OMS recomenda 40 minutos de exercícios por dia para manter a saúde

0

Agência internacional sugere que todas as pessoas sigam uma rotina de atividades físicas que deve variar entre 150 e 300 minutos semanais

 

Para alertar sobre os perigos da falta de exercícios, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, nesta quarta-feira (25/11), novas diretrizes globais sobre atividades físicas. Segundo a entidade, o recomendado é que todos, inclusive pacientes crônicos, idosos ou com alguma deficiência física, pratiquem de 150 a 300 minutos por semana de atividades aeróbicas de intensidade média a alta – até uma hora de exercícios por cinco dias ou 40 minutos por sete dias. Para crianças e adolescentes, a orientação é de 60 minutos de exercícios por dia.

Até 2010, a orientação da OMS era de que as pessoas tentassem alcançar pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de exercício de alta intensidade por semana. Segundo a OMS, cerca de 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população global fosse mais ativa.

Em um momento em que muitas pessoas estão em isolamento social por conta da pandemia de Covid-19, a entidade decidiu atualizar as diretrizes para enfatizar que todos, de todas as idades e habilidades, podem ser fisicamente ativos e que todo tipo de movimento conta.

Entre os benefícios da atividade física regular estão a diminuição do risco de mortalidade por doença cardiovascular, hipertensão e diabetes tipo 2. O exercício também atua positivamente na manutenção da saúde mental, cognitiva, melhora o sono e a memória.

Estatísticas da OMS mostram que um em cada quatro adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física suficiente. Globalmente, estima-se que isso custe US$ 54 bilhões em assistência médica direta e outros US$ 14 bilhões em perda de produtividade.

anuncio patrocinado
Anunciando...