O desenvolvimento de novas ferramentas responde muitas vezes às novas demandas que vão surgindo na sociedade, tudo levando também ao desenvolvimento até mesmo de novas profissões e especializações, chegando assim ao trabalho de um designer de embalagens.
Área essa que surge como uma variação bastante específica dentro do ramo do design, pois ela não especificamente foge da função de um profissional, com sua diferença estando exatamente onde os seus conhecimentos serão aplicados, nesse caso em uma embalagem.
Uma diversificação específica que acompanha a especificação cada vez maior que é possível encontrar dentro do mercado, com o aumento da população e do mercado permitindo com que áreas mais particulares passem a se destacar como uma opção.
Dentro de um mercado competitivo essa pode até mesmo ser uma forma de garantir com que um profissional consiga um certo destaque em relação a todas as opções disponíveis no mercado, como uma empresa de manutenção predial focada no âmbito residencial.
A partir da adoção de uma certa especialização se torna até mesmo mais fácil para o público encontrar por uma companhia que corresponda diretamente às suas expectativas no mercado, oferecendo um serviço que permita a criação de um laço mais forte.
Especificamente sobre o ramo do design, tal especialização se mostra importante também se levarmos em conta o tamanho da relevância que esse campo vem ganhando nos últimos anos, com a sociedade e as marcas passando a dar um maior valor para a questão visual.
Com um cenário onde a função do designer passou a ser cada vez mais importante, o campo de atuação desses profissionais passou a se expandir em grande volume, com o mesmo podendo ser dito sobre as pessoas com interesse em trabalhar nessas áreas.
Para então atrair um certo interesse para cada profissional, essa variação de áreas de serviços passou a ser de grande relevância, já que a função de um designer pode conversar até mesmo com a decoração de uma casa, idealizando certos projetos luminotécnicos.
E esse conceito também acaba sendo válido para o mercado, com o auxílio dos conhecimentos da área para criar uma organização que conquiste uma maior atenção pelo público, conseguindo também destacar seus produtos graças a um diferencial estético.
Em relação a esse contexto é que o trabalho de um designer passa a conquistar uma maior variação de serviços, sendo possível se especializar nos mais inesperados setores, tal como o desenvolvimento de diferentes tipos de embalagens.
O que faz um designer de embalagens?
Estamos falando de uma especialização cujo nome parece ser bastante intuitivo, tratando-se de um profissional de design que se torna um perito na criação de projetos voltados às embalagens dos produtos, dando a eles um maior realce.
A importância disso se mostra presente quando visitamos um supermercado, quando chegamos em uma prateleira e podemos ver um grande número de opções sobre o mesmo produto, sendo preciso contar com um certo destaque visual para evidenciar uma marca.
De uma forma se trata do mesmo conceito que faz uma loja de moda buscar maneiras diferentes de organizar sua arara para loja, trabalhando para garantir com que todas as peças ali presentes recebem o destaque suficiente para atrair o olhar de possíveis clientes.
Essa é também uma das funções de um designer de embalagens, com tal destaque podendo partir de uma série de características que estejam presentes em cada produto, o que pode incluir:
- Cores;
- Uso de um logotipo;
- Tipo de fonte utilizada;
- Descrição de detalhes do produto;
- Textura da embalagem.
Tudo isso entre outros detalhes que podem fazer com que o público olhe para uma peça e se sinta incentivado a fazer tal compra, dando preferência a um produto específico em relação à variedade que ele pode encontrar no mercado.
Mas o trabalho de um desenvolver de embalagens não está somente na questão visual, com ele sendo responsável também pela criação de um bom design físico, que garanta o melhor uso possível desse produto em relação ao que se busca com ele.
Um exemplo disso é a forma em que uma embalagem de leite pode ser encontrada atualmente, com a presença de uma tampa especial que facilita sua abertura. Isso em relação aos itens vendidos em caixas, diferentes da praticidade das garrafas de plástico.
Essa acaba sendo apenas uma entre as diversas especificações que podem ser trabalhadas por quem busca se especializar não apenas no ramo de design, mas também nesse setor de produção de embalagens para diferentes produtos e marcas.
Um trabalho que exige atenção para a criação de embalagens que sejam ao mesmo tempo visualmente chamativas, como também de boa utilização, tal como uma caixa de pizza de formato quadrado, facilitando, por exemplo, o transporte desse alimento arredondado.
E é justamente esse trabalho mais específico que acaba atraindo a atenção de muitos profissionais do design para uma área de grande importância, mas que não é tão conhecida tanto no setor como pela sociedade como um todo.
Como posso trabalhar na criação de embalagens?
Não é como se existisse um curso específico para esse tipo de criação, com os conceitos da área sendo os mesmos para o meio de design como um todo. O que realmente muda é a atenção e a forma em que os conceitos desse segmentos serão aplicados na prática.
Logo, para trabalhar com isso é preciso contar com uma profissionalização no setor de design, mas além disso, apresentar características que indiquem uma certa conexão com a área, facilitando o trabalho de quem de fato se interessa por esse tipo de função.
Para começar é preciso ter um certo entusiasmo em relação à questão visual, com projetos baseados em imagens conquistando a atenção dessa pessoa. E isso pode partir desde o design de um site, quadro até mesmo ao envelopamento automotivo de um carro na rua.
Além desse interesse, é necessário ter um espírito criativo, que justifique alguém optar por trabalhar dentro de um segmento que a todo mundo irá exigir novas ideias por parte de um profissional, com o objetivo de criar embalagens únicas que destaquem produtos gerais.
Logo, se você quer de fato se tornar um profissional da área de design, permitindo até mesmo o trabalho em uma área específica como na criação de projetos de embalagens, é preciso então seguir alguns passos que o coloquem no rumo certo.
Do que um bom designer precisa?
Além de trazer um certo destaque para os seus projetos, um bom profissional de designer deve garantir uma relevância também para o seu serviço, para garantir com que um anúncio de instalação de fibra óptica ou uma caixa de biscoito consiga provar o seu valor.
E para que seja possível conquistar uma certa autoridade na área é válido contar com a ajuda de alguns preparos específicos, entre eles:
Estudar referências
Antes de partir para a desconstrução de projetos visuais, em busca de apresentar um design inovador, primeiro é necessário conhecer aquilo que você busca reinventar, até mesmo para não repetir trabalhos que já possam ter sido feitos anteriormente.
Em relação ao ramo das embalagens isso se mostra ainda mais importante, diante da necessidade de trabalhar com aspectos que facilitem a percepção de um produto, como o branco em produtos de limpeza, para não apostar em inovações que atrapalhem o público.
Conhecer as ferramentas de trabalho
Com as teorias na cabeça, o próximo passo é saber como aplicá-las em projetos que possuam sua marca própria, para garantir com que objetos tradicionais como uma lona plastica preta possa acabar representando algo de diferente disponível no mercado.
Para facilitar a criação desse tipo de projeto é preciso saber como usar as ferramentas usadas no mercado, como plataformas de edição de imagens, vídeos e até mesmo de impressão em 3D, tudo para facilitar a criação dos esboços até a versão final de um projeto.
Especialização digital
O avanço do campo digital também faz com que a área de design venha recebendo uma atenção maior por parte do campo, diante da necessidade de apresentar algo interessante o suficiente para que um usuário passe tempo em um site, navegando bem nesse sistema.
Quanto maior for sua atenção para esse destaque digital maior pode ser a sua atualização para o mercado, garantindo com que a criação dos seus projetos se destaquem tanto no mundo digital como no físico.
Conhecer o mercado
Por fim, esse trata de um passo importante para praticamente todos os setores do mercado, sendo preciso conhecer o universo ao qual você pensa em adentrar para assim realizar o melhor trabalho lá dentro, sem sofrer de nenhum arrependimento no meio do caminho.
Especialmente para quem busca lidar com algo tão específico como um designer, cuja função pode estar desde o desenvolvimento de um design intuitivo de lavadoras automáticas, até mesmo a criação de uma embalagem de destaque para esse produto.
Tudo para garantir a melhor experiência possível para os clientes no mercado, seja onde esteja a sua atenção.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.