7 curiosidades sobre indústrias

Quer saber as principais curiosidades sobre as empresas industriais? De fato, essas são as empresas de maior porte e maiores rentabilidades do mercado, principalmente porque são elas que fornecem todos os tipos de insumos e produtos que outras empresas vendem.

Ou seja, as empresas industriais são a força motriz que move todo o mercado na sociedade. Afinal, elas geram empregos, subsidiam outras empresas e fazem o mercado girar de uma forma saudável.

Se você quer saber mais informações sobre a indústria, o que são e quais as 7 curiosidades sobre as empresas do setor, então continue lendo!

O que é indústria?

A indústria é a base e a força motriz onde qualquer matéria-prima é transformada em algo pronto. Ou seja, as indústrias que fornecem mão de obra, matéria-prima, energia, transporte e mercados consumidores para que o que produzem possa ser vendido.

Por exemplo, a indústria transforma o aço em uma ferramenta de corte e dobra de aço, ou panela de aço, móveis de aço, etc.

Elas podem ser divididas em três grupos principais, de acordo com sua produção. São elas: indústria de base, indústria de bens intermediários e indústria de bens de consumo.

Existem várias indústrias importantes no Brasil e no mundo, como Apple, Samsung, Volkswagen, BMW, Coca-Cola, etc.

Tipos de indústrias

Existem vários tipos de indústrias, que incluem o processo de transformação de matérias-primas da natureza em quaisquer bens de consumo duráveis ​​ou não duráveis.

Os diferentes tipos de indústria possuem uma classificação que leva em consideração o tipo de produção industrial, ou seja, os produtos produzidos pela indústria, seja peças de bombas Schneider ou mesmo alimentos processados.

As indústrias são divididas em três categorias: indústrias básicas, indústrias de produtos intermediários e indústrias de bens de consumo.

Indústrias de base

A indústria de base, também conhecida como indústria de meios de produção, refere-se à indústria que transforma matérias-primas encontradas diretamente no ambiente natural em processadas para uso em outros setores industriais.

Dessa forma, os equipamentos e matérias-primas produzidos por tais indústrias serão utilizados por outras indústrias. O perfil de alumínio é um bom exemplo desse tipo de indústria. Além desse exemplo, podemos citar:

  • Mineração;
  • Madeira;
  • Petróleo;
  • Metalurgia.

Pelo próprio nome é fácil entender que essa é a indústria onde todo o processo de inicia.

Indústria de bens intermediários

A indústria de bens intermediários é uma indústria que produz bens acabados para outros setores industriais ou processa matérias-primas. Alguns exemplos são:

  • Produção de papel e celulose;
  • Produtos químicos;
  • Borracha;
  • Plásticos;
  • Componentes elétricos e eletrônicos.

Ou seja, são produtos para a produção de outras commodities, ou insumos que serão utilizados na produção de outras indústrias.

Indústria de bens de consumo

A indústria de bens de consumo produz e distribui esses produtos diretamente ao mercado consumidor e são divididos em bens duráveis ​​e bens não duráveis. Bens duráveis ​​são os que duram muito tempo, como eletrônicos, roupas e sapatos.

Bens não duráveis ​​são produtos perecíveis, ou seja, produtos com prazo de validade curto, como alimentos, produtos farmacêuticos, etc.

Evolução da indústria

A indústria não é e nunca foi estática, ela se desenvolve ao longo do tempo e cresce à medida que a tecnologia avança.

No século XVIII (por volta de 1760) na Europa, mais precisamente na Inglaterra, ocorreu a chamada Primeira Revolução Industrial, então teve início a primeira atividade industrial do mundo.

A máquina a vapor foi criada nesse período, e o carvão era a principal fonte de energia. 

No século XIX, cerca de 100 anos após a primeira fase da Revolução Industrial, o mundo viveu a segunda fase do processo, a Segunda Revolução Industrial.

Nessa época, os processos produtivos de todos os países estavam se aprimorando e indústrias como a automobilística, petroquímica, hidrelétrica com uso de bombas hidráulicas, siderúrgica e metalúrgica despontavam no cenário econômico mundial.

Depois o mundo entrou em uma nova fase, a Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Tecnocientífica da Informação, que iniciou com o surgimento da internet, dos computadores, da biotecnologia, dos satélites e da alta tecnologia.

Essa é a chamada “era da informação e das telecomunicações”, e a sociedade passou por profundas mudanças. Todos esses processos encurtaram a distância entre as sociedades mundiais, aproximaram o mundo e ampliaram o processo de globalização.

7 curiosidades do setor industrial

Agora que você já sabe o que é e conhece algumas características das empresas industriais, vamos conferir as sete curiosidades do setor:

  1. A primeira indústria foi a têxtil

Exatamente isso que você leu, o ramo têxtil foi pioneiro na indústria, e durante a Primeira Revolução Industrial cresceu de forma considerável.

Durante este período, surgiram várias indústrias de tecidos de algodão usando teares mecanizados. A produção desses tecidos era destinada à exportação e foi um dos maiores motores da economia britânica.

Os desenvolvimentos tecnológicos alcançados nessa época permitiram a introdução de novas tecnologias e máquinas na produção. Como resultado, foram criadas máquinas, como uma de compressor parafuso, capazes de tecer fios e aumentar a produção antes feita manualmente.

  1. As máquinas precisam ser balanceadas com frequência

Na indústria, um outro fato curioso que nem todos sabem é que as máquinas precisam ser balanceadas. Esse tipo de processo é considerado manutenção corretiva e visa garantir o bom funcionamento dos equipamentos e a precisão na entrega do produto final.

Logo, o balanceamento de uma máquina de bicos injetores é uma forma de garantir que um produto tenha bom movimento e não oscile em relação ao seu ponto de equilíbrio. Como efeito, isso reduz o desperdício de energia e aumenta a vida útil do rolamento.

  1. O magnetismo é usado nas linhas de produção

Quando se trata de indústria, a maioria das pessoas ainda pensa nas linhas de montagem da era moderna. No entanto, a realidade atual do segmento está longe disso.

A primeira diferença notável é que hoje a automação é muito mais avançada. Isso significa que a força de trabalho humana pode se concentrar no que é realmente a atividade essencial, em vez de realizar atividades repetitivas.

Da mesma forma, técnicas mais sofisticadas são usadas hoje para garantir a eficiência da linha de produção. Isso envolve o uso de vários sensores, alguns dos quais usam até magnetismo.

É o caso, por exemplo, dos sensores indutivos, que detectam a presença de objetos em um campo magnético para permitir (ou não) a transferência de energia.

  1. Existem pelo menos 10 indústrias no Brasil

Você já sabe que o setor industrial é um campo abrangente, mas certamente não esperava que fosse tão amplo, não é mesmo?

Seja para produzir alimentos veganos ou cinta com catraca, o Brasil tem uma indústria específica. Essa é uma das curiosidades do setor para quem não enxerga sua versatilidade. Alguns tipos de indústrias são:

  • Farmacêutica;
  • Alimentícia;
  • Química
  • Metalúrgica
  • De meios de produção (base);
  • De bens de consumo;
  • Extrativas;
  • De construção;
  • Da informação.

Ou seja, são vários tipos de indústrias que temos hoje disponíveis para atender às diversas demandas que existem na sociedade.

  1. Estamos na revolução da Indústria 4.0

A chegada da tecnologia ao setor é uma das mais importantes das últimas décadas. Isso porque revolucionou a relação homem-máquina e possibilitou um aumento mais efetivo da produtividade.

Em outras palavras, as máquinas evoluíram e hoje possuem tecnologia para funcionar de forma automatizada. Como resultado, temos um ambiente industrial mais dinâmico, produtivo e estratégico.

  1. O Brasil possui uma das indústrias mais seguras

A cada ano, o foco em segurança é cada vez maior dentro do setor, aumentando o bem-estar dos colaboradores e evitando prejuízos para a organização.

No Brasil, as normas regulamentadoras (conhecidas como NR) são continuamente atualizadas para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Os avanços na tecnologia aumentaram a segurança à medida que mais funcionários recebem treinamento qualificado. As inspeções também garantem o cumprimento de normas e procedimentos.

  1. Os exaustores são indispensáveis

A indústria é um setor preeminente para a transformação. Seu papel é usar matérias-primas e peças para produzir dispositivos e produtos prontos para consumo.

Os processos industriais também costumam ter produtos indesejados. São considerados resíduos e devem ser tratados e destinados de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

No entanto, nem todos são sólidos: algumas reações liberam gases, alguns dos quais são venenosos. Também é possível gerar energia térmica desnecessária e, portanto, precisar dissipá-la.

Nestes casos, são utilizados exaustores industriais que contam com broca de tungstênio e eles são indispensáveis.

Embora sua função mais conhecida seja ventilar o ambiente (e assim retirar determinados gases), ele também ajuda a reduzir as temperaturas internas e a dissipar o calor dos equipamentos e as reações químicas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.