UCB promove Congresso Internacional que discute a formação de professores

Evento que ocorrerá nos dias 21 e 22 de maio é uma oportunidade para que os profissionais da educação, estudantes e pesquisadores reflitam sobre resultados e proposições de pesquisas acadêmicas relacionadas à formação docente ao redor do mundo

A Universidade Católica de Brasília (UCB) abre as inscrições do “Congresso Internacional de Internacionalização e Formação de Professores: Desafios e Perspectivas”, que acontecerá nos dias 21 e 22 de maio, na instituição, no Campus de Taguatinga/DF. O evento reunirá palestrantes, conferencistas e pesquisadores de diversos países para discutir acerca dos novos contextos emergentes no campo da formação docente.

Nomes relevantes no cenário internacional marcarão presença como palestrantes e conferencistas, como os professores Dr. Arie Kizel da Universidade de Haifa, de Israel; Dr. Ernesto Treviño, da Pontifícia Universidade Católica do Chile; Dra. Tone Kvernbekk, da Universidade de Oslo, da Noruega; Dra. Sonja Arndt, da Universidade de Melbourne, da Austrália; Dr. Alexandre Anselmo Guilherme e Dra. Marília Morosini, ambos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; o representante do Equador, Wilmer Marcelo S. Carrillo; a professora Maria Helena Guimarães de Castro, da Cátedra Instituto Ayrton Senna (USP), o professor Manuel Palacios – Presidente do INEP.

Internacionalização
Direcionado aos profissionais da educação, estudantes e pesquisadores, o Congresso é uma oportunidade de reflexão sobre os resultados e as proposições de pesquisas acadêmicas do campo da formação docente ao redor do mundo. O evento tem a proposta de cooperar para reflexões num contexto, que demanda a necessidade de restauração da humanidade, problematizar questões sociais, econômicas e culturais e traçar uma agenda comum, ética, estética, política e transformadora.

“É com muito orgulho que abrimos as portas da nossa Universidade Católica de Brasília para recebermos este evento tão importante. Com o olhar no futuro e com a consciência do nosso importante papel na construção de um mundo melhor, por meio da educação, acreditamos que esta troca entre profissionais de diversos países é indispensável”, destaca a Pró-Reitora Acadêmica da UCB, Adriana Pelizzari. De acordo com ela, o intercâmbio multicultural interferirá diretamente em processos criativos e na reflexão acerca das perspectivas da realidade da formação dos docentes.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCB e presidente do Congresso, professor Renato Brito, as pesquisas acadêmicas trazem abordagens recentes acerca das temáticas de relevância para a sociedade, incluindo o debate em torno das origens, causas e consequências de problemas e situações reais e que, muitas vezes, podem ser resolvidos. “Reconhecer a importância da pesquisa e valorizá-la é missão basilar da universidade, entidade que é, normalmente, o berço do desenvolvimento das pesquisas. É neste processo que está inserida a Educação. O Congresso já é um desdobramento das reflexões e pesquisas que vêm sendo realizadas”, aponta.

Brito reforça que a formação dos docentes é imprescindível para o bom desempenho dos estudantes, na Educação Básica e no Ensino Superior. “Pesquisas recentes, e mesmo os dados do Censo Escolar dos últimos anos, tem demonstrado a importância da qualificação docente e o quanto o envolvimento e a aprendizagem dos estudantes estão diretamente vinculados com o desempenho acadêmico do profissional da educação”, complementa.

Como participar
As inscrições já estão abertas com ingressos que variam de R$ 90 a R$ 200, de acordo com o lote e respectivo público, como estudantes de nível superior ou professores de escolas públicas, professores de nível superior (privado e/ou público) e outros profissionais. Para participar do evento, os interessados devem adquirir os ingressos pelo site www.interformacao.com.br.

Submissão de trabalhos
O Congresso Internacional de Formação de Professores aceita trabalhos nas modalidades de “Resumo expandido para comunicação oral” e “Pôster”, que precisam seguir uma dessas três linhas temáticas de pesquisa: Processo educacional e formação de professores; Política, gestão e avaliação da educação; e Educação, tecnologia e comunicação.

“Todos os participantes, sejam acadêmicos, docentes, pesquisadores ou outros profissionais interessados em socializar sua reflexão e/ou pesquisa com a comunidade acadêmica, estão convidados para submeter trabalhos”, acrescenta o presidente do evento, Renato Brito. O prazo final para submissão dos resumos expandidos e dos pôsteres é o dia 30 de abril.

Serviço
Congresso Internacional de Internacionalização e Formação de Professores: Desafios e Perspectivas
Quando: 21 de 22 de maio de 2024
Onde: Teatro Católica – Câmpus Taguatinga da Universidade Católica de Brasília. QS 07 – Lote 01 – Pistão Sul – Taguatinga, Brasília/DF.
Inscrições: www.interformacao.com.br

Submissão de trabalhos
Modalidades: Resumo expandido para comunicação oral e Pôster
Quem pode participar: acadêmicos, docentes, pesquisadores ou outros profissionais que estudem sobre Educação
Prazo: até 30 de abril de 2024 (terça-feira)

Crédito da foto: Divulgação UCB

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.