_A primeira etapa do Circuito BMX do Guará 2025 será realizado no domingo, dia 26 de Janeiro. Atletas de variadas idades e níveis técnicos participam da competição, das 10h às 14h.
Bikes na pista e atletas devidamente equipados. Cotoveleiras, joelheiras, caneleiras, luvas, capacetes e protetores bucais são itens de segurança obrigatórios, utilizados pelos atletas de BMX. A modalidade utiliza uma pequena bicicleta com pneus largos para percorrer percursos composto por obstáculos.
No domingo, 26 de janeiro, a Pista de BMX do Guará receberá cerca de 100 atletas na Copa Centro Oeste de BMX – que consiste na primeira etapa do Circuito BMX do Guará 2025. A competição abrange 23 categorias e pontua para o ranking nacional, na categoria C3, a terceira maior pontuação da categoria, considerado um grande sucesso de público e participação de atletas, que variam entre 2 a 50 anos.
Uma modalidade que exige excelente controle da bicicleta, agilidade e coragem. O BMX, ou Bike Race, é um esporte vibrante e dinâmico que combina corrida e habilidades acrobáticas em bicicletas especiais. Praticado tanto em ambientes urbanos quanto em pistas de terra – especialmente projetadas com obstáculos. Tradicionalmente, acredita-se que o BMX, ou bicicross, originou-se na Califórnia durante as décadas de 1960 e 1970. Conhecido como o “caçula” do ciclismo, o BMX foi desenvolvido para ser uma versão mais radical, inspirando-se no motocross. Surgiu com a prática de jovens que combinavam o desejo de realizar manobras arriscadas com a adrenalina do motocross e a escassez de recursos -dando origem ao BMX.
Entrada Franca
Realização: Instituto Fluir
Apoio: Ministério do Esporte, Dogma, Açaí Artesanal a ABX DF (Associação de Bicicross do DF)