Saiba por qual motivo a gestão de tempo é importante no design

man in white t-shirt and transperent glasses hold big clock in one hand

De alguns anos para cá, a gestão de tempo deixou de ser uma disciplina de controle e passou a ser fundamental tanto para a vida pessoal, quanto para a vida profissional. 

A partir do momento em que uma pessoa passa a usar as ferramentas adequadas de gestão de tempo, ela automaticamente estará promovendo uma qualidade de vida melhor. 

Consequentemente, a construção de relacionamentos saudáveis vai se desenvolvendo, e o mesmo acontece com a produtividade. Assim como:

  • Redução de estresse e ansiedade;
  • Redução de indecisões;
  • Melhora o desempenho e eficiência;
  • Entre os trabalhos no prazo. 

No ambiente corporativo, a produtividade é essencial para que os resultados sejam desenvolvidos. 

Uma empresa de descontaminação de solo, por exemplo, precisa manter a produtividade dos seus funcionários de modo que todas as atividades sejam executadas da melhor maneira possível, sem prejudicar certos objetivos. 

Dito isso, tente imaginar o quão importante isso é dentro de um ambiente corporativo. Justamente por isso, desenvolvemos esse artigo para te mostrar como a gestão de tempo é uma peça-chave, principalmente, para os profissionais de design. Confira:

O que é gestão de tempo?

Inicialmente, você precisa pensar no tempo como se ele fosse um valor. Se você souber usá-lo de maneira planejada, assim como deve ter com valores monetários, será notável que no final do dia, você terá feito todas as tarefas necessárias e, ainda, terá um tempo livre. 

Considerando a vida corrida que muitas pessoas possuem atualmente, ter um tempo livre é, de fato, extremamente raro e prazeroso. 

Profissionais que atuam com regularização ambiental de empresas, por exemplo, precisam lidar com vários tipos de demandas, o que acaba tomando boa parte do seu tempo. Entretanto, com uma gestão, é possível aproveitar mais o que a vida pode proporcionar. 

Por outro lado, caso você faça suas tarefas de maneira aleatória, irá constatar que, com o mesmo número de horas, ainda irá faltar tempo para que você possa concluir todos os itens da sua lista. 

No geral, a gestão de tempo não é um tema complexo para entender. Já na prática, a dificuldade pode se encontrar na hora da aplicação. 

Considerando um ambiente de trabalho como uma assessoria contábil empresarial, a gestão de tempo pode ser o fator determinante para que todas as atividades sejam executadas no prazo estipulado, sem que haja qualquer tipo de problema com a entrega da demanda. 

O ditado que diz que “tempo é dinheiro” está correto, e ele faz ainda mais sentido quando se trata de uma organização

Portanto,  a gestão de tempo é isso: trata-se de uma ação voltada para otimizar o tempo que você tem, para fazer mais e melhor. 

A otimização, por sua vez, é uma prática que vem sendo utilizada por grande parte dos negócios que estão buscando se destacar na área.

Ou seja, até mesmo uma organização especializada em estruturação de empresas, que possui otimização em suas tarefas, consegue ser notada de maneira diferente no segmento em que atua. 

Considerando que os profissionais de design lidam diariamente com várias demandas, é perceptível que a gestão de tempo é uma prática que deveria ser adotada obrigatoriamente.

Afinal, seria através dela que o designer teria mais produtividade, e posteriormente, uma qualidade de vida melhor. 

Importância da gestão de tempo

Quando o tema é a importância da gestão de tempo, podemos utilizar como base a reflexão do professor, escritor e consultor Peter Drucker, que por sua vez, é conhecido como pai da administração moderna. O mesmo disse:

“O tempo é o recurso mais escasso e, a menos que seja gerenciado, nada mais pode ser gerenciado.”

Ao lermos, podemos perceber como o tempo pode escorrer pelos nossos dedos e impedir de atuar com eficiência. 

Em outras palavras, a eficiência também é uma peça fundamental, por exemplo, para uma empresa de camisas de silicone, que precisa lidar diariamente com demandas e prazos, a fim de entregar o material que é pedido por um determinado cliente. 

Quando não usamos o tempo a nosso favor, algumas consequências negativas podem aparecer. 

Ainda sobre a reflexão de Drucker, ao trazermos essa realidade para uma organização, em que o aproveitamento do tempo é vital, podemos entender por que é tão importante usar de maneira estratégica a gestão de tempo. 

Na ausência de uma gestão de tempo, é possível afirmar que se torna ainda mais difícil realizar as devidas atividades no prazo, lembrando-se também das metas que precisam ser alcançadas. 

Vantagens da gestão de tempo

Até aqui, você já pôde entender quais são os pontos positivos que a gestão de tempo pode promover. Contudo, vale a pena reforçar tudo o que essa prática pode oferecer no ambiente corporativo, principalmente, para os designers. 

Valorização profissional

Desde o momento em que um profissional de design passa a gerir o seu tempo com eficiência, priorizando as tarefas mais relevantes, ele já pode ser qualificado como um bom profissional da área.

Isso porque, trata-se de uma qualidade bastante significativa no ambiente de trabalho, e é considerada também como uma via segura para trilhar o caminho do sucesso. 

Dentro do mercado, uma empresa de cameras de segurança sp que resolve adotar a otimização de suas atividades, automaticamente está investindo para que o negócio seja visto com olhares diferentes, e isso é essencial para os resultados. 

Aumento da produtividade e eficiência

A partir do momento que seus horários são bem administrados, você passa a produzir mais, com maior tranquilidade e ainda tem tempo de sobra para aproveitar boas oportunidades quando elas aparecem. 

Mais projetos realizados em menos tempo

Uma coisa é fato: quando você passa a gerenciar de maneira eficiente o seu tempo, automaticamente estará criando um aliado importante para alcançar os seus objetivos. 

Redução de estresse

Ter um cronograma para saber quanto de tempo deve ser despendido em cada tarefa realizada, é sinônimo de redução de ansiedade, o que também implica no estresse. 

Ou seja, uma atividade como executar um desembaraço aduaneiro bagagem desacompanhada, que pode ser um pouco estressante às vezes, pode se tornar uma tarefa fácil de ser executada.

Basta seguir todos os processos necessários de acordo com o planejamento do tempo. 

Aumento do tempo livre

Uma pessoa que sabe estabelecer o que precisa ser feito em primeiro lugar, tem chances maiores de concluir mais rápido a tarefa, e ainda fica com um tempo livre para fazer o que quiser. 

Esse tempo pode ser investido tanto em um hobby, ou até mesmo em cursos para se profissionalizar ainda mais na área de design. 

Como gerir o tempo?

Antes de tudo, tenha em mente que a palavra-chave para fazer esse gerenciamento, é o planejamento. 

É por meio do planejamento, que uma empresa consegue estar nas primeiras posições de pesquisa quando um usuário pesquisa algo como “laudo ergonômico preço.”, por exemplo. 

Para começar, estabeleça com antecedência e por ordem de prioridade quais são as atividades que precisam ser executadas, e quanto tempo deve ser alocada para cada uma. 

Nesse processo, lembre-se de que antes de passar para a tarefa seguinte, é necessário concluir a que você começou.  Por fim, é necessário ter bastante esforço para que você possa concluir as atividades no prazo estipulado. 

Definir o que deve ser feito e alcançado 

Não pense que ter clareza sobre as metas que deseja alcançar se limita apenas a otimizar o tempo. Na verdade, essa clareza também ajuda a não desperdiçar o seu tempo com ações desnecessárias. 

Entretanto, vale pontuar que nesse processo, você deve definir metas que estão ao seu alcance. Caso o contrário, você irá perder todo o tempo que usou dedicando-se a um projeto cujos objetivos não foram alcançados. 

Fixar prazos

Ao iniciar a gestão do tempo, você deve saber mais do que ninguém o prazo necessário para que determinada atividade seja concluída. 

Priorizar tarefas

Nessa parte, você deve levar em consideração as atividades que precisam ser priorizadas. Todas as tarefas importantes e urgentes devem estar em primeiro lugar. 

Aprenda a dizer “não”

Sabemos que você é um ótimo profissional na área de design, contudo, abraçar todas as atividades que são atribuídas a você pode ser a construção de um caminho complexo. 

As chances para você acumular atividades que não é capaz de lidar sozinho, pode atrapalhar toda a sua demanda com a entrega de materiais, portanto, saiba dizer “não”. 

Conclusão

É fato que a dispersão é um grande inimigo para pessoas que desejam ter uma gestão de tempo eficiente, principalmente para os designers que estão conectados diariamente com a internet, lugar este que possui várias formas de se entreter. 

Contudo, a gestão de tempo envolve, principalmente, determinação. É através dessa característica que essa prática torna-se ainda mais eficiente. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.