SESI Caruaru recebe certificação de Excelência em Gestão Escolar e reforça o padrão de qualidade em Pernambuco

Unidade do Agreste é a primeira do estado a conquistar o selo de qualidade do PSGE

 

A Escola de Referência SESI Caruaru recebeu, nesta terça-feira (11), a certificação do Programa SESI de Gestão Escolar (PSGE), um reconhecimento que atesta a excelência e o aprimoramento contínuo dos seus processos administrativos e pedagógicos. A cerimônia foi realizada na própria unidade e conduzida pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Bruno Veloso, e pela superintendente do SESI Pernambuco, Cláudia Cartaxo.

Bruno Veloso enfatizou a cultura da entidade de buscar a melhoria contínua de suas ações, mantendo o padrão da gestão educacional que o Sesi Nacional tem impulsionado. “Para receber essa premiação, boas práticas foram empregadas: práticas de controle, de treinamento dos docentes e de acompanhamento dos processos para melhorar os nossos padrões de ensino”. Por fim, o presidente dedicou a conquista à comunidade escolar: “Eu queria dizer a cada aluno, a cada gestor, a cada colaborador, que essa premiação é para vocês. Vocês fizeram acontecer. Nós damos as ferramentas, mas vocês executam. Então, a todos vocês, muito obrigado e parabéns”, afirmou Veloso.

O diretor superintendente do SESI nacional, Paulo Mól, relembrou a participação da unidade Caruaru no Programa SESI de Gestão Escolar, que compreende um conjunto de ações estruturadas para fortalecer a atuação dos Gestores Escolares para a tomada de decisões estratégicas. “Na mesma forma que uma empresa teve seu planejamento estratégico, uma escola também precisa ter. E o gestor precisa estar preparado para construir, detectar quais são os pontos de melhoria, seja na questão da instalação física, seja na questão do relacionamento, seja na questão da performance”, explicou o executivo.

Para a gerente escolar do SESI Caruaru, Robervânia Cordeiro, a premiação reconhece não apenas os resultados alcançados, mas também o esforço coletivo em aprimorar esses processos e fomentar a cultura da aprendizagem. “Essa jornada de equilíbrio educacional é construída por vários pilares: a liderança, o planejamento, a gestão administrativa e financeira, o desenvolvimento dos colaboradores e a comunicação. Tudo para que a gente chegue à área dos resultados, os quais seguimos elevando continuamente na nossa unidade”, refletiu.

O PSGE é um programa que possui 32 descritores, como explicou a gerente de educação tecnológica do SESI Nacional, Kátia Marangon, os quais a instituição precisa cumprir e que, juntamente com o desempenho acadêmico dos alunos, permitem a conquista do selo de qualidade. “Nosso conselho de certificação é um conselho externo, formado por professores renomados no Brasil, que inclusive já ocuparam ministérios e secretarias do governo”, pontuou. Por fim, Marangon destacou a importância do feito: “No Brasil, temos apenas oito escolas certificadas até então e aqui em Pernambuco a unidade de Caruaru é a primeira”, reforçou.

Também participaram da solenidade diversas autoridades municipais e estaduais, além de representantes da comunidade acadêmica e de instituições parceiras, entre eles: o representante da Gerência Regional de Educação do Estado (GRE), André Simões,  o secretário municipal de Educação, Kaio Colaço, que representou o Poder Executivo Municipal, o presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Bruno Lambreta, o diretor regional da Fiepe Agreste, João Bezerra, demais conselheiros da Fiepe Agreste, além de gestores, docentes e membros da comunidade.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.