UCB firma parceria com Porto Digital, maior parque tecnológico da América Latina

 

Projeto visa transformar o ensino de tecnologia ao conectar mercado, instituição de ensino, empresas de tecnologia e profissionais de TI ao ecossistema de inovação

A Universidade Católica de Brasília (UCB) assinou nesta terça-feira, dia 26 de setembro, uma parceria com o Porto Digital, o maior e mais relevante parque tecnológico aberto e urbano da América Latina. O evento realizado na UCB contou com a presença do secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação do Distrito F, Gustavo Amaral, empresários, representantes da sociedade civil e associações relacionadas à tecnologia e inovação.

“A parceria visa a oferta de um novo modelo de ensino no qual nossos estudantes, ao longo de sua formação, vão realizar projetos reais nas empresas conveniadas à UCB, trazendo para a grade curricular dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação as demandas reais do mercado e da sociedade. A implementação dessa metodologia inovadora na grade curricular está prevista para março de 2024”, explica o reitor da UCB, professor Carlos Longo.

Serão beneficiados estudantes de todos os Câmpus da UCB: em Taguatinga, Ceilândia e no novo Câmpus que será inaugurado no Plano Piloto em 2024. A Universidade prevê também a construção de espaços de coworking, onde os empresários poderão se reunir com os alunos e professores para o desenvolvimento de soluções computacionais.

Maior da América Latina
O Porto Digital é hoje o maior e mais relevante parque tecnológico aberto e urbano da América Latina, composto por mais de 460 empresas, organizações de fomento e órgãos de Governo e mais de 17 mil profissionais e empreendedores. “Queremos trazer a experiência de formação de pessoas na área de tecnologia que nós temos no Porto Digital para cá, aproveitando a estrutura da própria universidade, com o corpo de professores e todo o potencial de crescimento na área de tecnologia que Brasília possui”, disse a Superintendente de Formação e Inovação do Porto Digital, Marcela Valença.

E Brasília tem mesmo planos que vão ao encontro dessa parceria. Recentemente, em maio deste ano, o Governo do Distrito Federal sancionou uma lei que autoriza novas atividades no Setor Comercial Sul (SCS) do Plano Piloto, com o objetivo de revitalizar a região e transformá-la em um centro de tecnologia e economia criativa. São 280 novas atividades comerciais, institucionais e de prestação de serviços autorizadas, como faculdades, creches, cursos de educação profissional de nível técnico, entre outros.

Mais que um programa de graduação
A proposta altera a grade curricular dos cursos ofertados pela UCB, incluindo a nova disciplina ‘Residência Tecnológica Porto Digital’, que leva os estudantes para dentro das empresas e as empresas para dentro da universidade. “O grande diferencial a partir desse momento é que nossos alunos estarão envolvidos em projetos reais nas empresas, durante o processo de formação, criando oportunidades de trabalho e colocando o conhecimento em prática. Nenhuma outra instituição em Brasília oferece essa disciplina em sua grade de ensino”, explica Gislane Pereira Santana, professor da nova disciplina de Residência Tecnológica da UCB.

Assinada a parceria, a Universidade inicia agora o processo de cadastramento das empresas interessadas em fazer parte dessa conexão com a UCB, como espaços de residência tecnológica para os estudantes. A participação das empresas parcerias inicia já em 2024. Instituições interessadas devem entrar em contato pelo WhatsApp 11 97204-5133.

Legendas: O reitor da UCB, professor Carlos Longo e o professor da nova disciplina Residência Tecnológica Porto Digital, Gislane Santana durante apresentação da parceria.

O reitor da UCB, professor Carlos Longo, assina convênio de parceria junto com a Superintendente de Formação e Inovação do Porto Digital, Marcela Valença.

Crédito das fotos: Samuel Paz

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.