UCB lança primeira pós-graduação em desenvolvimento blockchain do DF

 

A Universidade Católica de Brasília (UCB) lançou nesta terça, 28 de fevereiro, a Pós-graduação Lato Sensu em Desenvolvimento Blockchain. O evento ocorreu na sede da TGT Digital, no Setor Comercial Sul (CSC), empresa parceira na criação do curso. Participaram do evento a reitora interina, Adriana Pelizzari e o pró-reitor administrativo, Weslley Sepúlvida. Como convidada, compareceu a secretária executiva de Acompanhamento de Políticas Públicas do DF, Meire Lúcia Coelho, além de representantes de instituição bancária, entidades de classe e Governo de São Paulo.

Adriane Pelizzari destacou o papel da UCB de “fornecer conhecimento e tecnologia para contribuir com o desenvolvimento da sociedade”. É com este intuito que se decidiu instalar a Especialização em Desenvolvimento Blockchain no SCS, região central de Brasília que passa por um processo de revitalização e requalificação como polo tecnológico e de economia criativa.

A parceria com a TGT Digital se dá pelo know how da empresa no desenvolvimento de soluções em blockchain para diversas aplicações, como transações financeiras, contratos inteligentes e compartilhamento seguro de informações sensíveis. “A Católica precisa trabalhar em rede e somar competências para inovar cada vez mais e ajudar a desenvolver a sociedade, como está acontecendo no Setor Comercial Sul”, afirma.

Lígia Meireles, sócia da TGT, considera que a parceria se faz necessária porque “precisamos trazer a academia para dentro do mercado para sedimentar e materializar o conhecimento”.  A parceria propicia a formação de profissionais completos, capacitados com as melhores técnicas e práticas aplicadas na TGT e a solidez do pensamento e método científicos da Católica de Brasília. “Sem pesquisa e desenvolvimento, uma empresa é só uma empresa, não se destaca no mercado. É isso que queremos promover”, completa.

A secretária executiva de Acompanhamento de Políticas Públicas do DF, Meire Lúcia Coelho, diz que o lançamento do curso coloca a Universidade Católica no papel de “indutora de uma atividade que amplia a matriz econômica do Distrito Federal”. A pós-graduação é pioneira no DF e uma das primeiras iniciativas que integram a readequação do Setor Comercial Sul. Este processo “é mais do que só uma revitalização e preservação do patrimônio e a UCB é uma grande mediadora entre a academia, o mercado e o governo”, explica a secretária.

O curso
A Pós-graduação em Desenvolvimento Blockchain é voltada profissionais da área de desenvolvimento de softwares que pretendem entrar no mercado de blockchain. Atende a pessoas em qualquer nível de conhecimento, tanto programadores em início de carreira, quanto aqueles com larga experiência em outras tecnologias.

A matriz curricular aborda assuntos atuais e relevantes, com prioridade para a prática, sem deixar de lado o aprofundamento teórico. São estudados os Criptoativos, NFT (Non-fungible Token), Smart Contracts, DAO (Decentralized Autonomous Organization), desenvolvimento de API’s e diversos outros assuntos.

Mercado de trabalho
Estudo recente divulgado pela plataforma de carreira Linkedin aponta que o Brasil está entre os dez países com maior demanda por profissionais blockchain no mundo. Apenas em 2021, houve um aumento de 518% na procura por talentos na área. Dada a necessidade, especialistas na área costumam conseguir remuneração acima da média de outras tecnologias da informação.

Crédito das foto: Samuel Paz

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.