Pesquisa ABF: Food Service cresce 21,2% no primeiro trimestre de 2023 com o ‘combo’ de vendas no salão e delivery

 

Marcas do setor também tiveram alta no faturamento de janeiro a março deste ano
São Paulo (SP), junho de 2023: Segundo os dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o mercado de franquias registrou um crescimento de 17,2% em seu faturamento nominal no 1º trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. A receita passou de R$ 43,380 bilhões para R$ 50,854 bilhões. Na comparação com o primeiro trimestre de 2019 (antes da pandemia), o incremento na receita chega a 22,6%. De janeiro a março deste ano, um dos segmentos que teve destaque no setor foi o de Food Service, com o aquecimento das vendas no salão e via delivery. Este é o caso de duas tradicionais marcas de alimentação fora do lar: Água Doce Sabores do Brasil e Divino Fogão.

Com 33 anos no mercado de alimentação e oferecendo uma proposta de casual dinner, a Água Doce Sabores do Brasil é referência na oferta da culinária brasileira. Colhendo os bons resultados desde a volta ao presencial após os últimos anos, a rede obteve um crescimento de 13% no primeiro trimestre deste ano, comparado com o mesmo período de 2022. As novidades em cardápio, retorno das atividades no salão e amadurecimento do delivery foram as estratégias que impulsionaram a alta no período.

Com objetivo de ampliar a presença no interior do Brasil, a rede visa a abertura de 10 estabelecimentos neste ano, principalmente no Estado de São Paulo, em cidades como Piracicaba, Indaiatuba, Sorocaba, Campinas, Bragança Paulista e Atibaia. Atualmente com três modelos de negócio, um dos focos da empresa em 2023 é a implantação de unidades em hipermercados e galerias, visando um novo perfil de consumidor, que busca por comodidade e praticidade. A primeira operação no formato foi inaugurada em Tupã, município onde a franquia foi fundada, no interior paulista.

 

Já o Divino Fogão, com mais de 200 pontos de vendas, que incluem restaurantes físicos e dark kitchens, obteve uma alta em seu desempenho com as vendas via delivery no primeiro trimestre de 2023. A rede cresceu 35% no faturamento com o sistema de entrega em domicílio se comparado com o mesmo período de 2022. Além disso, a marca teve um incremento de 20% no faturamento total de janeiro a março deste ano.

Durante o primeiro trimestre, o Divino Fogão expandiu sua atuação e inaugurou cinco operações. Para o próximo trimestre, a rede de comida da fazenda preparou diversas novidades, que incluem a abertura do primeiro restaurante dentro do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, em junho; novos cardápios de saladas e pratos quentes; e associação a duas novas marcas de fast-food para a ampliação de ofertas via delivery. Segundo Emiliano Silva, diretor de operações, a chegada da segunda geração da família Varela, que remodelou alguns departamentos da empresa, integrando um novo modelo de gestão que permite a implantação de tecnologias e novos equipamentos, proporcionou o bom desempenho neste começo de 2023.

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.