uma consciência de construção verde, incluindo tecnologias de ponta, novas práticas e o design assistido por inteligência artificial. “As ações que realizamos são extremamente importantes e válidas para o meio ambiente, entretanto o objetivo máximo só será atingido por completo quando toda a cadeia conseguir explorar, em plenitude, o potencial que a arquitetura tem de trabalhar com metodologias inovadoras e sustentáveis. Como empresa, temos plena consciência da nossa responsabilidade de mobilizar o mercado sobre a necessidade de uma transformação que avaliamos como coerente e inevitável”, avalia Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica

No escopo preparado pelo Green Building Day, a empresa registrará sua participação no ciclo de palestras ao abordar o tema ‘Neuroarquitetura, Design Biofílico e o Futuro do Morar – Olhando o futuro e projetando o presente’, temática que Christie também é especialista. “Consideramos esse conteúdo bastante relevante para o nosso segmento, tanto fomos pioneiros ao inaugurar o NeuroLAB, o primeiro laboratório de neuroarquitetura do Brasil”, complementa. De acordo com ela, é missão da Roca Brasil Cerámica contribuir com a sociedade, oferecendo informações relevantes e capaz de contribuir com os horizontes desenhados para um futuro muito próximo.

Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica, compõe a programação do Green Building Day com a palestra sobre Neuroarquitetura | Foto: Rbuhrer

Serviço:

Green Building Day

Quando: 25 de novembro das 9h às 18h.

Onde? State Innovation Center – Avenida Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina, São Paulo (SP).

Mais informações: https://www.ugreen.com.br/green-building-day/

Sobre a Roca Brasil Cerámica 

A Roca Brasil Cerámica, à frente das marcas de revestimentos Roca e Incepa, pertence ao Grupo LAMOSA, empresa mexicana de atuação mundial na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Com a aquisição, em 2021, passou a integrar uma história de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com operações em 9 países e 33 centros de produção nas Américas e na Europa. Soma-se também a força do Grupo LAMOSA, que ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 225 milhões de m².

Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA da Roca Brasil Cerámica e a consolida com a robustez de empresa global reconhecida como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo.

O constante investimento em tecnologia a permite entregar um robusto portfólio que segue as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica. Marcada por seu pioneirismo e uma visão que projeta o futuro, em 2016 tornou-se a primeira empresa das Américas a adquirir sua primeira supercompactadora Contínua+. Somada ao conhecimento do seu time de desenvolvimento, em 2018 abriu o mercado de Superformatos com revestimentos nas dimensões de 120 x 120 cm e 120 x 250 cm – uma verdadeira revolução na indústria cerâmica e no mercado da arquitetura e construção.

Em 2022, saiu à frente mais um marco histórico: a compra de sua segunda supercompactadora – com o início da operação no segundo semestre de 2023 –, alcançando o status de única empresa das Américas com o segundo equipamento. Esse olhar precursor permitiu ampliar as linhas de Superformatos com as medidas de 160 x 160 cm e 160 x 320 cm, capazes de atender, além das obras, o segmento moveleiro.

Sustentabilidade: seu compromisso com o meio ambiente segue alinhado com os processos produtivos: em 2019, tornou-se a primeira indústria nacional de revestimentos cerâmicos a investir na Análise do Ciclo de Vida (ACV), estudo que monitora os impactos de sua produção. Entre as melhorias conquistadas com esse trabalho, entre os anos de 2021 e 2022, estão a redução do consumo de água por m² em 3%; diminuição do consumo de energia em 5%; destinação de 95% dos resíduos gerados nas fábricas para fins nobres (reuso ou reciclagem); extinção do coque de petróleo sendo substituído pela biomassa, um combustível renovável.

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