Beach tennis: modalidade ganha popularidade em cidades sem praia

0
Beach Tennis Player at the Net

Esporte de poucas regras reúne praticantes de diferentes idades

 

 

 

Uma mistura de tênis tradicional, vôlei de praia e badminton, mas que não exige tanto apuro técnico, o chamado beach tennis, a cada ano que passa, reúne um número maior de adeptos. O esporte foi criado na década de 1980, na Itália, mas só chegou ao Brasil em 2008, no Rio de Janeiro, e, apesar de ter iniciado em cidades litorâneas, o beach tennis vem crescendo rapidamente em outras cidades brasileiras, inclusive naquelas que não tem praia.

Segundo pesquisa realizada pela Confederação Brasileira de Beach Tennis, a modalidade tem tomado conta principalmente das areias dos centros esportivos, e o levantamento aponta que a maioria dos praticantes joga em clubes. O sucesso do esporte deve-se sobretudo ao alcance democrático de pessoas de todos os níveis e idades, seja pela facilidade com que uma pessoa aprende a jogar ou pela diversão que ele proporciona, mesmo para quem nunca praticou antes.

A atividade ganhou destaque durante a pandemia por não gerar aglomerações em sua prática, já que é jogada ao ar livre, individualmente ou em dupla. Assim, não demanda contato físico entre os jogadores, conseguindo promover a interação social com menos pessoas no mesmo ambiente.

As partidas são realizadas em quadras de areia de 16 metros de comprimento e 4,5 metros de largura nos jogos individuais, ou 8 metros de largura nos jogos em dupla. A rede de 170 cm de altura divide os lados. As raquetes não têm cordas e são feitas geralmente de carbono, kevlar e grafite, enquanto as bolinhas são despressurizadas. O objetivo do Beach Tennis é devolver a bola recebida, sem encostar no chão, para o campo do adversário, com apenas um contato por time.

O beach tennis traz muitos benefícios para todo o corpo. Por ser uma atividade intensa que demanda alto gasto energético, proporciona uma grande queima de calorias. Em uma hora de jogo, estima-se um consumo calórico médio de 600 calorias. Além disso, fortalece as pernas, já que, por ser praticado na areia, exige-se bastante esforço para manter o equilíbrio e o corpo estável, também tonifica os braços e o abdômen, ao mesmo tempo que melhora o condicionamento aeróbico, e amortece o impacto nas articulações. Tudo isso acompanhado de belas paisagens e respirando um ar fresco, seja na praia ou no clube.

Os cuidados básicos que devem ser considerados durante a prática do beach tennis são semelhantes aos de outros esportes: manter uma alimentação saudável antes e depois das partidas, hidratação, fazer uso de roupas confortáveis, filtro solar e acessórios de proteção, como boné e óculos escuros. Suplementos como L-Carnitina também são aliados para aqueles que desejam melhorar a saúde, o desempenho e a energia para a realização da atividade física.

anuncio patrocinado
Anunciando...