Dark store: o que é, como funciona e vantagens

Dark store

Dark store ainda é um termo desconhecido no Brasil, mas em países como os Estados Unidos e Inglaterra, já está presente em muitos negócios.

Essa metodologia é necessária porque a sociedade está diante de uma nova maneira de consumir. O consumidor moderno possui expectativas elevadas e exige que as empresas se envolvam com eles em tempo real e em todos os canais.

Mas, não basta apenas atender as pessoas, é necessário que o atendimento ofereça experiência positiva e personalizada, oferecendo respostas rápidas e permitindo que os compradores acessem os produtos da maneira como quiserem.

Só que não é fácil oferecer esse atendimento aprimorado e ainda ter uma boa infraestrutura por parte dos centros de distribuição tradicionais. De qualquer forma, a corporação precisa se aproximar dos clientes.

O mercado tradicional já percebeu isso e vem investindo em estruturas cada vez melhores, buscando entregar mercadorias com agilidade e precisão, melhorar seu planejamento logístico e cuidar de seu estoque.

Mesmo tendo a possibilidade de vender pela internet, os estabelecimentos físicos também tentam se aproximar fisicamente dos clientes.

Pensando nisso, neste artigo, você vai entender o conceito de Dark store, como funciona e quais são as vantagens trazidas por essa metodologia.

O que é dark store?

Dark store é um termo em inglês que, traduzido ao pé da letra, significa “loja escura”. Seu contexto se refere a um local exclusivo para armazenar, separar e enviar produtos comercializados na internet.

Mas, ao contrário do que acontece nos centros de distribuição tradicionais, sempre em zonas mais distantes e em grandes áreas, a dark store fica localizada em centros urbanos.

É como se fosse uma loja, porém fechada para o público, funcionando como um mini centro de distribuição de produtos, como telhado de isopor, que são vendidos pelo e-commerce.

São estabelecimentos que se situam em áreas de grande cidade populacional e que possuem conhecimento sobre os hábitos de consumo dos indivíduos que vivem no local.

O propósito do Dark store é reduzir a distância entre os produtos e os clientes, possibilitando entregas rápidas, podendo ser no mesmo dia ou no dia seguinte. Ele também pode receber outros nomes, como:

  • Microhub;
  • Minicentro de distribuição urbano;
  • Micro-fulfillment center;
  • Hyper local fulfillment center.

Mesmo sendo uma loja fechada para os computadores, o layout do estabelecimento se assemelha ao de uma loja comum, tendo como propósito permitir que os separadores acessem rapidamente os produtos.

Consequentemente, os pedidos ficam prontos rapidamente e podem ser enviados para o cliente no mesmo dia.

Como funciona uma dark store

A base para o funcionamento de uma dark store é compreender as preferências dos clientes. É assim que uma loja de materiais de construção que vem de forro de gesso com cortineiro vai saber organizar o estoque.

Também é assim que vai escolher o mix de produtos e definir como serão seus processos internos. Ela precisa de ferramentas de análise de dados para que a empresa tenha informações relevantes sobre os consumidores.

Antes de um pedido ser feito, a marca consegue definir o estoque, de que maneira os produtos serão posicionados na loja e com isso facilitar sua separação.

Um bom software de gerenciamento de armazém é imprescindível para gerenciar o inventário, fazer reposições, controlar a movimentação de mercadorias, dentre outros processos importantes.

A organização precisa ter uma visão clara de seu estoque para facilitar o encaminhamento do pedido e garantir envios ágeis.

Para gerir os pedidos de maneira eficiente, desde a compra até a entrega, é necessário fazer um bom gerenciamento.

Sistemas voltados para essa função centralizam as informações, de modo que gestores e clientes tenham acesso aos dados dos pedidos. Dessa forma, todos saberão de maneira precisa onde o produto está e quando ele chega.

Essas ferramentas precisam ser integradas para garantir que o estabelecimento funcione de maneira eficiente e forneça serviços adequados aos consumidores.

Uma loja de lembrancinhas, como bem nascidos para batizado, deve treinar os funcionários para que possam atuar dentro desse modelo. Também vale a pena contar com ferramentas para coletar feedback dos clientes e avaliar o desempenho do serviço.

Para que a dark store funcione ainda melhor, a empresa pode selecionar os produtos mais populares de cada categoria, usando as mercadorias mais vendidas como ponto de partida para compreender a dinâmica, por meio de testes.

Vantagens de criar uma dark store

O maior desafio na hora de criar uma dark store é a logística, isso porque o sucesso do e-commerce depende da integração de canais, oferecendo atendimento omnichannel.

É fundamental encontrar uma solução que seja capaz de receber as informações sobre os pedidos automaticamente, identificar a mercadoria no estoque e encontrar alternativas seguras para a entrega.

Se uma empresa de aluguel de martelete pneumático tiver canais de vendas integrados, vai otimizar suas soluções e melhorar ainda mais a jornada de compra dos clientes.

Várias questões precisam ser analisadas e elas não diminuem a importância de investir nesse tipo de estabelecimento, por meio do comércio eletrônico, principalmente por conta das vantagens trazidas por ela. Veja:

Melhora a experiência do cliente

Melhorar a experiência do cliente é o objetivo de qualquer negócio, tanto online quanto físico. O consumidor moderno está cada vez mais exigente, por isso, garantir facilidades precisa estar no topo do planejamento da companhia.

Quando a marca consegue atender às expectativas das pessoas e proporcionar uma experiência agradável durante toda a jornada de compra, conquista um diferencial que fomenta a fidelização.

Só que além de oferecer uma entrega rápida, outra maneira de atrair novos consumidores e fidelizá-los é garantir um bom atendimento. Dessa forma, sua Dark store estará completa.

Reduz os custos

Integrar os canais de atendimento é sempre um desafio para as empresas, mesmo assim, esse tipo de estabelecimento e sua operação traz muitas vantagens relacionadas aos custos para os lojistas.

A partir do momento em que os materiais para construção de telhado galpão industrial se encontram em um mini centro de distribuição, é papel da loja organizá-los, separá-los corretamente e enviá-los.

Tudo precisa ser feito com agilidade para que o consumidor receba o produto no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte, visto que esse é o propósito da dark store.

Facilidade para atender

Esse tipo de empreendimento ajuda a atender regiões com volumes de pedidos maiores, e é exatamente essa possibilidade que popularizou esses pequenos centros de distribuição.

Atualmente, a maioria dos consumidores prefere fazer compras online, mas os grandes centros urbanos podem ter mais problemas com as entregas.

A partir do momento em que existe um centro de distribuição dentro de grandes cidades, a entrega rápida é garantida, o que reduz os custos de envio para a marca e o valor do frete para os clientes.

Flexibiliza o armazenamento

Para uma empresa de locação de rolo compactador pé de carneiro, uma dark store oferece benefícios e facilidades logísticas e operacionais.

Os custos com a entrega serão mais baixos, tendo em vista que a loja estará mais próxima das pessoas que compram com ela.

Outra facilidade é que o lojista vai conseguir lidar melhor com a organização do estoque e o armazenamento, ou que acaba por aumentar a variedade de produtos sem interferir no espaço físico, por exemplo, para aumentá-lo.

Entregas mais ágeis

De fato, a maior vantagem de uma dark store são as entregas mais ágeis, afinal, são estabelecimentos localizados em grandes cidades e não apenas no interior, como acontece com boa parte dos centros de distribuição.

Atuando dessa forma, uma loja de válvula solenoide 2 polegadas traz muitas vantagens para o cliente, tanto na entrega quanto no valor do frete.

Mesmo sendo um tipo de loja que permanece fechado para o público, o cliente também tem a opção de retirar o produto no local. Sem dúvidas, oferecer essa opção é um grande diferencial competitivo.

Mais do que isso, é uma forma de garantir experiência personalizada e positiva, e quando se trata de agilidade nas entregas, existem ferramentas que mantêm contato direto com os clientes, barateando o frete para os lojistas.

Existem até mesmo recursos que contam com serviço de coleta em algumas regiões e envios de até 4 dias.

Considerações finais

A dark store é uma opção inteligente para qualquer tipo de empresa, como um fabricante de biombo raio x, que queira fazer suas entregas rapidamente e oferecer a melhor experiência para os consumidores.

Esse pequeno centro de distribuição localizado em grandes cidades e em locais com a presença de um grande número de pessoas facilita a jornada de compra, agiliza as entregas e melhora a imagem da marca.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre essa novidade que está se popularizando rapidamente e trazendo muitos benefícios para empresas e clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.