Pesquisa inédita apresenta vocações e potencialidades do mercado da Economia Criativa no DF 

 

 

Panorama da Economia Criativa no DF chega à terceira fase com foco nas estratégias e ações de curto, médio e longo prazo

Depois de mapear mais de 90 mil agentes criativos no DF e identificar o montante de R$ 9 bilhões gerados pelo mercado da economia criativa no ano passado, a pesquisa inédita conduzida pelo Mestrado Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (UCB) chega a uma nova etapa. O 3º relatório vai apresentar os resultados combinados da segunda e terceira fase da pesquisa, que analisou as potencialidades e vocações do mercado da Economia Criativa no DF. A apresentação será realizada na próxima terça-feira, dia 7 de novembro, durante o Fórum Internacional UCB.

A partir da análise apresentada, o grupo de pesquisadores vai propor estratégias e planos de ações de curto, médio e longo prazo para a organização de polos articulados em clusters (grupo de empresas ou profissionais que operam em um nicho) e em arranjos produtivos locais nas regiões administrativas do Distrito Federal.

O Fórum Internacional UCB, evento promovido pela Católica nos dias 6 e 7 de novembro no Parque Tecnológico de Brasília, traz palestrantes do Brasil, França e Estados Unidos para debater assuntos como inteligência artificial, sustentabilidade e liderança em torno do tema “O amanhã é hoje”.

Etapas anteriores
Além de mapear mais de 90 mil agentes criativos registrados no DF, a pesquisa inédita identificou que a taxa de participação da economia criativa no produto interno bruto (PIB) local é de 3,5%, gerando mais de R$ 9 bilhões no ano passado. O setor de serviços, por exemplo, é o maior gerador de PIB no DF, indica levantamento do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPE-DF). Para se ter uma ideia, a Construção Civil possui a maior produção de PIB no setor da indústria, com percentual de 2,5%, resultando em aproximadamente R$ 6 bilhões, conforme publicação do IPE em 2022.

O perfil sociodemográfico revelou a predominância de agentes criativos do sexo masculino (exceto no artesanato, gastronomia, moda e criação literária), pardos e brancos, na faixa etária acima dos 30 anos e alta escolaridade, com ensino superior completo e outra parte com ensino médio completo.

Panorama da Economia Criativa no DF
A pesquisa é coordenada pelo professor e pesquisador Alexandre Kieling, da UCB, e uma equipe de mais de 40 integrantes, incluindo docentes, mestrandos, graduandos e profissionais técnicos do Mestrado Inovação em Comunicação e Economia Criativa.

O Panorama tem fomento de órgãos públicos e privados, como a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio), junto à Câmara de Economia Criativa da Fecomércio, Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

Serviço
Lançamento da 3ª fase do relatório Panorama da Economia Criativa do Distrito Federal durante Fórum Internacional UCB
Quando: Dia 7 de novembro de 2023
Horário: 10h
Onde: Parque Tecnológico de Brasília
Endereço: Lote 4, Edifício de Governança, Bloco B
Programação Fórum Internacional UCB: https://ucb2.catolica.edu.br/portal/wp-content/uploads/2023/10/PROGRAMACAO-3-1.pdf
Evento fechado para convidados

Crédito da foto: Raphael Carmona/Senac-DF

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