O poder da comunicação para o valor das marcas

Um dos assuntos mais comentados no mercado e na imprensa brasileira nas últimas semanas, a realização da primeira edição Web Summit no Rio de Janeiro chacoalhou praticamente todos os setores da economia, com uma enxurrada de palestras, análises e lançamentos baseados, principalmente, nos pilares de inovação e tecnologia.

E como a força motriz responsável não só por fazer essa roda girar como ultrapassar as fronteiras restritas aos quatro pavilhões do Riocentro, sede do evento, a comunicação – mais uma vez – comprovou a sua relevância, sobretudo quando traduzimos em números o impacto gerado à marca somente pelo buzz gerado na imprensa.

Levantamento inédito realizado pela área de Data Driven e Análise de Dados da Vianews, agência de comunicação integrada para a América Latina, aponta que as menções sobre o evento Web Summit Rio na mídia brasileira renderam cerca US$ 13,7 milhões ou R$ 68,5 milhões à marca em termos de exposição.

No total, foram analisadas 1.855 matérias, impressas e digitais, publicadas de 1 de janeiro a 5 de maio de 2023, com referências, diretas ou indiretas, ao Web Summit Rio.

Além do termo Web Summit Rio, outras duas mensagens-chaves identificadas nas publicações foram “Rio de Janeiro”, com cerca de mil menções, e “inteligência artificial”, com 569 menções.

Já na imprensa internacional, entre 1 e 5 de maio, foram identificadas na pesquisa interna feita pela agência 668 menções ao evento nas línguas inglesa e espanhola, somando uma valoração estimada em aproximadamente 4 milhões de dólares.

Realizada por meio de uma ferramenta digital de monitoramento de marcas, além do total de menções e visibilidade de marca, a análise feita pela Vianews também utilizou métricas e KPI´s relacionados à valoração das menções em equivalência de anúncio, nuvem de palavras e análise quantitativa de mensagens-chaves.

Fato é que, além do retorno bilionário que o Web Summit Rio deve trazer para o país – prometendo movimentar R$ 1,2 bilhão no Rio até 2028, segundo dados da prefeitura – , os dados mencionados acima expõem outro grande ganho gerado pelo poder da comunicação: o valor da reputação para as marcas versus o uso da tecnologia para análise de dados que permeiam os impactos gerados pela exposição de um determinado assunto na imprensa.

Inclusive, durante um painel sobre o Marketing em 2024, realizado no palco principal do evento, Neil Patel, fundador da NP Digital, defendeu que o uso mais eficaz da IA será justamente em Data Analytics, permitindo uma análise de dados em tempo real e reduzindo a ineficácia dos anúncios de mídia paga e nos algoritmos das ferramentas de busca, impactando estratégias de SEO. Aqui, acrescento, ainda, a aplicação de tal análise também nas notícias divulgadas na imprensa.

Já em relação a criação de conteúdo, o executivo defendeu que os usuários buscam cada dia mais por marcas humanizadas, com produções personalizadas e únicas – o que não é possível ser realizado através de uma Inteligência Artificial.

Até porque em tempos de automação de tarefas, Blockchain aplicado à comunicação e ChatGPT, o Web Summit Rio nos provou, mais uma vez, que o olho no olho é, e sempre será, a principal estratégia de comunicação e marketing para impulsionar qualquer marca, fortalecendo a reputação por meio da construção de uma grande – e valorosa! – rede de relacionamentos.

Pedro Cadina é jornalista e CEO da Vianews, agência de comunicação integrada para América Latina com 37 anos de mercado. 

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