Volta às aulas: como escolher opções de lanches nutritivos para os pequenosok

Preparar os lanches para as crianças com escolhas saudáveis é o grande desafio dos pais todo início de ano letivo.  Com tantas guloseimas e lanches práticos ofertados em supermercados e lanchonetes, os pais ficam preocupados em como fazer uma escolha equilibrada e nutritiva.

A professora do curso de Nutrição da Estácio Brasília Camila Mognatti esclarece a importância de oferecer uma lancheira saudável para as crianças. “Temos que pensar na formação do paladar que se inicia na infância, se a criança se adapta desde cedo ao consumo de alimentos ricos em açúcares, gorduras, glutamato monossódico, entre outros, dificilmente vai aceitar frutas e vegetais e vai se tornar aquilo que costumamos chamar de um adulto com “paladar infantil”. Além disso, por que oferecer um alimento cheio de aditivos químicos para uma criança? Esses compostos podem desenvolver diversas doenças crônicas ao longo da vida”.

A especialista explica que é importante perceber as preferências da criança e tentar adaptar dentro disso, por exemplo, ao invés de mandar um bolinho industrializado, melhor um bolo caseiro. E que hoje já existe muitas opções saudáveis no supermercado, sucos 100% naturais, biscoitos com uma lista menor de ingredientes (quanto menos ingredientes, melhor), além de algumas preparações práticas que podemos fazer para compor a lancheira, a pipoca é um excelente exemplo disso, sanduíche de queijo, entre outros.

Em contrapartida, alguns alimentos são considerados vilões das crianças, como biscoitos recheados, salgadinhos, sucos de caixinha e refrigerantes talvez estas sejam as piores opções.

Uma estratégia positiva é envolver as  crianças nas preparações de alguns alimentos, e aproveitar o final de semana para preparar alguns bolos e congelar fatias para a lancheira e fazer as compras juntos também é uma boa ideia. Além de, sempre conversar com as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.