Saber o que colocar no prato é muito importante para garantir a manutenção da saúde, tanto do corpo quanto da mente. Entretanto, nem todo mundo sabe como a alimentação pode ser aliada do bem-estar.
Os alimentos são a base para que o organismo funcione corretamente, pois sem os nutrientes corretos, as reações químicas e biológicas do corpo deixam de funcionar como deveriam, e o resultado são disfunções e doenças.
O que comemos é o que fornece energia para as atividades diárias e absorvemos vitaminas, proteínas, minerais, gorduras e água dos alimentos, e todos eles são indispensáveis para o bom funcionamento do corpo.
Se a rotina alimentar não é balanceada, a pessoa se vê diante de problemas como queda da imunidade, aumento do colesterol ruim, aumento das chances de desenvolver doenças como a diabetes, além do aumento da gordura corporal.
Também ocorre um crescimento na inflamação do corpo, queda do metabolismo, dificuldades para se concentrar, dificuldades para dormir e para ganhar massa muscular e mau funcionamento do intestino.
Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar como ter uma alimentação mais saudável, por que investir na qualidade do que se come, bem como mostrar os benefícios de um prato colorido. Confira!
Dicas para uma alimentação mais saudável
Uma alimentação saudável e balanceada ajuda a prevenir doenças, aumenta a disposição, melhora a qualidade do sono e ainda favorece o bem-estar. Assim, algumas dicas para comer melhor são:
1 – Evitar o excesso de sal e açúcar
O sal e o açúcar, embora cumpram papel importante no sabor dos alimentos, podem se tornar vilões da saúde e do prato saudável.
O exagero de sal pode desencadear problemas graves de saúde, como no caso da hipertensão. Ao contrário das sementes capim mombaça, ideais para pastos saudáveis para os animais, o sódio está presente em outros elementos, como:
- Embutidos;
- Massas;
- Biscoitos;
- Refrigerantes.
O açúcar em excesso também é prejudicial e pode interromper o bom funcionamento do pâncreas quanto à regulação de insulina. Esta é uma condição muito ruim para quem sofre com diabetes e para quem tem predisposição à doença.
Presente em vários alimentos, principalmente nos carboidratos simples e feitos com farinha branca, optar pela versão integral é a melhor forma de impedir a liberação rápida de insulina e manter o pâncreas funcionando corretamente.
2 – Comer muita fruta
As frutas são alimentos ricos em vitaminas e minerais indispensáveis para o corpo, ajudam a manter o organismo hidratado e são ricas em fibras, ajudando o intestino a funcionar regularmente.
Uma pessoa adulta deve comer entre 3 e 5 porções diariamente, no café da manhã, lanche e jantar. Assim como de vez em quando é bom comer carnes nobres, também é interessante variar o tipo de fruta para não cair na monotonia.
3 – Preferir alimentos naturais
Boa parte das pessoas não se atenta ao que está comendo, o que aumenta o consumo de produtos industrializados e alimentos ultraprocessados, que elevam os níveis de sódio, açúcar e gorduras saturadas no sangue.
Também contém conservantes e outros compostos químicos que podem colocar a saúde do organismo em risco.
Portanto, prefira alimentos naturais e substitua as opções de maneira inteligente. Logo, ao invés de comer hambúrguer industrializado, é melhor optar por um corte magro de carne e fazer um hambúrguer em casa.
A mesma situação se aplica aos temperos, principalmente os caldos de carne industrializados. Não consuma esse produto e prefira fazer seus temperos em casa, com ervas naturais como manjericão, orégano, cebola e alho.
4 – Substituir os alimentos
Ter uma alimentação saudável não é tarefa simples e exige atenção e cuidado para que o indivíduo encontre o equilíbrio que necessita.
Uma forma de equilibrar o cardápio é fazer substituições nas receitas, trocando ingredientes gordurosos por opções mais leves.
Se você pesquisar sobre pizzaiolo curso preço, vai descobrir que muitas escolas preferem usar a farinha integral para fazer as massas da pizza.
Em casa, você pode substituir o macarrão tradicional pelo macarrão integral, ou até mesmo por palmito de pupunha desfiado e abobrinha.
Ao invés de fazer molho branco, prefira o molho de tomate natural, além de trocar o atum em óleo pelo atum em água, optar por queijos mais leves e preferir versões integrais, inclusive do arroz.
Por que investir em alimentação saudável?
Existem razões de sobra para investir em uma alimentação saudável, principalmente porque alguns alimentos se encarregam de fortalecer o sistema imunológico.
Quem quer deixar o organismo mais forte, deve apostar em um cardápio repleto de alimentos que potencializam o sistema imune, como:
- Mel;
- Iogurte;
- Alho;
- Gengibre;
- Tomate;
- Linhaça.
A linhaça pode ser consumida regularmente como óleo ou semente, pois é rica em ômega 3 e fibras que ativam e estimulam as células do sistema imunológico, além de promover ação anti-inflamatória no organismo.
Acender um fogareiro para churrasco à gás e assar carnes de qualidade, além de melhorar o sistema imunológico, também potencializa o funcionamento do cérebro.
Quem quer a cabeça funcionando adequadamente, preciso investir em chocolate preto, ovo, semente de abóbora, salmão, tomate, laranja, leite, brócolis e levedura de cerveja.
Os chás também têm um papel muito importante nesse processo, como no caso do mate, que oferece uma boa quantidade de cafeína, que melhora o humor, a concentração e a memória.
O chá mate também melhora o fluxo sanguíneo e diminui a pressão arterial. Para aproveitar ainda mais esses benefícios, você pode unir vários elementos, como consumir salmão com brócolis e semente de abóbora.
Outra razão para se alimentar bem é que, dessa forma, fica mais fácil perder peso ou manter o peso atual, o que não significa entrar em uma dieta restritiva, mas sim, equilibrar a alimentação.
Muitas pessoas percebem o mau humor de fome e esperam ansiosamente pelo forno pizza a gás preparar sua refeição, mas para evitar o excesso de fome e não comer exageradamente na hora das refeições, o mais recomendado é comer em intervalos curtos.
O consumo de alimentos saudáveis a cada 3 horas aumenta o nível de energia no organismo, trazendo mais disposição para o dia a dia, a qualquer momento.
Benefícios dos pratos coloridos
Um prato colorido ajuda a prevenir doenças, aumenta os níveis de emagrecimento e mantém a boa forma do corpo.
Uma das dietas mais eficientes do mundo, elaborada pelo nutricionista David Heber, da Universidade da Califórnia, divide os alimentos em 6 grupos de cores, e quanto mais colorido for o prato, melhor.
Uma alimentação colorida é mais saborosa, por isso é mais prazerosa e ainda fornece todos os fitoquímicos, minerais e vitaminas importantes. Também ajuda a emagrecer, evita doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.
Do mesmo modo, armazenar corretamente os alimentos com embalagem de papelão para salgados e consumir frutas diariamente são maneiras de preservar a saúde do organismo.
As pessoas devem adquirir o hábito de consumir carnes, leite, ovos, soja, além de beber 2 litros de água todos os dias.
Os grupos de cores dos alimentos ajudam a selecionar frutas, legumes e verduras e descartam completamente os alimentos industrializados, que são extremamente calóricos e pouco nutritivos.
O prato precisa de 6 cores diferentes que vão variar ao longo do dia, a cada alimentação. Com uma vara de pesca customizada, uma pessoa pode pescar peixe fresco para consumir durante o dia.
O erro é comer um único grupo de cor o dia todo, pois isso provoca a carência de outras vitaminas e minerais, ao invés de equilibrar o programa alimentar.
Muitas pessoas têm dificuldades para seguir dietas restritivas, mas para facilitar o processo, é melhor mesclar as cores, pois isso ajuda a emagrecer, deixa a alimentação mais saborosa e você pode escolher o que gosta dentro dos grupos.
Por exemplo, na hora de escolher os alimentos vermelhos, você pode optar entre o morango, tomate, maçã, entre outros, assim como entre as cores verdes, é possível escolher entre a alface, rúcula, chicória, e assim por diante.
É claro que, de vez em quando, um algodão doce colorido no copo, um sorvete ou uma fatia de bolo estão permitidos, mas durante a semana, tente manter a alimentação saudável o máximo possível.
Ela precisa contar com o máximo de cores, como amarelo, vermelho, branco, roxo, laranja, entre outros, para promover a saúde do corpo e trazer mais qualidade de vida e bem-estar.
Considerações finais
Não é novidade para muitas pessoas que somos aquilo o que comemos, por isso, quem quer realmente ser saudável e ter disposição, precisa consumir alimentos naturais e de boa qualidade.
Um prato colorido garante todos os nutrientes que o organismo precisa para funcionar adequadamente, além de evitar várias doenças que podem prejudicar o bem-estar do indivíduo.
Para beneficiar ainda mais o corpo, procure comprar esses alimentos em feiras orgânicas da sua cidade, pois eles contêm uma quantidade menor de agrotóxicos e você vai consumir produtos mais leves e naturais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.