Por LARA CONTRIN
AGNOT / A3M / NOTPOP / 07.04.25 – LC: A Universidade Popular, nacionalmente conhecida como UNIPOP BRASIL, uma escola de formação bastante ligada aos movimentos sociais, sindical, estudantil e popular em convenio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, através de emenda parlamentar da senadora Leila Barros inicia esta semana inscrição para três cursos profissionalizantes e de capacitação para diversos setores da população do Distrito Federal.
Segundo informações colhidas junto ao Diretor Geral da UNIPOP BRASIL, Acilino Ribeiro, serão três cursos de qualificação profissional para atender a demanda dos trabalhadores do DF, sendo que estes devem estar inscritos no CADUNICO, o cadastro único do governo federal, e receberão certificado de 40 horas aulas. Os três cursos são respectivamente de Empreendedorismo Social e Economia Criativa; de Agroecologia e Agricultura Familiar e de Agente Cultural e Produção Artística. Cada curso terá duração de quarenta horas aulas, e serão realizados as segundas quartas e sextas feiras de forma on-line com professores interagindo diretamente com os alunos e aos sábados de forma presencial. Informações a respeito de dia, horário e local, além de ementas e logística, como deslocamento e alimentação dos alunos durante o curso estarão no Site da UNIPOP BRASIL, (unipopbrasil.com).
A UNIPOP contratou os melhores professores dentre renomados doutores, mestres e especialistas em cada área. E todas as informações referentes aos mesmos estão no site da universidade popular onde será encontrado todas as informações sobre os respectivos cursos. A abertura dos três cursos será realizada de forma conjunta dia 10 de maio no auditório da UNIPOP no Centro Cultural de Brasília, na quadra 601 da L2 Norte onde funciona a sede da Universidade Popular.
Acilino Ribeiro (perfil abaixo), Diretor Geral disse que além das inscrições diretas pelo Site da UNIPOP vários sindicatos e movimentos sociais também estão fazendo inscrições para atender a uma demanda existente entre trabalhadores desempregados e que veem nestes cursos uma oportunidade de ascender no mercado de trabalho. Acilino informou ainda que está levando a proposta aos DCEs – Diretórios Centrais de Estudantes e aos CAs – Centros Acadêmicos das universidades do DF para que os estudantes cadastrados no CADUNICO também façam o curso, que além de um certificado que lhe proporcione qualificação técnica também servirá como atividade complementar a estudantada universitária de Brasília que terá uma atividade extracurricular de quarenta horas para sua carga horário curricular.
Vários outros cursos profissionalizantes como estes também de capacitação e aperfeiçoamento serão realizados no decorrer do ano, mas a partir de julho estão programados vários outros a nível de extensão universitária, seminários, oficinas e jornadas de formação dentre outras atividades. Parte dos inscritos até o momento tem sido de pessoas em situação de vulnerabilidade e de excluídos e que são atendidos por um programa de assistência humanitária criado pela UNIPOP onde participam desempregados, população de rua, imigrantes e refugiados, dependentes químicos e profissionais do sexo que é parte do público preferencial desse novo modelo de universidade, buscando inclui-los social, econômica e politicamente na sociedade.
A UNIPOP BRASIL, Universidade Popular, juntamente com o ICL – Instituto Conhecimento Liberta, a ENFF – Escola Nacional Florestan Fernandes e o Instituto Paulo Freire além de algumas escolas de formação sindical espalhadas pelo país vem se destacando juntamente com as demais citadas como referência política ideológica das forças progressistas e democráticas do país na preparação de uma nova geração de líderes no Brasil, afirmam diversos parlamentares, religiosos e professores que colaboram voluntariamente com estes centros de formação. AGNOT / A3M / NOTPOP / 08.04.25 – LC:
Perfil biográfico de Acilino Ribeiro, Diretor Geral da UNIPOP BRASIL – Universidade Popular.
Político brasileiro. Advogado de movimentos sociais; professor universitário, cineasta e documentarista, escritor, filosofo e Reitor da UNIPOP – Universidade Popular. Acilino é um ex-dirigente do antigo PCB – Partido Comunista Brasileiro. Ex-guerrilheiro e militante do antigo MR8, organização guerrilheira que combateu à ditadura militar nos anos de chumbo no Brasil. Foi vereador de Teresina, Secretário Municipal de Interior e Ação Comunitária da Prefeitura de Teresina; Superintendente do INCRA e presidente do Instituto de Terras do Piauí e ex-secretário de Reforma Agrária no Estado. Ex-Subsecretário de Estado de Movimentos Sociais e Participe ainda ação Popular do GDF no governo do PSB. É membro da Executiva Nacional do PSB e Coordenador Nacional do Movimento Popular Socialista, segmento mais à esquerda do PSB. Tem 09 pós-graduações, em especial nas áreas de Relações Internacionais, Economia Internacional, Direito Internacional, Direito Constitucional, Inteligência Estratégica, Geopolítica e Diplomacia, História, Teologia e Educação. Conhecido internacionalmente como um dos melhores educadores populares do mundo na atualidade é um dos principais idealizadores do projeto de uma Universidade Popular – com o ex-ministro José Dirceu, Frei Beto, Leonardo Boff e outros líderes da Geração 68 como também um dos principais articuladores da Nova Esquerda. Tem dez livros publicados. que são em parte as teses e TCCs de suas pós graduações e prepara mais dois para lançar ainda este ano.
Acilino Ribeiro, Reitor da Universidade Popular – UNIPOP BRASIL