Muitas empresas têm buscado uma liderança feminina em suas equipes, o que está modificando completamente o mercado e a forma como o trabalho de gestão é executado como um todo.
Esse é um reflexo de mudanças substanciais, fruto de muito trabalho das mulheres para conseguir um posicionamento adequado no mercado de trabalho, mostrando-se profissionais de qualidade em diversas áreas de atuação.
Por muito tempo o papel social das mulheres era intimamente ligado à maternidade e aos cuidados do lar, entendendo a figura feminina como frágil e limitada em suas atividades.
Hoje, no entanto, é muito comum ver uma mulher fazendo pesquisas sobre aluguel de galpão preço para iniciar suas atividades de empreendedora, trabalhando com indústrias e outras áreas que antes eram limitadas aos homens.
Isso, entretanto, não diminui a importância do trabalho do lar, com serviços domésticos e cuidados com os filhos. Embora esse tipo de atividade seja até hoje vista por algumas pessoas como um trabalho menor, isso não é verdade.
Os cuidados do lar e principalmente a educação de crianças é uma tarefa árdua que merece todo o reconhecimento e a valorização necessária. Entretanto, esse tipo de ação deixou de ser uma exclusividade da mulher.
Hoje existem homens que preferem ficar em casa e cuidar do lar e das crianças enquanto a mulher administra uma empresa, verificando a admissão temporária de máquinas usadas em seus processos de trabalho.
Ainda que os processos de trabalho estejam melhores, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que as mulheres possam realmente aproveitar um ambiente de trabalho mais igualitário e honesto.
Os avanços são inúmeros, principalmente quando a figura da mulher como profissional no mercado começou a surgir. Durante as grandes guerras mundiais, com a maioria dos homens em batalha, a necessidade de produção começou a aumentar.
Isso fez com que muitas mulheres fossem até esses locais de trabalho e tomassem a posição dos homens que antes trabalhavam nessas atividades para evitar que as empresas fechassem suas portas.
Esses espaços não foram conquistados sem luta, principalmente quando os homens voltaram da guerra e começaram a querer seus espaços novamente. Durante muito tempo as mulheres foram impedidas de tomar cargos de liderança.
Mesmo questões salariais se tornaram um problema que persiste até hoje, com uma grande porcentagem de mulheres no mercado de trabalho ganhando menos do que homens ocupando os mesmos cargos.
Em estudos, instituições especializadas em entender esse tipo de cenário prevêem que ainda haverá um longo tempo de transição até que a equidade de gênero seja efetivamente aplicada no mercado.
Por isso é muito importante entender o papel da mulher nos cargos de liderança e o impacto que elas causam em gerações futuras, o que torna a luta ainda mais importante, com um significado ímpar.
Entender a importância dessa luta permite que você identifique os impactos positivos que esse tipo de ação gera.
Quando você vê uma mulher liderando uma equipe de desenvolvimento de um erp integrado com e commerce, isso significa que essa empresa tem espaço para o crescimento e desenvolvimento igualitário, com foco nas capacidades dos profissionais.
A importância da liderança feminina no mercado
As mulheres compõem a maior parte da população brasileira, mas ainda assim poucas ocupam hoje cargos de gestão, principalmente na iniciativa privada, onde a escolha de cargos é mais subjetiva.
Esse resultado é carregado de preconceito e de opiniões retrógradas, principalmente relacionadas à questão da maternidade e a padrões culturais, que muitas vezes relegam a mulher a funções domésticas.
Mesmo quando uma mulher trabalha e divide a casa com seu parceiro, é comum que se espere que ela faça uma jornada dupla, chegando em casa do trabalho para fazer faxina, preparar comida e outras atividades tradicionalmente tidas como “femininas”.
Quando avaliadas, entretanto, as mulheres costumam apresentar resultados muito superiores a seus companheiros do sexo masculino, tanto em capacidade de produção quanto em resiliência.
Isso se dá em diversos parâmetros de liderança, desde CEOs e diretoras até membros de conselhos e outros cargos de liderança mais direcionada, como gestoras de equipes.
A comunicação é um dos principais pontos positivos das mulheres em cargos de liderança. Sua capacidade de oferecer um diálogo funcional e de qualidade dentro da empresa permite que ela conheça melhor a equipe.
Dessa forma, quando é necessário definir o pão de forma integral valor para sua companhia vender, uma liderança feminina terá muito mais informação para tomar a decisão certa, uma vez que se baseia em diálogo com seus colaboradores.
Além disso, esse tipo de estratégia deixa o clima organizacional muito mais agradável, fazendo com que a equipe sinta vontade de permanecer na empresa e garanta uma estrutura de qualidade para buscar mais resultados.
A maioria dos estudos apontam que lideranças femininas oferecem uma série de benefícios dentro de seu aspecto de comunicação, como:
- Apoio aos colaboradores;
- Recompensa por feedbacks;
- Orientação para funcionários;
- Clareza e objetividade na comunicação.
A mesma pesquisa avaliou lideranças masculinas e identificou que é muito mais comum que esse perfil seja mais delegador e resolutivo, resquício de um conceito que vem se perpetuando há muito tempo.
Por estarem em um ambiente de conforto, poucos líderes homens têm a necessidade de se modificar para conseguir resultados mais expressivos a longo prazo, o que pode se tornar um problema para a empresa.
O perfil feminino está mais ligado à inovação e ao pensamento fora da caixa, que muitas vezes é necessário para que você consiga uma estrutura de qualidade dentro de suas possibilidades.
Impacto da liderança feminina no mercado
Entender os benefícios que uma liderança feminina pode trazer para uma empresa não é complicado, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto a fazer uma mudança de estratégia, em grande parte por receio de perder mercado.
Entretanto, o impacto da liderança feminina nesse aspecto é bastante positivo e expressivo, principalmente quando se leva em conta que o ingresso das mulheres em cargos de liderança pode ajudar muito questões como o PIB (Produto Interno Bruto).
Os resultados de empresas que possuem mulheres em cargos de liderança também têm sido bastante positivos, em grande parte por conta da diversidade e criatividade que são inseridas pelas mulheres.
Grande parte das contratações de diversidade partem de iniciativas de liderança feminina, que entende a importância de encaixar outras minorias no mercado de trabalho e oferecer oportunidades de crescimento em uma empresa de locação de computadores.
Como promover esse tipo de liderança?
Agora que você consegue compreender um pouco melhor o impacto da liderança feminina dentro do mercado de trabalho, é fundamental identificar como esse tipo de mudança pode ser executada e que tipo de ações tomar em sua empresa.
Ainda que muitas corporações indiquem os benefícios de mulheres na liderança e a importância desse tipo de ação, elas ainda são minoria no mercado de trabalho, e poucas companhias possuem uma área dedicada à igualdade de gênero.
Por isso, esse tipo de ação deve partir de mudanças pensadas para gerar um impacto real nesse tipo de ação, otimizando os processos de trabalho em uma empresa de gestão de patrimonio familiar.
Para conseguir esse tipo de resultado, você pode trabalhar com algumas questões cruciais para desenvolver melhor esse tipo de interação, como a criação de um comitê de diversidade e gerenciamento de ações.
Torne esse comitê o mais diverso possível para que as diferentes vozes tenham seu momento de falar e ser escutadas, eliminando o padrão estabelecido a muito tempo de controle puramente masculino das empresas.
Com a adoção de políticas formais de diversidade, sua companhia de análise ergonômica do trabalho aet poderá oferecer resultados muito superiores desse modelo de negociação.
Para dar mais credibilidade a esse processo, algumas empresas optam por criar uma política formal de compromisso para garantir que as vagas sejam disponibilizadas com igualdade de gênero.
Esse tipo de ação é muito importante para garantir resultados mais efetivos para a empresa e para firmar o compromisso de um processo mais adequado para manter uma estrutura diversa na companhia.
Algumas mulheres têm o interesse e a capacidade para liderar, mas não possuem o conhecimento necessário para o cargo. Oferecer programas de mentoria e coaching é uma excelente maneira de otimizar os processos de aprendizado.
Dessa forma, uma mulher terá muito mais confiança para iniciar um trabalho de liderança dentro de uma empresa de configuração de servidor, identificando os principais pontos de motivação da equipe.
Considerações finais
Ter mais mulheres na liderança não é apenas uma questão de igualdade de gênero, mas sim uma chance de melhorar a estrutura da empresa como um todo. Existem mulheres mais do que capacitadas para qualquer cargo de uma companhia.
Ao oferecer oportunidades e se comunicar abertamente, você consegue uma estrutura melhor trabalhada, garantindo que os problemas sociais fiquem um pouco menos exacerbados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.