A Dark Store, ou loja escura em tradução literal, é um negócio que atua como um centro de distribuição, onde há uma armazenagem de produtos que são enviados aos clientes após a confirmação de uma venda.
Em grande parte dos casos, este modelo de negócio está localizado em grandes cidades para facilitar a logística e ser um ponto de centro de distribuição mais rápido, fazendo com que a experiência de compra do cliente seja elevada.
E pode ser uma forma de negócio que se enquadra em qualquer segmentação de mercado, desde uma venda de compressor odontológico silencioso até mesmo uma venda em atacado de toalhas brancas.
Por oferecer uma organização em estoque ou processos mais rápidos para que o cliente possa ter seus produtos em mãos, é fundamental que a logística deste modelo seja bem compreendida para que a responsabilidade da operação também seja.
Para um empreendimento de outsourcing de impressão que busca compreender como pode incluir a Dark Store em suas operações, é importante compreender desde as vantagens até mesmo as desvantagens.
Com o propósito de clarear como é a logística e o funcionamento das operações desde que o pedido é encaminhado para esta loja até chegar nas mãos do consumidor e agregar sua experiência de compra.
Diante da competição do mercado, o conhecimento em ações e técnicas que possam oferecer uma valorização para uma marca ou um produto em si são essenciais, e com isso, a chance de se transformar na referência do mercado cresce consideravelmente.
As vantagens de ter uma Dark Store
Uma empresa que deseja usar o Dark Store mas realiza uma pesquisa prévia sobre as vantagens, elas conseguirão encontrar alguns benefícios como os apontados na listagem abaixo:
- Redução de custo de transporte;
- Baixo custo;
- Atendimento para mais regiões;
- Experiência diferenciada ao cliente;
- Aproveitamento dos espaços físicos;
- Eficiência.
A redução do custo de transporte é um dos principais benefícios que a Dark Store pode oferecer. Tanto para que a empresa gaste menos como também em questões ambientais, fazendo com que se tenha uma redução de impactos.
O que também reflete em outra vantagem que é a do baixo custo, e com isso a empresa passa a ter pontos de economia em sua receita em comparação a quando se monta uma loja convencional de muda de tangerina cravo, por exemplo.
Isso porque a construção de uma loja neste formato proporciona que o empreendimento tenha redução na estrutura ou até mesmo na necessidade de reforma, fazendo com que o espaço seja voltado especialmente para ser um armazém.
Outro ponto vantajoso em torno do Dark Store é o atendimento para mais de uma região que o negócio pode oferecer, o que é algo positivo visto que há uma expansão e uma chance de conquistar ainda mais clientes.
Uma vez que produtos que não eram entregues ou até mesmo não estavam disponíveis na região passam a ser disponibilizados, e com isso há uma expansão de mercado com uma fidelização de consumidores mais fácil de ocorrer.
Fazendo com que os clientes tenham uma experiência de compra mais diferenciada, o que é algo positivo diante da competição que as marcas encontram dentro de seus nichos.
As vantagens da Dark Store também estão em torno dos espaços físicos de um empreendimento. Algumas marcas podem transformar determinados espaços em armazéns para seus produtos, e buscar espaços menores para atuar.
Principalmente se a empresa utiliza um serviço de click and collect, onde o cliente compra virtualmente para que a retirada seja em um desses espaços, mas para que isso funcione corretamente é importante ter uma boa conexão entre as lojas.
Como por exemplo a compra de uma grama sintetica em jardim de inverno por meio do aplicativo ou da loja virtual, e a retirada em uma das dark store, fazendo com que a comunicação entre ambos os pontos seja positiva para ajudar o cliente.
Com isso, a eficiência de um serviço e da marca da empresa passam a ganhar uma boa reputação, fazendo com que sua presença dentro do mercado seja intensificada e com isso, aumentando a cartela de clientes fidelizados.
Desvantagens da Dark Store
Embora grandes vantagens possam fazer parte de uma Dark Store de toalha de mesa em oxford, por exemplo, alguns pontos que não são muito benéficos também são encontrados dentro deste modelo de negócio.
Um deles é a possibilidade da localização da loja não ser boa para o cliente como também para facilitar sua logística, o que pode impactar nas vendas especialmente se outros negócios deste modelo também estiverem nas proximidades ou em locais estratégicos.
Dentro da área do marketing, com a concorrência sendo constante em diferentes pontos, é importante conhecer quem está atuando por perto mesmo que não pertença a mesma segmentação de mercado.
E outra desvantagem em torno desta modalidade é quando não se tem uma equipe preparada para atuar neste modelo. Visto que por ser algo mais voltado a logística e preparo de entregas, o fluxo se torna ainda maior.
E com uma falta de preparo, as chances da empresa não conquistar boas posições aumentam consideravelmente, fazendo com que a marca dentro do segmento não ganhe bons pontos em relação à concorrência.
Outro ponto que pode se transformar em uma desvantagem deste modelo é quando uma empresa não tem o conhecimento do seu público-alvo. Já em locais de treinamento de integração segurança do trabalho a Dark Store não funciona e não oferece os resultados necessários.
Resultando em uma maior chance de ter uma perda de gastos que se refletem nas receitas do negócio, o que pode provocar futuros empecilhos quando não se tem o planejamento adequado principalmente envolvendo o estoque.
Quando uma empresa não usa os recursos adequados para que possa ter um controle dos pedidos que entram e dos produtos que saem, acabam não oferecendo o que o cliente deseja em relação a marca e fazendo com que a experiência seja negativa.
Uma vez que pode se refletir em novos consumidores, visto que o feedback negativo acaba atrapalhando o desenvolvimento da empresa em seu mercado e fazendo com que assim, as chances de se tornar a referência na segmentação.
Por isso, antes que o modelo seja adotado é fundamental a empresa analisar se será uma vantagem ou desvantagem dentro da sua atuação no mercado para que assim, as chances de ter resultados positivos possam aumentar consideravelmente.
Como funciona a operação na Dark Store?
Se uma empresa de enchimento de piso com eps deseja usar o recurso de Dark Store para conquistar novos resultados dentro do mercado, os funcionamentos deste modelo devem ser iniciados com a criação de uma loja virtual.
Isso porque, questões como logísticas estão diretamente ligadas ao e-commerce e por isso, empresas que desejam usar essa modalidade para atuar dentro do mercado devem desenvolver um espaço de compras virtual.
Com o desenvolvimento deste espaço, os clientes passam a realizar os seus pedidos pela internet e os funcionários os coletam, iniciando o processo após o registro dentro do sistema da operação a partir da confirmação de pagamento.
O que é outro ponto para que a empresa também conheça como irá funcionar, uma vez que um pagamento que é realizado após a pesquisa de veterinário 24 horas mais próximo e a realização do serviço tem um efeito diferente tratando-se de Dark Store.
Com a confirmação do pagamento, chega o momento dos preparativos. Os funcionários irão separar os produtos, colocá-los nas embalagens mais adequadas e com isso, deixar que a modalidade escolhida para entrega ou retirada possa ser efetuada.
Visto que alguns clientes, necessitando do produto urgentemente, podem retirar na própria Dark Store ou na loja que compraram, e com isso, tendo uma experiência de compra positiva se pontos como embalagem apropriada ou agilidade foram perceptíveis.
O funcionamento da Dark Store também está em torno de suas operações envolvendo o estoque. Uma vez que o controle é importante e a atualização constante, as chances do empreendimento de conquistar a confiança do cliente também aumentam.
Demonstrando que a empresa está pronta para atender as necessidades que seus clientes apresentaram e com isso, ganhando uma boa consolidação dentro do mercado.
Algumas Dark Stores podem variar de prazo para prazo de entrega ou de retirada, contudo, prazos mais curtos também são meios de fazer com que a satisfação do cliente esteja em alta e com isso obter um bom crescimento de vendas.
Considerações finais
Uma Dark Store é uma forma da empresa poder atender seus clientes com uma maior qualidade, uma vez que serve como armazém e pode fazer com que as entregas sejam rápidas para uma maior região de cobertura.
Mesmo que o modelo de compra e retirada também seja uma opção, os impactos que podem causar na empresa como redução de custos ou até mesmo de espaços são significativos para a sua atuação no mercado.
E embora também se apresente algumas desvantagens, como a falta do controle de estoque, este modelo proporciona também que a empresa cresça digitalmente porque suas operações possuem base no e-commerce.
Com uma Dark Store, a empresa ganha chance de ter uma cartela ainda mais vasta de consumidores e uma expansão de suas operações, transformando-se na referência no mercado quando se busca pelos produtos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.