Aprenda a descobrir se o seu ambiente de trabalho é tóxico

O ambiente de trabalho deve ser um lugar que estimula nossa criatividade e nos mantenha proativos, afinal é só com esses aspectos que vamos conseguir render e com isso melhorar os resultados da empresa.

Quando acontece ao contrário, como cobranças excessivas, abuso de autoridade e outras situações, esse ambiente se torna tóxico, e com isso ele impacta negativamente todos os funcionários, podendo afetar de maneira negativa a vida pessoal dessas pessoas.

Isso pode causar diversos problemas, principalmente uma síndrome que tem se tornado bem popular entre as pessoas, que é a síndrome de burnout, que inclusive já é reconhecida como uma doença ocupacional.

Com isso é importante que essa seja uma preocupação de todos, desde uma empresa de limpeza terceirizada SP até uma loja de artigos religiosos, pois é essencial que os funcionários sejam bem cuidados em todos os ambientes.

O que é um ambiente de trabalho tóxico?

Em primeiro lugar, é importante saber o que é um ambiente de trabalho tóxico, afinal muitas pessoas podem estar vivendo essa realidade e muitas vezes nem se dão conta dessa situação.

Um ambiente de trabalho tóxico é aquele em que os funcionários não se sentem bem, ou seja, é muito difícil ir trabalhar todos os dias naquele local ou progredir nas suas carreiras graças a todo clima negativo que se encontra naquele lugar.

Isso acontece devido a um clima negativo criado por colegas de trabalho, supervisores abusivos ou pela cultura da própria empresa.

É importante alertar que quando você trabalha em um ambiente tóxico, sua vida pessoal e profissional é afetada, isso resulta em sérios problemas como o estresse, ansiedade e diversas outras coisas.

Além desses problemas do dia a dia, você corre o risco de você ficar doente, afinal se a mente não está bem, o corpo mostra isso com diversas doenças de causas emocionais, como:

  • Alergias;
  • Anemia;
  • Doenças respiratórias;
  • Artrite;
  • Doenças do coração.

Entre outras que você pode desenvolver e nem ao menos saber que sua causa tem problemas emocionais. Além disso, você começa a questionar suas habilidades profissionais, se questionando se você é bom o suficiente.

Esses problemas podem acabar afetando sua autoestima e te causar diversos problemas relacionados a isso.

Por exemplo, você se sentirá tão incapaz que se por um acaso surgir uma vaga numa empresa de monitoramento, você não irá se candidatar pois acredita que aquela chance não é pra você.

Sinais de um ambiente tóxico

Bom, agora que você já sabe o que é um ambiente tóxico, saiba quais são os principais sinais para identificar se o seu trabalho é um ambiente tóxico ou não. É importante ressaltar que esse texto não é apenas para os funcionários.

Sendo assim, se você é gerente de uma empresa de projeto elétrico predial, por exemplo, fique atento a esses sinais e procure adequar a sua empresa para que todos os funcionários trabalhem em harmonia e da melhor forma.

Grandes problemas de comunicação

Esse é um importante sinal que um ambiente de trabalho é tóxico, afinal quando existem problemas significativos de comunicação em muitas áreas, seja entre funcionários, supervisores, departamentos, fornecedores e clientes, significa que algo está errado.

Esses problemas podem surgir por uma falha na comunicação, por exemplo o gerente esqueceu de entrar em contato com a empresa de terraplenagem e com isso acabou sobrecarregando um setor específico. 

Ou pela comunicação indireta, que é a retenção de informação ou informações mentirosas sobre determinado assunto, todos esses problemas de comunicação podem gerar sérios transtornos para o ambiente de trabalho como um todo.

Por isso, tente manter uma comunicação clara, objetiva, procure entender todos os funcionários e trabalhe da mesma forma com todos os setores.

Por exemplo, uma empresa de bomba para efluentes que possui uma comunicação eficaz tende a ter um ambiente organizacional mais saudável, e com isso os seus funcionários trabalham juntos para alcançar os objetivos da empresa.

Problemas com a saúde

Esse é um sinal gritante que você está em um ambiente tóxico, pois pessoas que trabalham em um ambiente tóxico, principalmente durante um longo período de tempo, tendem a desenvolver problemas de saúde, como dificuldade para dormir ou aumento de peso.

Quando o assunto é a saúde emocional, esse profissional costuma ficar desanimado constantemente e ter episódios de depressão, com isso é normal que as pessoas ao seu redor percebam que você mudou ou está um pouco estressado.

Sendo assim, os relacionamentos pessoais ficam afetados, você não consegue ser uma pessoa sociável nem no âmbito pessoal e nem no profissional.

Inconsistência na política e nos procedimentos

A inconsistência na política da empresa acaba fazendo com que os clientes não entendam o que os funcionários estão fazendo, ou pior, que esse consumidores tenham respostas diferentes e desencontradas desses profissionais.

Isso ocorre porque a política não é de fato escrita ou sequer existem manuais de política da empresa, fazendo com que cada funcionário exerça as normas da forma que acredita, ignorando as informações oficiais.

Por isso que quando a política de uma empresa não é seguida de forma correta ou é ignorada pelos funcionários, ocorre a inconsistência e a falta de qualidade do serviço gerando um cenário de caos.

Líderes tóxicos no ambiente de trabalho

Líderes tóxicos acabam criando um ambiente inóspito para os seus funcionários. Geralmente essas pessoas têm traços de narcisismo, tudo tende a ser sobre eles, eles se enxergam como pessoas brilhantes e mais talentosas que qualquer um.

Todos esses traços fazem com que essas pessoas entendam que são melhores que seus funcionários e com isso precisam ter certo tratamento especial, estão acima das regras e normas da empresa.

Com isso, esses líderes tóxicos costumam conseguir crédito pelo sucesso dos seus funcionários, além de manipular as pessoas e as informações sobre os fornecedores de geradores cummins, por exemplo, ou sobre demissões e realocações da empresa.

Toda essa estratégia de saber as informações antes de todos é para garantir que ele vai se sair melhor que seus funcionários. É importante ressaltar que esse perfil de chefia não está apenas no topo das organizações, geralmente estão como gestores ou supervisores.

Geralmente essas pessoas podem até se sair bem por um curto período de tempo, mas a longo prazo as atitudes deles tendem a aparecer e mostra como são lideranças tóxicas, com isso a confiança e o trabalho em equipe acaba se deteriorando em suas áreas.

Comunicação negativa

Quando um ambiente de trabalho é tóxico, ele exala uma comunicação negativa em toda a cadeia produtiva da empresa e sua organização, com isso os funcionários reclamam da situação de trabalho e todas as circunstâncias que os cercam.

Isso faz com que as pessoas deixem de interagir com seus colegas de trabalho, o que consequentemente afeta a produtividade da empresa.

Afinal, uma comunicação negativa não faz bem para ninguém, desde os gerentes, passando pelos funcionários e até os clientes sofrem com todo esse problema.

Como lidar com um ambiente tóxico?

Se ao ler este artigo você percebeu que está lidando com um ambiente tóxico, saiba o que fazer referente a essa situação. Antes de tudo é importante saber que você precisa cuidar de você e da sua saúde mental em primeiro lugar.

Pense que com uma boa saúde mental você pode trabalhar em qualquer lugar, desde uma empresa de cabine de segurança biológica classe ii b2 até uma multinacional de tecnologia, por isso é importante que você cuide de si.

Se limitar a uma empresa que te faz mal só irá te fazer se sentir pior e te adoecer cada vez mais, por isso permanecer em um ambiente tóxico esperando que as coisas mudem só irá te fazer cada vez mais mal.

Sendo assim, se você percebeu que a empresa que você está trabalhando está te fazendo mal, procure informar para alguém da empresa, seja um psicólogo do trabalho ou alguém do RH.

Essa pessoa irá te ajudar, entendendo suas questões, dúvidas e sugestões. Explique por que você considera aquele lugar tóxico, tente mostrar seu ponto de vista sobre esse assunto, com isso você irá mostrar para empresa como aquilo está de fazendo mal.

Assim é possível que ela entenda os problemas e tente resolver de fato o que está acontecendo. Caso você veja mudança, é uma chance para permanecer na empresa, pois às vezes a empresa nem entende onde está errando.

Por isso é fundamental que se tenha esses feedbacks, só assim os cargos de liderança vão entender o que de fato está acontecendo com os seus funcionários, e com isso criar ações para mudar essas questões.

Por tanto, seja você de uma empresa de bobina térmica 57mm ou de artigos esportivos, ouça o que seus funcionários têm a dizer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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