Com o tempo as tecnologias vão surgindo, diversas áreas e processos de uma empresa devem evoluir e crescer cada vez mais, diante disso o processo seletivo tem se mostrado em constante aperfeiçoamento e uma prova disso é justamente a estratégia de sucesso candidate first.
Foi se o tempo em que os processos seletivos para a contratação de novos colaboradores eram tidos como uma atividade operacional, pois diante da evolução desse processo é necessário estabelecer técnicas e ações que possibilitem mais eficácia.
Sendo assim, algumas técnicas têm sido utilizadas justamente para que a sua empresa se destaque diante do competitivo universo do recrutamento e seleção e se diferencie dos demais.
Dessa forma, uma das estratégias que tem tido muito sucesso e merece a atenção por exemplo, da sua empresa especializada em licenciamento ambiental, é justamente o candidate first.
Para se ter ideia, segundo dados de uma pesquisa realizada pela Glassdoor em 2021, 86% dos profissionais do RH relatam que o recrutamento tem cada vez mais pontos de semelhança com o marketing.
Por isso, estabelecer estratégias como o candidate first tende a tornar a sua empresa cada vez mais atual, estabelecendo um cenário de evolução e cada vez mais eficácia ao se tratar do recrutamento e seleção da empresa.
Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o candidate first, fazendo com que você entenda a sua significação, como ele tem sido utilizado nos dias atuais e principalmente as etapas que compõem esse processo para que os candidatos se preparem. Confira!
O que é o recrutamento Candidate First?
Ao traduzirmos essas palavras temos a expressão “candidato em primeiro lugar” é literalmente um dos principais objetivos dessa técnica que é colocar o candidato em evidência e tornar o processo de seleção cada vez mais positivo.
Sendo assim, esse termo tem sido muito utilizado diante dos processos seletivos das empresas, justamente para que haja momentos mais humanizados e que os candidatos desde o primeiro contato com a empresa já tenham experiências incríveis.
Imagine só, você estar em um processo seletivo em uma empresa de portaria terceirizada e desde o primeiro contato, a empresa te incentiva e te mantém motivado, pois bem, os resultados disso tendem a ser totalmente positivos e animadores.
Por isso, essa estratégia promete criar recrutamentos mais pessoais e engajar os colaboradores, fazendo com que eles se sintam à vontade e realmente já estabeleçam um relacionamento prévio com a empresa.
Além disso, essa técnica também promete criar uma experiência encantadora para os candidatos, estabelecendo estratégias precisas através de cada etapa e fazendo com as pessoas sintam uma vontade crescente de se tornarem colaboradores da empresa.
Dessa forma, para que o RH possa começar a elaborar o candidate first e dar um dos primeiros passos rumo a essa evolução, é necessário compreender o funil do processo seletivo, sendo ele:
- Atração: As empresas chamam a atenção do candidato;
- Conversão: A companhia oferece um networking de talentos;
- Fechamento: Ocorre o processo seletivo;
- Encantamento: A pessoa já se tornou um colaborador.
Ao compreender essa estrutura, sua empresa começa a dar alguns passos para estabelecer o candidate first e gerar cada vez mais precisão e eficácia diante do processo do recrutamento e seleção.
Como o candidate first tem sido utilizado?
Diante de um mercado que evolui e se mostra em constante crescimento, as empresas que não caminham conforme a evolução e se mostram atentas ao que surgem, realmente acabam ficando para trás e até mesmo tendo reflexos negativos.
Por isso, para que sua empresa de aluguel de impressoras tenha destaque, é necessário ir ao encontro da evolução e buscar formas de sempre inovar a dar espaço ao que se mostra eficaz.
Diante disso, o candidate first é justamente uma dessas técnicas que demonstram a evolução estabelecendo uma mentalidade nova na companhia fazendo com que os colaboradores que entrem, entendem os valores e o quanto eles tendem a agregar a empresa.
Sendo assim, por mais que estabelecer o candidato first e essa nova mentalidade possa parecer um desafio e tanto, os reflexos da construção de um novo “mindset” tendem a gerar um sucesso e crescimento constante a sua empresa.
Dessa forma, é essencial realizar uma análise do cenário em que a sua empresa está vivendo, justamente para estabelecer o candidate first, observando alguns pontos, como:
- Como é o processo seletivo hoje?
- O que a empresa está tentando alcançar?
- Quais são as metas ao realizar as contratações?
- Quais os valores que norteiam a chegada de um colaborador?
- A liderança compreende as necessidades de um novo recrutamento?
Logo, ao realizar esse mapeamento, o RH pode identificar os gargalos e traçar objetivos justamente para trazer a inovação do candidate first e estabelecer essa técnica diante da empresa e do seu processo seletivo.
Etapas do recrutamento do candidate first
Diante do processo de seleção comum, era normal nos prepararmos a alguns dias atrás, já imaginando como seria o momento da entrevista e até mesmo o momento de passar pela cancela de estacionamento automática e chegar até a empresa.
Entretanto, com as evoluções e novas técnicas sendo aplicadas diante das empresas, é necessário buscar novas formas de se adaptar e se mostrar pronto para esse processo de seleção.
Sendo assim, para te auxiliar e fazer com que se entenda ainda sobre o candidate first, confira as suas etapas e saiba como se preparar para ter esse momento com a empresa e conseguir se destacar dos demais.
Comece com uma descrição de cargo incrível
Esse momento é quando a empresa tende a colocar em evidência aquilo que ela busca e espera de um candidato, destacando os atributos que a pessoa precisa ter para conseguir preencher a vaga muito bem.
Dessa forma, ao abrir uma vaga para sua empresa de plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, deixe bem alinhado o que o funcionário deve ter para preencher essa função e principalmente o que a empresa espera desse colaborador.
Por isso, diante do candidate first, esse primeiro momento é extremamente essencial, pois é quando se gera uma transparência e confiança entre a relação dos candidatos com a empresa.
Com isso, uma boa dica para que a sua experiência seja marcante e encantadora é justamente ser sincero e colocar em evidência todas as suas atribuições e o quanto você tende a agregar para a empresa e o seu dia a dia.
Sendo assim, tanto a empresa como os candidatos tendem a ter um momento positivo, pois ambos tendem a se beneficiar e já estabelecer uma relação de proximidade e confiança.
Conheça as motivações das pessoas
É comum que diante de alguns recrutamentos e momentos de seleção as especificações sobre a empresa se mostrem tão grandes que o candidato quase não tem um papel de voz e se sente à vontade para falar.
Por isso, antes de já ir falando sobre um futuro treinamento nr10 que a empresa realiza, entenda o porquê dos candidatos terem interesse em sua empresa e qual a motivação deles para estarem ali.
Para estabelecer isso de uma forma eficaz, é essencial que algumas pesquisas sejam realizadas, entendendo de fato o que enche os olhos dos colaboradores e aquilo que faz eles acordarem todos os dias animados para ir ao trabalho.
Para os candidatos essa fase é o momento para que se estabeleça uma conversa e uma troca positiva com a empresa, evidenciando as suas pretensões, objetivos e até mesmo planos que tendem a ser realizados ao conseguir essa vaga.
Isso tende a gerar uma troca positiva com o setor de RH, estabelecendo um momento onde as experiências e opiniões sejam ouvidas e que realmente você demonstre a sua autenticidade e diferencial.
Construa um workflow diferente para cada vaga
Um workflow ou também como é conhecido o fluxo de trabalho, se diz respeito principalmente às diversas etapas pelas quais os candidatos geralmente passam para entrar na empresa.
Essa trajetória geralmente é criada e desenvolvida pelo RH e tem como principal intuito facilitar e escalar os processos seletivos da empresa tornando-os cada vez mais eficazes.
Por isso, ao conhecer as experiências dos candidatos, por exemplo, com um sistema gravação de ligações, o RH pode nortear um fluxo para cada perfil, tipo de vaga e até mesmo áreas da companhia.
Essa ação tende a ser extremamente positiva pois os candidatos tendem a ter vivências engajadas e encantadoras diante desse momento de contato com a empresa.
Por isso, através dessas informações e de toda a importância que o candidate first tem para as empresas, é essencial ter o máximo de atenção a essa técnica, assim como se tem uma atenção para um adiantamento de recebíveis.
Pois, esse processo tende a estabelecer muito mais eficácia e um sucesso para a sua empresa diante do recrutamento e seleção dos candidatos, gerando um cenário vantajoso e muito mais eficaz.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.