Planejar o cardápio semanal, entre outras dicas, vai ajudar a economizar tempo na cozinha
Crédito: iStock
Cozinhar é muito gostoso e até mesmo terapêutico, mas, com a correria do dia a dia, nem sempre dá para fazer a Rita Lobo e passar horas preparando uma refeição saudável e deliciosa. Muita gente acaba apelando para comidas prontas ou ultraprocessadas, mas acabam abrindo mão da saúde. Ainda bem que existem alguns truques que ajudam a ganhar tempo na cozinha e vão garantir uma alimentação equilibrada e balanceada durante toda a semana.
Voltando a Rita Lobo, a chef de cozinha e apresentadora vive falando em seu programa, Cozinha Prática, sobre comida de verdade, sobras planejadas e cozinha sem gourmetização, seguindo uma tendência pós-pandemia, que valoriza a saúde e enxerga a alimentação como base fundamental para ter uma vida saudável. Os ensinamentos de Rita Lobo nunca foram tão atuais e necessários.
Alguns truques podem ajudar a ganhar tempo, sem abrir mão da comida saudável, que é a mágica que a maioria das pessoas deseja fazer na cozinha.
Planejamento é economia
Para ganhar tempo, não tem jeito, é fundamental ter planejamento. Pode até parecer que você está perdendo tempo, mas não está. Por isso, defina o cardápio da semana e prepare-se para executá-lo, fazendo compras planejadas, que irão suprir a família durante a semana. Além de economizar tempo, a prática possibilita que você economize dinheiro, pois só irá comprar o necessário no mercado.
Comida congelada
Durante as fases mais difíceis de confinamento, a comida congelada salvou a vida de muita gente que não sabia cozinhar, enquanto outros aproveitaram a oportunidade para quebrar aquela crença limitante que cozinhar é para quem gosta. Fato é que muitas comidas, praticamente todas, podem ser cozidas com antecedência e congeladas em pequenas porções. Além de evitar o desperdício, facilitam a rotina. Tenha atenção apenas em separar em porções que serão consumidas de uma vez. Além disso, não congele comida quente, pois elas precisam entrar no freezer em temperatura ambiente.
Organização
Para quem deixa a cozinha um cenário de guerra após preparar uma refeição, a notícia não é boa: organização fará você ganhar tempo. Então sinalize, organize e priorize a facilidade de acesso das coisas na sua cozinha. Separe vasilhas plásticas de panelas, por exemplo, assim você não precisará ficar horas procurando uma, quando precisar.
Agilidade
Enquanto aguarda que um alimento esteja cozido, por exemplo, já pode ir lavando os pratos e organizando o espaço. Tal atitude otimiza o tempo ocioso e ajuda e faz toda a diferença. Quando se fala em agilidade na cozinha, não estamos falando em pressa, que pode gerar acidentes, mas de aproveitar o tempo da melhor forma possível.
Produtos semiprontos
Quando for fazer um molho de tomate, por exemplo, faça as sobras planejadas. Ou seja, faça a mais e congele para, em alguma ocasião, utilizá-lo bem rapidinho. O mesmo é válido para feijão, carnes e frangos preparados. É interessante deixar também legumes já cortados e separados em porções, para serem cozidos no vapor rapidamente.
Uma mãozinha da tecnologia
Ainda bem que atualmente existem equipamentos de cozinha inteligentes que, além de facilitarem a vida, contribuem para a preparação de refeições mais saudáveis. Como é o caso da air fryer, que frita alimentos sem óleo, e do juicer, que faz sucos integrais, com o máximo aproveitamento das frutas e verduras. Tenha-os como aliados na rua rotina.
Tais dicas vão acelerar o tempo de preparo dos alimentos, proporcionar mais saúde para a mesa e ajudar a reduzir o desperdício também, pois até o arroz que sobra na geladeira poderá ser repaginado em outro momento e voltar a ser protagonista do prato.