Sem dúvida, o avanço do marketing impactou também o design e a forma como ele disseminou entre os negócios de diversos segmentos.
Ou seja, as tendências de design são influenciadas pela mídia, tecnologia, indústria da moda e também o marketing. Na verdade, tudo está atrelado ao marketing.
E sem dúvida, essa é uma tendência que está cada vez mais forte.
Com isso, podemos entender que a evolução do design gráfico passou de um estilo minimalista e mais isolado, para uma tendência mais incisiva, destacante e inovadora em todos os aspectos. Obviamente, isso trouxe muitas melhorias.
No entanto, a expansão também fez com que muitas técnicas e estratégias de design e comunicação visual em acrílico, juntamente com o marketing, sofrerem um impacto negativo devido a alguns aspectos essenciais que não devem ser modificados tão cedo.
Portanto, é exatamente isso que veremos hoje neste artigo. Iremos identificar os principais perigos de alguns aspectos do design que todo profissional da área deve ter cuidado.
Combinações de cores vibrantes exageradas
As cores fortes são utilizadas estrategicamente pelas empresas de diversos segmentos nos dias de hoje. Sejam em empresas de molduras em eps, ou empresas de varejo, as cores estão sempre lá, em destaque.
De fato, essas cores tendem a chamar a atenção do público em geral, porque são tão vibrantes que são impossíveis de passarem despercebidas.
Ou seja, em outras palavras, as cores se tornaram uma estratégia de marketing para trazer toda a atenção para os produtos e serviços das marcas.
Pois os usuários ao se depararem com essas cores se surpreendem com elas, visto que elas “saltam” da tela do dispositivo quando entram no site.
Então, se é algo que chama atenção dos usuários e desperta os clientes, qual o perigo de utilizar essa estratégia de cores fortes? Bom, os principais perigos das cores vibrantes que podem ocorrer são:
- Incômodo visual;
- Poluição visual;
- Combinações mal feitas;
- Leitura dificultada pelas cores;
- Pouca ou rápida interação no site.
Ou seja, é importante lembrar que algumas pessoas não gostam das cores fortes, e muitas podem sentir incômodo visual e por isso, podem sair rapidamente do site, interferindo nas compras dos produtos e serviços que sua empresa oferece.
Por exemplo, uma empresa de gestão de documentos tem um segmento mais formal, e com isso, os clientes também costumam ser, principalmente por ser um segmento B2B.
As cores muito fortes no site de uma empresa como esta pode ser um verdadeiro tiro no pé, afinal, as pessoas mais formais podem facilmente sair do site devido ao incômodo que as cores causam. Portanto, evite utilizar cores muito intensas em todos os elementos dos gráficos.
Usar tamanhos de fonte variadas e incompatíveis
Ao usar tamanhos e fontes diferentes que não combinam, os clientes podem ter a sensação de que se trata de algo amador e antiprofissional.
Portanto, antes de preencher seus designs com textos e fontes, verifique se eles se encaixam. Aprenda o básico da tipografia e desenvolva o gosto pelo bom design e harmonia das fontes.
Também é bom seguir a regra de usar principalmente 2 fontes e um máximo de 3 fontes em seus designs para evitar confusão e aderir aos princípios básicos de um design bom e legível.
Qualquer design com mais de 3 fontes e tipografia criará um visual confuso para os usuários. Mesmo que sejam brindes personalizados bloco de anotações, é importante que o design seja “clean”, ou seja, limpo.
Para a fonte que você escolher para sua impressão, lembre-se sempre de converter a fonte em curvas. Certamente, realizar esse passo evitará que haja fontes que diferem ou se sobrepõem às usadas na arte de origem.
No Corel, por exemplo, o atalho para isso é Ctrl+Q, e no Illustrator, o atalho é Shift+Ctrl+O. Em caso de dúvida, certifique-se de consultar o modelo fornecido pelo gráfico.
Usar fontes muito pequenas
Se o exagero de cores e tamanhos é um perigo e um erro no design, o uso de letras muito pequenas menores que o tamanho 6 também é.
Ou seja, fontes muito pequenas podem comprometer a qualidade da linha e de impressão dos projetos, seja de sacola de papel kraft personalizada, banners, templates para sites, entre outros.
Isso porque, na impressão, letras em fontes muito pequenas podem entupir a tinta e fazer o material parecer ruim ou até mesmo ilegível. E no caso de projetos digitais de design, pode dificultar a leitura e entendimento da mensagem que o projeto gráfico quer transmitir.
Portanto, tente desenhar o texto de uma maneira que não exija fontes tão reduzidas, e sempre pense em como os clientes irão receber o projeto.
Não usar uma boa resolução
Na produção gráfica, a qualidade das imagens e impressões são tão importantes quanto o design. Por isso, se você usar uma resolução baixa, mesmo que tudo fique bonito na tela do computador, quando o trabalho sair da impressora, ele ficará cheio de desfoque.
Primeiro, projete seu produto em resolução DPI — perfeito para cartões, embalagens, adesivos personalizados de empresas, e outros trabalhos em papel. Para garantir imagens de alta qualidade para o seu produto, defina a resolução para 300 DPI.
Não ter cuidado com sombras e transparências
Após exportar para PDF, nem todos os detalhes aplicados no Illustrator aparecerão no arquivo. Se você não se preocupar com eles ao fechar o arquivo, poderá encontrar muitos bugs do como transparência, texturas, sombras e outros efeitos especiais indesejáveis.
Em vez de lamentar a perda de trabalho, converta todos esses efeitos em imagens bitmap e exporte para PDF sem se preocupar em ser feliz.
Como seu arquivo não estará mais disponível para edição após esse processo, salve a versão original para corrigir possíveis erros de ortografia.
Cometer plágio e não ser autêntico
De fato, a autenticidade é o princípio de todo profissional, pois o plágio de criações alheias não é tolerado em nenhum campo. Ou seja, o plágio é um perigo enorme no design gráfico em qualquer outro segmento.
Com isso, é preciso entender que há uma diferença significativa entre inspiração e plágio. É claro que é preciso sempre buscar referências e inspirações, mas como suporte para sua criatividade, e não para copiar o trabalho de outras pessoas.
Além disso, se o plágio for descoberto, levará a ações judiciais e causará danos enormes e muitas vezes irreversíveis à carreira de um designer gráfico.
Portanto, sempre se certifique de que suas criações sejam originais e use apenas suas habilidades criativas, afinal, é certo que você não gostaria de ser lembrado como um designer plagiador, ou mesmo um designer que enganou os clientes.
Então, inspire-se, estude e leia muito, e pesquise biografias e trabalhos de profissionais que você admira. Assim, novas ideias surgirão naturalmente, e um bom designer pode muito bem criar grandes projetos sem duplicá-los.
Comunicação sem propósito
Se você está construindo uma comunicação visual para um cliente, seja um banner, flyer, ou crachá de identificação pvc para colaboradores de uma empresa, é essencial saber se comunicar de forma assertiva, com coerência e propósito.
O perigo é exatamente entregar um projeto falho sem uma comunicação assertiva que as empresas solicitam. Portanto, em todo projeto que você colaborar e desenvolver, é importante saber:
- O que a empresa quer comunicar?
- Por que ela quer comunicar o que foi solicitado?
- O que os clientes irão perceber com esse projeto visual?
- Como você pode contribuir para que seja efetivo?
Sabendo dessas informações bem estabelecidas e claras durante o desenvolvimento do projeto, você poderá avaliar a comunicação visual que a empresa quer transmitir.
Afinal, é impossível medir resultados sem um objetivo inicial. Então, antes de começar a colocar sua estratégia em prática, descreva sempre esses objetivos de forma clara. Você verá que, com isso, sua estratégia se tornará mais eficaz.
Não respeitar as posições dianteiros e traseiros
Os trabalhos gráficos geralmente possuem instruções que determinam a frente, o verso e a orientação do trabalho ao imprimir. Se a posição de parada não for respeitada, há um grande risco e perigo de que a impressão fique de cabeça para baixo ou com posições erradas.
Portanto, o ideal é sempre imprimir as artes antes de enviar para uma gráfica para impressão de apostilas, pois se notar que a impressão sai disfuncional, você poderá ajustar as configurações do projeto e garantir que tudo saia corretamente para os clientes.
Ou seja, as margens da frente devem ficar alinhadas com as margens do verso. Para isso, siga sempre o modelo artístico indicado pelo gráfico. Respeite as paradas e seu material será impresso como você imagina.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.