Jornal Times Brasília

Aprenda mais sobre o Design Emocional

Hands of graphic designers using laptop and digital tablet in office

O design emocional por mais que muitas vezes seja algo imperceptível, é um conceito extremamente importante, sendo caracterizado como uma espécie de compreensão de que ao entrarmos em contato com qualquer produto, agregamos sentido a ele de forma inconsciente.

As emoções estão presentes em nossa vida praticamente o tempo todo, sendo a nossa capacidade humana de compreender o mundo e em como lidamos com as coisas em nossa rotina.

Por exemplo, uma estrutura metálica para galpão industrial esteticamente bonita ou agradável pode parecer mais eficaz por ter essa melhor aparência e organização.

Com isso, o fato de termos mais afinidade com um objeto ou produto porque justamente nos atrai esteticamente, mostra essa ligação emocional, despertando algo de forma inconsciente em nossa mente para que esse item seja agradável aos nossos olhos.

Assim, um produto bonito ou atraente pode fazer com que os usuários superem problemas de usabilidade, justamente por despertar esse lado emocional, acreditando que esse produto funcione melhor justamente por essa emoção.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o design emocional, e não se preocupe se você não conhece esse conceito, hoje iremos falar sobre seu funcionamento, como ele age nas emoções dos usuários e como ele pode ser implementado para ajudar a ter mais vendas. Confira!

O que é o design emocional?

O design emocional e seu conceito são caracterizados justamente como algumas emoções que devem ser despertadas no público, fazendo com que através disso eles queiram voltar.

As emoções que geralmente devem ser despertadas para uma experiência positiva são:

Assim, ao despertar esses prazeres de fato o contato do público com o seu site se torna extremamente marcante, fazendo com que ele tenha motivos para voltar e sentir essas boas emoções.

Por exemplo, ao imaginarmos um sistema delivery online, ao evidenciar essas sensações e trabalhar justamente na emoção dos consumidores, o contato do delivery com o público se mostra muito mais atraente e prazeroso.

E não necessariamente esse delivery se mostra o melhor do mercado, no entanto ao ser significativo para você, esse consumo se mostra sempre uma boa opção devido a essa ligação emocional desenvolvida.

Com isso, fica claro que essas conexões são extremamente poderosas, afetando o nosso inconsciente e tendo uma capacidade de transformar simples objetos ou produtos em extensões vocativas do indivíduo.

Por isso, trabalhar o design emocional em sua empresa e nas mídias digitais é um dos principais passos para ficar marcado e de fato atrair o público, proporcionando experiências cada vez mais positivas e impactantes.

Como funciona o design emocional?

Don Norman um dos principais escritores ao se tratar desse conceito, em seu livro “Design emocional”, relaciona três níveis emocionais que um produto precisa atingir para de fato ter sucesso e ser relevante para o público.

Dentre esses três níveis podemos destacar:

Nível visceral

Esse nível e seu funcionamento se caracterizam pela fase onde as pessoas compram um produto não necessariamente pela sua utilidade, um bom exemplo desse caso é a água.

Em muitos casos quando compramos água, compramos justamente pela embalagem, pois quando a água acaba, guardamos a garrafa para encher com mais água ou até mesmo para decoração.

Provando de fato que compramos não somente pelo produto em si, mas sim pela utilidade da sua embalagem. Assim, essa compra é realizada justamente pela experiência visceral, sendo algo despertado em nosso subconsciente.

Nível comportamental

Esse nível também está associado ao nosso subconsciente, sendo caracterizado como um comportamento automático, que não nos damos conta da sua realização.

Aqui o prazer é evidenciado ao deixar o público no controle da situação, fazendo com que seja levado em conta esse prazer e a habilidade de realizar uma tarefa do início ao fim sem interrupções.

Assim, esse nível ao ser aplicado, por exemplo, em uma empresa de análise ambiental está associado a deixar o usuário no controle, sendo a resposta que o produto dá em relação a sua eficácia e usabilidade.  

Nível reflexivo

Esse nível é caracterizado como a imagem que o produto representa, e como ele está ajudando a construir a personalidade dos consumidores, tendo uma relação direta com o status social.

Por exemplo, no consumo de sistema de geração de vácuo, ao ser considerado esse nível, o público deseja espelhar a sua dentre esse serviço, colaborando totalmente para a sua personalidade.

Assim, um produto ao alcançar esses três níveis de funcionamento de fato desperta esse lado emocional do público, tendo grandes chances da aceitação e aprovação pelos usuários, rendendo cada vez mais vendas a empresa.

Como o design emocional pode ser implantado

Ao entender a importância e o quanto o design emocional tem um poder determinante para a realização das compras e uma aproximação com o público, com certeza você deve estar se perguntando como aplicar esse conceito em sua companhia que efetua plano de gestão ambiental empresa. 

Com isso, para te auxiliar nesse momento e fazer com que o design emocional venha ser implantado com a máxima eficácia, confira algumas dicas.

Crie uma ligação emocional contando uma história

Contar uma história é um dos pontos fundamentais para estabelecer uma conexão com o público, engajando o usuário na mensagem e gerando todo um alinhamento através da história contada.

Quando se tem uma narrativa atrativa e totalmente emocionante, o público de fato presta atenção em sua marca, gerando essa oportunidade e fazendo com que se tenha uma relevância.

Por exemplo, ao contar uma história de um sistema gravação de ligações, de fato busque influências desde o surgimento desse sistema, contando as dificuldades e tudo que ocasionou para que esse sistema fosse criado.

Assim, ao despertar esses pontos e ir a fundo nas histórias, de fato se tem alguns pontos de conexão com o público, fazendo com que se desperte a ação do consumo e que as escolhas venham ser realizadas através da emoção despertada.

Use elementos que despertam as emoções nos clientes

Nesse ponto o design emocional tem como sua principal meta despertar boas emoções no público, por isso a empresa deve decidir quais os elementos serão utilizados para alcançar esse objetivo.

Esse processo ao ser realizado, por um programa de controle médico de saúde ocupacional, o consumidor ao olhar para esse programa deve automaticamente ter uma sensação, tendo algo que caracterize o programa.

Um dos grandes exemplos desses pontos são os designs de estabelecimentos comerciais, despertando essas sensações na prática.

Se imaginarmos um ambiente como uma boate, ela precisa passar essa sensação de curtição e de algo totalmente agitado e alegre.

Por isso, esses ambientes costumam contar com um show de luzes, mantendo a atenção do público, além de músicas que despertam a alegria e fazem com que todos estejam sempre nesse estágio de curtição.

Invista na embalagem do produto

A embalagem do produto é um dos principais responsáveis por atrair e gerar essa aproximação com o público, por isso ao pensar na embalagem dos seus produtos, considere as sensações que devem ser despertadas.

Por exemplo, se imaginarmos as embalagens de água, elas carregam o tom azul, justamente para passar uma sensação de frescor e de algo refrescante diante do nosso subconsciente.

Dessa forma, é essencial considerarmos as sensações que devem ser despertadas, causando esse impacto visual no público e fazendo principalmente com que se crie esse cenário perfeito para o consumo.

A embalagem em particular tem até mesmo o poder de ganhar vantagem diante dos seus concorrentes, despertando no público sensações que os inclinam a consumir e de fato se aproximar do seu negócio.

Foque na experiência de uso

Por mais que os seus produtos tenham um diferencial e carreguem consigo uma alta qualidade, é totalmente importante pensar na experiência como um todo, estabelecendo esse cenário propício ao consumo e propagação da marca.

Por isso, considere o atendimento personalizado diante do contato com o público, além de um guarda de documentos, estabelecendo segurança e uma organização única para conquistar e se aproximar dos seus clientes.

Portanto, foque na usabilidade e na experiência do público, tendo esse diferencial totalmente marcante e único desde o primeiro contato e interação desenvolvida.

Agregue valor e status ao produto

Como foi visto em um dos pontos do funcionamento, o nível reflexivo, a escolha dos produtos também está associada ao status social que ele tende a proporcionar à pessoa.

Por isso, é primordial que se agregue  status ao que você está vendendo, transmitindo um estilo de vida e algo que seja totalmente característico de um grupo ou meio específico.

Ao entender essa dinâmica e agregar esse valor e status ao seu produto, de fato se tem uma história por trás do que está consumindo, tendo ainda mais chances de vender e se propagar.

Logo, ao despertar esses pontos e ações a serem realizadas, chegou a hora de colocar a mão na massa, despertando esse design social através dos produtos e serviços da sua empresa, e ficando marcado diante do público de uma forma totalmente positiva.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sair da versão mobile