Chef de cozinha, Leninha Camargo dá dicas de pratos que prometem agradar quem segue veganismo e o vegetarianismo
O Natal é, sem dúvida, um dos principais momentos de confraternização do ano, e a ceia desempenha um papel crucial na união entre familiares e amigos. No entanto, montar uma refeição que se adeque a todos os tipos de paladares e estilos de vida pode não ser uma tarefa fácil. A alimentação vegana, por exemplo, torna-se cada vez mais comum. Apenas no Brasil são mais de 35 milhões de pessoas que se declaram veganas ou vegetarianas.
O peru — ou alguma ave semelhante — costuma ser o principal prato da ceia, mas há modos de substituí-lo e criar uma refeição livre de carne animal. A chef de cozinha e consultora gastronômica Leninha Camargo pontua que em um primeiro momento, a ideia de oferecer opções veganas pode parecer difícil, mas na verdade, não é. “Oferecer opções veganas pode parecer mais oneroso e complicado, mas na verdade, ao explorar a criatividade e criar pratos com alimentos comuns, você acaba por oferecer combinações nutritivas e de baixo custo”, comenta.
“Com criatividade, é totalmente possível criar uma infinidade de pratos onde texturas, cores, aromas e sabores se juntam para oferecer as experiências mais incríveis não só para o público vegano, mas a todos os comensais que são adeptos das proteínas animais. Hoje temos alimentos vegetais que superam o teor proteico de certas carnes, peixes e ovos”, explica Leninha.
Segundo a consultora gastronômica, entre as opções de proteínas estão o tremoço e o PANC, ora-pro-nobis, que faz parte de muitas preparações clássicas da culinária mineira. Além do tradicional tofu, que pode ser um produto versátil, usado desde a entrada até a sobremesa. “Produtos como os cogumelos com suas variedades e versatilidade, a pupunha e as inúmeras opções de pancs disponíveis hoje no mercado também são alguns dos itens que podemos usar e surpreender”, sugere a chef.
Para ajudar na missão de montar uma ceia criativa, gostosa e inclusiva, Leninha Camargo dá dicas de pratos que podem ser preparados para as celebrações. “Carpaccios de legumes e frutas são incríveis e aguçam os paladares mais apurados, como por exemplo uma criação minha que é sucesso: carpaccio de abóbora cabotia, vinagrete de pimenta de cheiro e toast de amêndoas”, sugere Leninha e ensina a receita.
Entre outras opções sugeridas pela chef está o carpaccio de figo fresco, moquecas que podem ser preparadas usando produtos da terra como caju, banana, pupunha e outros. “Não deixam a desejar em nada aos tradicionais de peixe. Uma das mais procuradas é a de banana da terra com castanha de caju e emulsão de coentro”, comenta.
Leninha explica que os ceviches e crudos também são preparações que não só podem como devem ser criados com frutas como manga, caju, cajá-manga e morango. “O ceviche de cajuzinho do cerrado, além de valorizar o produto da terra e o pequeno produtor, é uma explosão de sabores”.
“No meu menu, as canoas de pupunha fresca assada na brasa e servida com um azeite de ora-pro-nobis fazem o maior sucesso. Meu risoto de quinoa com cogumelos frescos e taioba é sucesso”, comenta sobre os pratos queridinhos entre os clientes. Confira a receita em vídeo:
Sugestão de pratos para montar um menu de três etapas
- Entradas
— Salpicão de frutas frescas, secas e castanhas
— Carpaccio de abóbora
— Ceviche de cajuzinho do cerrado
- Pratos Principais
— Risoto de quinoa, cogumelos e taioba
— Moqueca de banana da terra, castanha de caju e emulsão de agrião
— Pupunha braseado, toast de tofu e azeite de ora-pro-nobis
- Sobremesa
— Pain perdu ao couli de frutas vermelhas
— Arroz de amêndoas brulle
Hora de prepara as receitas!
- Carpaccio de abóbora e castanhas caramelizadas
Ingredientes:
— 200 gramas de abóbora cabotia descascada e cortada finamente com mandolina ou descascador de legumes;
— 1 pimenta dedo de moça sem semente triturada;
— 1 cebola de cabeça roxa cortada finamente em meia lua;
— Meia colherinha de café de gengibre triturado;
— Suco de 2 limões;
— 1 colher de chá de talos de coentro cortadinho;
— 100 gramas de castanhas de sua preferência (caju, amêndoas, amendoim, nozes etc);
— 50 gramas de açúcar;
— Sal ou lemon pepper a gosto.
Modo de preparo: Caramelizar as castanhas com o açúcar e reservar para esfriar
Juntar os ingredientes todos com a abóbora, misturar bem, deixar marinar por 30 minutos na geladeira, empratar, decorar com folhas de coentro fresco, raspas de 1 limão e as castanhas caramelizadas.
Servir como entrada ou salada ou como acompanhamento.
- Polenta italiana, cogumelos frescos e Ora-pro-nobis
Ingredientes:
— 50 gramas de polenta italiana;
— 1 colher de sopa de alho triturado;
— 3 colheres de sopa de azeite extravirgem;
— Sal e pimenta do reino a gosto;
— 100 gramas de mix de cogumelos frescos cortados;
— Folhas de ora-pro-nobis fresca;
— Meia colher de café de açafrão;
— Cebolinha, salsinha e raspas de limão a gosto;
Modo de preparo: Colocar um pouco de azeite na panela e fritar o alho, na mesma panela ir puxando os cogumelos, o ora-pro-nobis deixando tudo reservado. Ainda na mesma panela colocar o açafrão e deixar tostar levemente, colocar 300 ml de caldo de legumes, mexer até engrossar, acerte a textura ao seu gosto colocando mais líquido. Ajuste temperos.
Empratar individualmente ou em travessa compartilhada.
Por cima acomodar os cogumelos, o ora-pro-nobis. Finalizar com cebolinha, salsinha e raspas de limão.
Nota: para não veganos, diminuir o volume de caldo de legumes acrescentar antes de empratar 200gr de creme de leite e finalizar com parmesão ralado.