
Os primeiros seis anos de vida são decisivos para o desenvolvimento humano. Mesmo assim, boa parte da população ainda não reconhece essa importância. Segundo o Panorama da Primeira Infância 2025, da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), em parceria com o Datafolha, 42% dos brasileiros não sabem o que significa o termo, e apenas 15% o associam ao período de maior desenvolvimento humano.
Entre o nascimento e os seis anos, 90% do cérebro se forma em um ritmo de 1 milhão de conexões por segundo. Nesse tempo, consolidam-se habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais que influenciam toda a vida.
“Os primeiros anos são o coração do desenvolvimento humano. Tudo o que acontece nessa fase deixa marcas que acompanham a criança por toda a vida. Por isso, a escola precisa ser mais do que um espaço acadêmico, deve ser um lugar de vínculos, experiências significativas e amor”, comenta Tainah Nóbrega, diretora de Comunicação e Marketing da Heavenly.
A pesquisa também mostra que crianças bem cuidadas nessa fase têm melhor desempenho escolar, mais saúde emocional e maiores chances de sucesso. Já a negligência, o excesso de telas e a ausência de vínculos afetivos estão entre os fatores que mais comprometem o desenvolvimento.
O papel das escolas: onde o futuro começa
A educação infantil de qualidade assume um papel central. Mais do que um espaço de socialização, ela é o primeiro ambiente de formação integral, onde afeto, curiosidade e aprendizado se encontram.
Na Heavenly International School, o Kinder, educação infantil, que vai de 2 a 5 anos, traduz esses princípios em prática cotidiana. Em um ambiente bilíngue e acolhedor, cada momento do dia é planejado para nutrir o corpo, a mente e o espírito. A etapa também acompanha o 1º ano do Ensino Fundamental, garantindo uma transição gradual e segura para os anos iniciais do Ensino Fundamental 1.
“Nós trabalhamos com a consciência de que cada momento ao longo do dia é uma descoberta e uma construção de conhecimento”, explica Michelle Gössling Cardoso, coordenadora do Kinder. “A criança aprende quando se sente segura, amada e envolvida no processo de aprendizado.”
A coordenadora destaca que o olhar da Heavenly é centrado na criança, respeitando seu ritmo, potencial e individualidade. “O aluno é parte ativa em seu processo de aprendizagem. Diferente do modelo tradicional, que prioriza conteúdos prontos e práticas repetitivas, valorizamos a curiosidade natural, a autonomia e a capacidade de pensar e se expressar”, afirma Michelle. Dessa forma, a aprendizagem acontece de forma significativa, por meio de experiências reais, bilíngues e sensoriais, que respeitam a infância e seu modo próprio de aprender.
Essa abordagem está sustentada por cinco pilares que orientam todo o trabalho pedagógico do Kinder: desenvolvimento integral, imersão bilíngue, vínculo afetivo, excelência acadêmica e formação espiritual. “Esses princípios se refletem em cada detalhe da rotina: nas propostas investigativas, nas conversas do Circle Time, nos momentos de oração, nas brincadeiras dirigidas e no cuidado com o ambiente. “Tudo é pensado para que a criança aprenda de forma prazerosa, segura e intencional, adquirindo as habilidades esperadas para a faixa etária de modo cativante e significativo”, completa Michelle.
O Circle Time abre o dia com acolhida e escuta; ao longo da rotina, as contações de histórias, atividades direcionadas e experiências são cuidadosamente planejadas com intencionalidade pedagógica, promovendo a curiosidade, a investigação e a descoberta de forma significativa e contextualizada. A aprendizagem do inglês acontece de maneira natural e integrada, sendo o idioma o meio pelo qual as crianças se comunicam, exploram conceitos e constroem conhecimento. Em Psychomotricity desenvolve equilíbrio e confiança; as aulas de Music ampliam o vocabulário, exercitam a memória, fortalecem a expressão emocional e a criatividade; em Ecology é despertado o senso de responsabilidade e cuidado com o planeta; e o Play Time valoriza o brincar livre, prática muitas vezes subestimada por adultos, mas essencial ao desenvolvimento socioemocional.
“É brincando que as crianças constroem o conhecimento, desenvolvem a linguagem, aprendem a lidar com emoções e a se relacionar com o mundo. É também uma forma de viver em sociedade: aprender a cooperar, respeitar, esperar e partilhar”, reforça.
Cuidar, formar e inspirar
Além das dimensões cognitivas e motoras, a Heavenly dedica atenção especial à formação espiritual e emocional. A Catholic Formation, parte essencial da rotina, ajuda as crianças a desenvolverem virtudes como a empatia, o respeito e o amor ao próximo, valores apontados pela FMCSV como determinantes para uma infância saudável.
As histórias bíblicas, as canções e os momentos de oração são propostos de maneira bilíngue e vivencial. As crianças aprendem a nomear sentimentos, reconhecer valores e perceber Deus nas pequenas coisas do dia a dia. “Trabalhamos situações reais, como dividir, pedir desculpas ou ajudar um amigo, sempre à luz dos ensinamentos de Jesus”, explica Michelle.
O vínculo entre professores e alunos é outro pilar da proposta. “O aprendizado nasce da confiança. Quando a criança se sente amada e parte importante do processo, ela se abre para aprender. Acreditamos em uma disciplina que nasce da consciência, não do medo, com limites claros, empatia e respeito. A criança é levada a refletir sobre suas atitudes e a pensar em como solucionar conflitos”, conclui a coordenadora.
Serviço:
Unidade Kinder Lago Sul
SHIS QI 19 chácara 18, Brasília – DF – 71.655-730
Unidade High Lago Sul
SHIS QI 17/19 S/N – Lote Seminário, Brasília – DF – 71.645-600
Unidade Asa Norte
SGAN 606 módulo A – Asa Norte, Brasília – DF, 70.830-251
Contato:
Telefone: (61) 3366-2820




