Dicas para utilizar o Off White na decoração sem medo

 

De conceitos traçados, a decoração off White promove suavidade para diferentes ambientes, sem perder o contraste que expressa elegância e sofisticação. A arquiteta Aiê Tombolato compartilha suas dicas para conceber a tonalidade sem medo na hora de decorar.

O que, de fato, torna o ambiente um local leve e pacífico – visualmente falando? Aiê explica, mostrando exemplos de seus próprios projetos, de como a escolha de uma cor considerada “coringa” pode transformar o espaço. | Foto: Rafael Renzo

 

O off White é, com certeza, uma das tonalidades que mais temos encontrado na decoração de interiores atualmente. Isso porque, ele é considerado um tom de branco tonalizado, que “passeia” facilmente entre o bege e o cinza. Apesar de muitas pessoas terem receio de utilizar tonalidades próximas ao branco em suas composições, por considerarem muito minimalista ou então, desafiadoras de higienizar, o off White tem se tornado uma opção certeira na hora de decorar com pureza e simplicidade. A arquiteta Aiê Tombolato conta através de seus projetos, como essa cor pode ser usada de forma criativa e harmônica.

 

São diversos os fatores que tornam a variação de cor tão funcional e elegante. Antes de mais nada, vale ressaltar que o Off White está apenas próximo do branco, mas não podemos confundi-los. Primeiramente, Aiê esclarece que essa tonalidade traz a sensação de aconchego que o branco puro não traz. Além disso, ele contrasta muito bem com tons mais escuros ou amadeirados. “Eu, particularmente, possuo um apreço muito grande pelas tonalidades mais neutras, como o off White. Amo utilizar outras cores mais potentes e vívidas quando o projeto permite, mas, devo admitir que me sinto muito mais confortável com as cores mais claras e suaves. Os resultados também são incrivelmente lindos”, explica a arquiteta.

 

Segundo ela, a procura pelo Off White é crescente no ramo da decoração, principalmente quando se trata de ambientes que exigem uma composição repleta de neutralidade. Para Aiê, a cor não deixa de ser uma tendência, apesar do seu modo de uso ter evoluído conforme o tempo foi passando.       Outrora, foi bastante utilizado como protagonista em diversos projetos, contudo, hoje em dia é uma opção bastante cogitada como plano de fundo para outras cores.

 

Se o objetivo é tornar o ambiente mais natural, o Off White é uma boa escolha. “Uso muito essa tonalidade com texturas, em paredes espatuladas ou com a superfície não completamente lisa. Também opto por ela em paredes manchadas, tecidos ou em revestimentos mais rugosos, como o boucle”, ela enfatiza.

 

Concluímos que, devido a sua versatilidade, é possível mesclar a cor com diferentes texturas, estampas e cores, resultando em ambientes incríveis em qualquer cômodo. Acompanhe as dicas da arquiteta Aiê Tombolato, que mostra na prática o Off White em seus projetos.

 

 

1.   Off White na Cozinha: um clássico moderno

A tonalidade aplicada aos armários traz à tona um estilo mais clássico, sem perder a sofisticação e o toque de modernidade, expressado pelo tom amadeirado da bancada. | Foto: Julia Ribeiro

 

Não tem nada pior que observar a cozinha e não encontrar um ambiente clean, literalmente. E quando falamos de décor para esse tipo de ambientes, são poucos os projetos que arriscam combinações de cores, novamente porque algumas delas são muito subestimadas e consideradas desafiadoras de combinar.

 

Por isso, para aqueles que gostam da sensação de pureza, preservando estilos mais clássicos, apostar em armários nessa tonalidade torna possível harmonizar o ambiente com outras texturas, cores e vertentes.

Nesse caso, as bancadas também não ficam de fora. Inclusive, as que são feitas com revestimentos que relembram o mármore – como esta acima -, trazem o aprumo necessário para esse espaço da casa. | Foto: Rafael Renzo

 

1.   Off White no mobiliário: para destacar outros elementos

Em seus projetos, a arquiteta Aiê Tombolato costuma combinar o Off White com tons de bege, verde e com o amadeirado, que pode estar nos móveis ou no revestimento. Segundo a mesma, a tonalidade mais fria – próxima ao branco gelo – combina com cores mais vibrantes, como o azul e o verde. | Fotos: Julia Ribeiro

 

Para que não haja nenhum desconforto visual e, até combinações arriscadas que não valorizam o ambiente, o off White pode ser usado no mobiliário para contrastar com outras cores protagonistas. Mesas, cadeiras, poltronas são peças decorativas que empregam muito bem essa função da cor.

 

Uma dica de ouro é mesclar com uma das grandes tendências do momento: a madeira. Isso torna o ambiente moderno e traz à tona a sensação de “natural”, um dos grandes objetivos do uso dessa tonalidade.

Apostando nessa tonalidade, podemos produzir estilos de decoração variados, basta mudar as cores que estão contrastando com ela. No primeiro projeto, observamos um estilo mais clássico, com o off White conversando com o requintado do dourado nas luminárias e o marrom das paredes. Enquanto, no segundo, o colorido das almofadas e decoração estão harmônicos com o tom utilizado no sofá, parede e mesa. | Fotos: Mariana Orsi e Julia Ribeiro

 

1.   Off White nas paredes: vale a pena ou não?

Da mesma forma que o off White serve como complemento, também trabalha muito bem como protagonista, principalmente em paredes. E o melhor: dá para trabalhar com a cor em diferentes ambientes. “Não existe um ambiente específico para usar off White, ele cabe bem em todos os espaços”, explica Aiê.

 

Nessa hora, a criatividade é quem manda. Algumas propostas de decoração tendem para os tons mais próximos do bege e outras, para o branco puro. Não existe um padrão a ser seguido. A única recomendação é que o contraste entre as cores do ambiente seja harmônico.

A arquiteta recomenda o uso da cor para locais onde o objetivo é aumentar a sensação de luminosidade.

Neste projeto, a proposta “all off White” caiu muito bem com a luminosidade do espaço e com a integração que acontece com outros ambientes. A tonalidade mais pendente para o bege conversa muito bem com os painéis ripados de madeira e com a vista industrial da janela. | Foto: Julia Ribeiro

 

1.   Off White no quarto: relaxamento e aconchego

Olhando rapidamente, o décor é de encantar em tons de bege é de encantar os olhos. A simplicidade do off White entra em harmonia com as texturas escolhidas para almofadas e tapetes, que conversam bem com o amadeirado do piso e do mobiliário. | Foto: Mariana Orsi

 

Nesse ambiente em questão, uma boa dica é apostar nas tonalidades de Off White. Por ser um espaço para relaxar, a cor cumpre sua função leve e aconchegante. Além disso, por ser uma cor considerada “neutra”, é mais fácil para agradar todos os estilos e testar diversas vertentes de decoração.

De forma geral, segundo a arquiteta Aiê Tombolato, uma forma criativa de usar Off White em quartos e outros ambientes da casa é incorporá-lo no estilo de vida dos moradores. “O uso da cor tem que ser uma marca registrada da família e não minha. Assim, cada projeto tem sua perspectiva. Eu opto por off White nos projetos como forma de transformar os espaços em retiros de tranquilidade. Gosto de pensar em cada casa ou apartamento como um refúgio particular. É aí que descobrimos e confiamos no poder das cores”, finaliza.

 

Aiê Tombolato 

(11) 99232-0585 

www.aietombolato.com.br

@aietombolato 

 

Sobre Aiê Tombolato

Tudo começa com um porquê, uma razão de ser. Para Aiê Tombolato, a arquitetura é a chance de proporcionar às pessoas bem-estar e acolhimento através de uma solução cuidadosa do espaço e empática em relação ao cliente. Enxerga a arquitetura como uma atividade humanizada. Ao lado de métricas, geometrias e plantas, os projetos precisam estar a serviço das pessoas e não as pessoas reféns de projetos que pouco espelham seus desejos.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.