A edição 2025 do TRITON 3 RJ fez história: atletas de 14 estados brasileiros e estrangeiros se reuniram no Portobello Resort & Safári, em Mangaratiba (RJ), para provas de natação, ciclismo e corrida. “É um trabalho de equipe e estamos extremamente realizados com a entrega. Ver a força dos atletas e dos familiares, toda essa energia contribuiu para um evento em condições excepcionais e, principalmente, em segurança”, declara o sócio global e diretor técnico do RITON, André Gracindo. “O TRITON é uma combinação para todos os perfis, desde a iniciação, modalidade única e alta performance. A marca veio para ficar”, conclui.
Entre os participantes, o atleta olímpico de maratonas aquáticas e medalhista nos Jogos Pan-Americanos de 2007, Allan do Carmo, teve destaque na prova distância sprint, conquistando o primeiro lugar na prova de natação. Já o triatleta que representou o Brasil nas olimpíadas de Sydney 2000, Armando Barcellos, participou da modalidade individual de natação, distância long, conquistando o segundo lugar geral na prova.
O TRITON 3 RJ também contou com a participação dos embaixadores da TRITON, Arthur Werneck, bicampeão geral da prova na categoria long, e Guilherme Guido, bicampeão geral do TRITON 3 na distância middle, que expressou orgulho pelo evento e conquista. “Experiência muito positiva e vou continuar sempre fazendo questão de levar os alunos para esses três dias de muitas trocas e experiências positivas”, diz Guido.
Já na prova de ciclismo, o embaixador Bruno Dória registrou as pedaladas no cenário deslumbrante da Serra do Piloto, onde foi realizada a prova. “Experiência de estar no Portobello, a energia aqui é surreal. Viva isso, me emociono só de falar”, destacou.
Reforçando a importância da atividade física para todas as idades, o TRITON KIDS reuniu a criançada, de 1 a 13 anos de idade, para provas de aquathlon e corrida. A disputa foi acirrada, mas sem perder o espírito esportivo e de diversão.
No último dia de evento, a premiação revelou os cinco primeiros colocados na classificação geral de cada distância: sprint, middle e long. Com essa posição, os atletas garantiram a vaga na final do mundial, que acontece de 24 a 26 de outubro, em Portimão – Portugal. Confira abaixo os finalistas.
Sprint:
Feminino
1 Daniela Barletta Ribeiro
2 Susi Silva De Araujo
3 Elida Cordeiro De Oliveira
4 Viviane Wigand Godinho Sader
5 Liza Maria De Faria Beeck
Masculino
1 Christian Smith Anves
2 Lincoln Rocha De Lacerda Santiago
3 Antonio Santos Brito Barreto
4 Marcelo Aguiar Baptista
5 Bruno Strauch Doria Pinto
Middle:
Feminino
1 Luciana Vila Real Mendes
2 Elaine Toledo Basile
3 Michele Rodrigues Mauro
4 Margarete Da Conceicao Silva
5 Brunna Dias N Lima
Masculino
1 Guilherme Guido Valente Palma
2 João Pedro Afonso Ferreira
3 Tiago Lessa
4 Marcos Luiz Egg Nunes
5 Munir Omram Ahmed
Long:
Feminino
1 Paula Zamboni
2 Luciana Vieira
3 Carla Abrunhosa
4 Monica Kneip
5 Maria Alda Belfor Oliveira Oliveira
Masculino
1 Arthur Werneck
2 Marcos Salamonde
3 Gustavo Lima Gaspar Carvalho Da Silva
4 Christian Lenz Cesar
5 Genesio Ferreira
TRITON World Series no Brasil:
O TRITON World Series chegou ao Brasil e se consolidou como circuito em 2024, passando por Salvador, Rio de Janeiro e Lisboa, reunindo mais de 600 atletas de 30 nacionalidades diferentes. Em 2025, o circuito demonstra um crescimento notável. Todas as etapas são classificatórias para o mundial. A grande final será em Portimão-Portugal nos dias 24, 25 e 26 de outubro.
O TRITON 3 Rio de Janeiro conta com o apoio da Amil One, BIC Flex 3, Guday, Track&Field, Mitsubishi, Legacy, Pampers, Australian Gold e da Prefeitura de Mangaratiba, além da chancela da Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro (FTERJ). O Portobello Resort & Safári é o hotel oficial, e a Barcellos Sports é responsável pela mecânica oficial. Para o dia do ciclismo, o TRITON 3 RJ teve o apoio adicional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. A realização é do Instituto Rio Esporte e Lazer, com chancela da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ). A TRISPORT é a parceira de mídia oficial do evento.
Sobre o TRITON World Series:
TRITON WORLD SERIES é um circuito mundial de triathlon criado na Europa com a missão de trazer para o mercado esportivo novas formas de se competir na modalidade para além das convencionais já existentes. Com dois formatos distintos — TRITON 1 e TRITON 3 — o circuito se adapta a diferentes perfis de atletas. O TRITON 1 segue o modelo clássico do triathlon, mas traz inovações como o Mix&Match, possibilidade de personalizar a prova. O atleta pode escolher qual distância deseja fazer em cada modalidade, considerando os seus pontos fortes e fracos. Já no TRITON 3, são três dias consecutivos de disputas: a natação acontece na sexta-feira à tarde, o ciclismo no sábado e a corrida no domingo. Esse modelo equaliza as modalidades e desafia os atletas a manterem alto desempenho em todas elas. O sistema de pontuação exclusivo exige estratégia e equilíbrio físico e mental. Além disso, o TRITON 3 promove a inclusão ao permitir inscrições apenas em modalidades individuais, como natação, ciclismo ou corrida. Em ambos os formatos, os participantes podem escolher entre três distâncias: SPRINT, MIDDLE e LONG, além da possibilidade de fazer a prova individualmente ou em equipe de até três pessoas, através do REVEZAMENTO CORPORATE. Ambos os formatos qualificam para a final mundial. No Brasil, as etapas acontecem em Salvador e no Rio de Janeiro.
Sobre a V3A:
A V3A, com sedes em São Paulo e Rio de Janeiro, combina talento, criatividade e inovação nos mercados de live marketing (On Demand) e projetos proprietários (Ventures). Reconhecida com diversos prêmios, a agência possui um histórico de centenas de projetos e campanhas para clientes como Petrobras, L’Oréal e Globo. Além de sua expertise em live marketing, a V3A desenvolve eventos proprietários que geram novas oportunidades para marcas e consumidores.