Na sala de jantar assinada pela arquiteta Cristiane Schiavoni, o canto alemão, em ‘L’, acompanha o formato orgânico da mesa de jantar | Foto: Rafael Renzo
Desde o seu surgimento – lá na Alemanha, onde marcava presença em áreas comerciais, como bares, restaurantes e cafés –, o canto alemão ganhou seu merecido espaço nos projetos residenciais. E a função é a mesma: aproveitar melhor o espaço e oferecer mais assentos para acomodar pessoas no entorno de uma mesa.
Com o advento dos imóveis compactos, ou mesmo quando a disposição da sala de jantar não é tão abrangente para receber um número expressivo de cadeiras, a versatilidade do mobiliário torna-se uma resposta interessante nos projetos de arquitetura de interiores. Elegante e multifuncional, uma vez que o seu interior é otimizado como espaço de armazenamento, seu desenho demanda o ‘apoio’ de paredes para o seu desenho – seja em um face única, em ‘L’ ou até curvo. “Simplesmente amo trabalhar com canto alemão, principalmente quando se trata de fugir dos padrões tradicionais. A versatilidade para a constituição desse mobiliário encanta a mim e aos clientes”, afirma
a arquiteta Cristiane Schiavoni, a frente do escritório que leva seu nome.
Para realizá-lo, a profissional avalia diversas questões que envolvem a estética do móvel, a funcionalidade junto à mesa de jantar, circulação e conforto. Desvende os segredos compartilhados por ela:
1. Atenção com as medidas
Que a premissa do canto alemão é ter a parede como apoio, já sabemos. Porém, nesses momentos a técnica é indispensável e atenção com as medidas da peça a ser executada e, marcenaria é analisada caso a caso, por se tratar de um elemento produzido para compor um layout específico. Segundo Cristiane, as dimensões devem respeitar o projeto, mas algumas referências da arquitetura de interiores são parâmetros para que o canto alemão exerça sua função com maestria.
– Altura do banco: Ideal entre 40 a 45 cm de altura.
– Profundidade: Assento livre entre 40 a 45 cm, mais a espessura do encosto de 15 cm. Vale ressaltar que a mesa deve estar alinhada com o banco e com 5 cm de avanço para dentro.