Ela deixou de ser apenas essencial para se configurar como um coração pulsante das casas… um ambiente que auxilia nos cuidados diários e do amor, um ponto de encontro no dia a dia dos moradores e uma espécie de sala de estar. Acertou quem cogitou mencionar a cozinha como um cômodo da casa que recebe sim esses atributos! Com cada vez mais destaque na leitura contemporânea dos projetos de interiores, ela ganhou protagonismo, assumindo estruturas muito bem personalizadas e repletas de estilo.
Para tanto, o olhar assertivo e inteligente dos profissionais de arquitetura revela-se primordial, tanto para tirar o máximo proveito dos pequenos espaços, como também para dispor funções inovadoras e práticas que resolvem a demanda dos moradores. Experientes e arrojadas, as arquitetas Claudia Yamada e Monike Lafuente, responsáveis pelo Studio Tan-gram, elencaram cinco ideias muito bem aproveitadas por seus clientes. Inspire-se!
1.Fruteiras em gavetas de marcenaria
Que tal um lugarzinho especial na cozinha para guardar, de maneira bem prática e segura, as frutas e legumes que não estão no ponto ou que não precisam ir para geladeira? Fruteiras sempre são um dilema pois, em muitos casos, ocupam espaço e suas dimensões atrapalham o caminho. Sem contar que, por ficarem abafadas, podem acelerar o amadurecimento ou a durabilidade dos alimentos.
Por esses fatores, a dupla do Studio Tan-gram é adepta da marcenaria planejada para incluir a fruteira. Junto com a decisão pelo melhor local para a instalação da gaveta, recomendam a utilização de uma boa ferragem para assegurar a abertura completa da gaveta, sem se preocupar com a movimentação e o peso. “No posicionamento delas, privilegiamos espaços mais frescos e ventilados para a conservação, além de uma estrutura mais ampla e com um acabamento impecável das gavetas“, destaca Claudia.