Pets: com a chegada do frio, animais de estimação também podem pegar gripe

Atendimento com carinho já na recepção

Em Goiânia e em Brasília, mínimas podem chegar a 15ºC. Veterinário de +Pet afirma que o melhor é prevenir a doença

Com o inverno cada vez mais perto, tutores devem ficar atentos com a saúde de seus pets. Em Goiânia e em Brasília, a temperatura mínima durante os meses mais frios do ano podem chegar a 15ºC. Apesar de os animais terem uma temperatura mais elevada que a humana – entre 2 e 3ºC a mais – e de os pelos manterem os bichinhos mais aquecidos naturalmente, os cuidados neste período devem ser redobrados.
“Os animais suportam mais frio que a gente, mas, assim como nós, também têm risco de desenvolver gripe no período de frio. O que a gente recomenda é sempre a prevenção”, explica Hebert Justo, sócio e diretor médico veterinário da +Pet. Segundo ele, os cães são mais suscetíveis à gripe do que os gatos e as raças que mais correm risco são as que já têm alguma dificuldade respiratória natural, como Shih Tzu, Buldogue e Pug.

Entre as dicas de prevenção estão rotinas simples do dia a dia, como não permitir que durmam em pisos frios, em especial durante a noite, quando a queda da temperatura é maior; ter sempre disponível uma caminha ou tapete com cobertor para que eles possam ficar quentinhos e evitar, principalmente nos dias gelados, atividade físicas em excesso ao ar livre.

Vacina é prevenção

O especialista também destaca a importância da imunização dos cães saudáveis por meio da vacinação contra a gripe e outras infecções respiratórias. “A atitude preventiva é sempre melhor que a curativa. Nós trabalhamos com uma vacina nasal, muito tranquila para aplicar, pois não tem agulha e tem ação muito rápida – cerca de 72 horas depois o pet já está imunizado”, diz, destacando que a vacina é ainda mais importante para as raças com predisposição a problemas respiratórios.

Os sintomas de gripe em pets são basicamente os mesmos do humanos: espirros, coriza, tosse com muco, perda de apetite, prostração e febre. “É difícil para o tutor identificar a febre no animal, mas se ele está mais prostradinho, quietinho e, ao mesmo tempo, ofegante, com movimentos respiratórios rápidos, pode ser febre”, explica Justo.

Também como em humanos, a gripe sem tratamento adequado nos bichinhos pode evoluir para problemas respiratórios mais sérios. Por isso, o diagnóstico da doença deve ser feito por um especialista, que vai realizar os exames necessários para identificar o vírus e indicar o tratamento. Então, ao notar os sintomas no seu pet, o ideal é procurar um veterinário.

Centro de excelência em veterinária e planos de saúde

+Pet em Brasilia fica na Asa Sul

A +Pet tem hospitais com atendimento 24 horas em Goiânia (Av. T-10 c/ T-01. 2537 St. Bueno) e em Brasília (ST SHCS, CR 509, Bloco C, Asa Sul). Recentemente, o grupo inaugurou uma unidade 24 horas também em Campinas, no interior de São Paulo. Os hospitais são centros de excelência em medicina veterinária, com tudo o que o tutor busca para a saúde do seu pet. No mesmo local, o tutor tem desde consultas e exames, até farmácia e petshop. Outra grande vantagem é que todos os serviços do Hospital +Pet são também ofertados por meio do Plano de Saúde +Pet, uma ferramenta facilitadora para tornar acessível um atendimento veterinário de excelência para animais de estimação.

Saiba mais sobre a +Pet

Site

Instagram

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.