
Uma associação do Tocantins tem mudado a realidade da canoagem brasileira. Com o apoio da Marinha do Brasil, a Associação Kayakanoa Rio Tocantins tem criado projetos de alto rendimento para preparar mulheres da corporação para a disputa da vaga olímpica das Olimpíadas Paris 2024. As atletas Ângela Silva (35) e Andréa Oliveira (31) são invictas no país há dez anos e compõem a única dupla de canoa feminina sênior de alto rendimento do Brasil, única finalista em campeonatos mundiais e hexacampeã brasileira.
As atletas da associação também representam com orgulho o PROLIM, Programa Olímpico da Marinha que, ao longo da história do desporto nacional, tem revolucionado a formação e a preparação de atletas de alto rendimento que se destacam em competições nacionais e internacionais, inclusive olímpicas.
A parceria entre a Associação Kayakanoa Rio Tocantins e Marinha do Brasil se estende pelo território nacional, atuando hoje com bases em Brasília, Tocantins e no Rio de Janeiro, proporcionando apoio a jovens atletas e auxílio essencial à capacitação e melhoria técnica, o que tem resultado em conquistas expressivas como a da dupla Ângela e Andréa.
Além do trabalho de alta performance, a Associação Kayakanoa Rio Tocantins acredita na transformação social por meio do esporte e não tem medido esforços para desenvolver parcerias com entidades, governo e iniciativa privada para criar projetos sociais com o apoio da Marinha do Brasil.
Em Tocantins, por exemplo, as crianças e adolescentes de escolas públicas de vários municípios com altos índices de vulnerabilidade social, têm tido a oportunidade de aprender canoagem e se apaixonar pelo esporte. Utilizando espaços públicos, por meio de parcerias estratégicas com a Universidade do Tocantins, escolas municipais e secretarias, a associação tem vencido barreiras e promovido aulas aos futuros campeões, capacitando voluntários e conquistando o respeito das famílias, governo e comunidade.
“A formação cidadã é o maior legado que podemos deixar aos nossos filhos e sociedade. Por meio do esporte, podemos tirar crianças e adolescentes da pobreza e vulnerabilidade social e ensiná-los a sonhar e lutar por um futuro e uma carreira. Isso muda toda a história de uma família, isso mudo todo o seu futuro.” Afirma o idealizador da associação Raul Tamayo, técnico de canoagem com reputação internacional e voluntário da associação.




