O clima positivo no ambiente de trabalho é fundamental para o melhor desempenho dos funcionários e, consequentemente, da sua empresa.
Existem muitos fatores que impactam no local de trabalho e, saber lidar com as suas adversidades e manter um bom relacionamento com os colegas, assim como uma boa cultura organizacional ajudam no crescimento da organização.
Um ambiente de trabalho agradável e que gera bem-estar promove um maior produtividade, ânimo e criatividade aos seus colaboradores. Entretanto, quais são e como utilizar as estratégias para melhorar o local de trabalho?
A importância de um bom ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho bem estruturado e que promove o bem-estar dos funcionários possui muitos benefícios, tanto para os seus colaboradores quanto para a própria empresa.
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo nos dias atuais, onde os clientes estão mais exigentes com as empresas, levando em consideração não apenas o preço e a qualidade do produto ou serviço, mas também nos valores que as marcas empregam.
Por exemplo, uma fábrica de motores elétricos precisa se posicionar de forma relevante no mercado, se sobressaindo de seus concorrentes.
Além disso, a empresa pode se posicionar incentivando a sustentabilidade e o meio ambiente, uma vez que o seu produto é favorável à natureza e os seus componentes não a agridem.
Por esse motivo, visando equilibrar as qualidades e se destacar da concorrência, é necessário tomar medidas que ajudem a posicionar a marca positivamente no mercado.
O bom ambiente de trabalho possui um papel fundamental neste elemento, uma vez que um clima leve, equilibrado, com transparência e diálogo aberto impacta diretamente no bem-estar de seus funcionários, na sua produtividade e na visibilidade da empresa para a sociedade.
Por exemplo, uma agência de recepcionistas para eventos corporativos, ao obter um bom ambiente de trabalho, acarreta em uma boa visibilidade no mercado.
Com isso, os melhores profissionais tendem a preferir trabalhar em sua companhia, a fim de obterem uma experiência profissional agradável.
Além disso, através de um bom relacionamento com os colaboradores e visando o seu bem-estar, a empresa tende a entregar melhores resultados, sendo mais produtiva e inovadora, se destacando no mercado.
Entretanto, o que define um bom ambiente de trabalho e como aplicá-lo no seu negócio?
Indicadores de um bom ambiente de trabalho
O que define um bom ambiente de trabalho são características tanto em relação à estrutura física do negócio quanto na construção de boas relações interpessoais. Entretanto, os principais indicativos de possuir um clima organizacional positivo são:
- Feedback satisfatório dos colaboradores;
- Imagem positiva para o público interno e externo;
- Aumento da produtividade;
- Fortalecimento do trabalho em equipe.
Esses são os principais indicativos de um bom clima organizacional e ambiente de trabalho.
A sua métrica é muito importante para manter um clima positivo e engajado, fortalecendo o desempenho de seus colaboradores.
Manter um bom ambiente de trabalho na sua organização é fundamental para que todas as atividades da empresa funcionem em harmonia e a companhia alcance resultados cada vez mais relevantes.
Por exemplo, uma indústria que realiza a produção de válvula de retenção precisa ter um diálogo aberto entre os setores financeiro, administrativo, jurídico, entre outros, a fim de desempenhar os melhores resultados possíveis da organização.
Através dos indicadores no ambiente de trabalho, é possível realizar uma avaliação dentro da sua empresa e tomar medidas que auxiliem em um bom clima organizacional.
Entretanto, quais são as ações a serem aplicadas para melhorar o ambiente empresarial?
Aplicações no meio de trabalho
Para manter ou melhorar o ambiente de trabalho, é possível realizar algumas ações que auxiliem no melhor desempenho organizacional. Dentre elas, podem-se citar:
- Investir na comunicação interna empresarial;
- Ouvir os colaboradores com maior frequência;
- Construir um bom plano de cargos e salários;
- Gerenciar os conflitos que existem no trabalho;
- Não fazer o falar-fazer.
Essas são as principais ações a serem implementadas na área de trabalho a fim de melhorar o clima organizacional e, consequentemente, o desempenho da sua empresa.
1 – Investir na comunicação interna empresarial
A comunicação entre os colaboradores da empresa é extremamente necessária, uma vez que ela garante que os processos sejam bem realizados e que todos os setores da organização fiquem alinhados.
Entretanto, caso não haja uma boa comunicação entre os colaboradores e as áreas do negócio, ele tende a adquirir uma maior quantidade de erros, problemas e conflitos dentro da instituição, piorando muito o ambiente de trabalho e, consequentemente, o desenvolvimento da empresa.
O investimento na comunicação interna parte da conscientização dos colaboradores quanto dos líderes. Todos os funcionários precisam compreender a relevância de uma boa comunicação dentro da empresa.
Para auxiliar nessa prática, uma empresa de bobinas relógio de ponto, por exemplo, pode incentivar o diálogo a partir da alta administração, com o CEO e diretores e partir para os outros níveis da empresa.
Além disso, é possível utilizar diferentes canais de comunicação que facilitem a troca de informações entre os colaboradores. Os murais de recados, redes sociais e aplicativos podem auxiliar nesse ponto.
2 – Ouvir os colaboradores com maior frequência
Uma parte fundamental da construção de um bom ambiente de trabalho é através do diálogo aberto entre líderes e colaboradores.
É necessário ouvir os seus funcionários, avaliando a sua opinião em relação à empresa, o local de trabalho e os seus superiores imediatos. Além disso, através de um diálogo aberto é possível estabelecer um ambiente confiável e acessível a diferentes ideias.
Dessa forma, o colaborador mantém um ambiente leve e ajuda na construção de melhorias para a organização.
Com os feedbacks e ideias geradas, utilizam-se as informações obtidas como base para eventuais ajustes, aprimorando assim o ambiente de trabalho.
Por exemplo, uma empresa que realiza o serviço de soldagem através da solda mig com gás, pode distribuir formulários anônimos de satisfação, dando espaço para que os seus soldadores realizem uma avaliação rigorosa de satisfação com o seu ambiente de trabalho e sua relação com seus superiores.
O feedback coletado dos colaboradores pode ser tanto em forma rigorosa com um formulário como também em forma de um diálogo aberto, descontraído e informal. Basta avaliar qual método melhor se aplica ao perfil da sua empresa.
O mais importante é que o seu colaborador esteja em um local confortável e aberto para a sugestão de melhorias e críticas a aspectos do trabalho, a fim de melhorá-los.
3 – Construir um bom plano de cargos e salários
Para melhorar o ambiente de trabalho, o profissional precisa se sentir importante para o desempenho da empresa e ter a possibilidade de crescimento dentro da organização.
Os funcionários precisam ser valorizados e, para isso, o plano de cargos e salários pode ajudar ativamente nesse elemento.
Por exemplo, em uma fábrica, o funcionário pode começar operando máquinas de automação industrial para, posteriormente, ir subindo de nível e alcançando cargos mais elevados dentro da empresa.
É necessário que a empresa possua um plano claro dos possíveis cargos e salários que um funcionário pode alcançar de acordo com as suas capacidades e tempo dentro da empresa.
Dessa forma, ele se sente engajado a desempenhar o seu melhor, a fim de alcançar os resultados previamente mostrados a ele.
4 – Gerenciar os conflitos que existem no trabalho
Todas as empresas possuem conflitos dentro do local de trabalho, uma vez que ela é realizada de pessoas para pessoas. Por esse motivo, é comum haver conflitos interpessoais.
Por exemplo, uma indústria que realiza flexografica para a confecção de rótulos, assim como todas as empresas, possui conflitos que são administrados e solucionados através de uma boa gestão.
Entretanto, a má gestão de conflitos dentro de uma empresa pode acarretar em um clima organizacional negativo, impactando diretamente nos resultados da empresa e em sua produtividade.
Por esse motivo, é essencial realizar uma gestão de conflitos dentro da sua empresa, não tomando partido e buscando soluções justas.
5 – Não fazer o falar-fazer
O dilema do “falar/fazer” consiste no ato de líderes afirmarem algo, mas agirem de forma contrária às suas informações.
O líder de uma empresa deve ser um exemplo para os seus funcionários do que deve ou não fazer e, por esse motivo, a sua fala e ações devem ser condizentes.
Por exemplo, em uma indústria, uma ferramenta como uma broca de tungstênio pode acabar e é solicitado ao líder que ele requisite mais dessa ferramenta.
É necessário que ele, ao firmar o compromisso, realize essa atividade e se certifique de que seus funcionários não irão se machucar tentando realizar a tarefa estipulada sem a ferramenta adequada.
Dessa forma, o líder adquire uma posição de admiração e exemplo, obtendo a confiança da equipe e demonstrando que as promessas e afirmações passadas por ele são cumpridas e, da mesma forma, as suas atividades devem ser cumpridas também.
Dicas Bônus
Além disso, existem muitas outras formas de colaborar para um melhor ambiente de trabalho, mais algumas delas são:
- Utilizar ações de endomarketing;
- Apostar em programas de reconhecimento;
- Implementar flexibilidade de horários;
- Realizar eventos;
- Investir na capacitação dos colaboradores.
Através da aplicação dessas ações, é possível melhorar o clima organizacional e manter os seus funcionários engajados para o melhor desempenho da empresa.
O ambiente de trabalho possui um impacto direto com o sucesso do seu negócio, por esse motivo, é necessário utilizar técnicas e estratégias que mantenham um bom clima dentro da organização.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.