O Brasil ainda enfrenta desafios significativos na educação, apesar do avanço no acesso ao ensino superior. O número de brasileiros com diploma universitário cresceu de 6,8% em 2000 para 18,4% em 2022, mas o país segue distante das médias internacionais. Enquanto isso, a educação a distância (EAD) ampliou a inclusão, mas gerou debates sobre qualidade e empregabilidade. O Unicef destaca a necessidade de conectar melhor a formação escolar ao mercado de trabalho, evitando que jovens se tornem parte dos 11 milhões de “nem-nem” no Brasil. Nesse contexto, escolas têm repensado seus modelos de ensino para oferecer uma educação mais dinâmica e integrada ao mundo real.
A Escola Canadense de Brasília (ECB) é um exemplo de instituição que aposta em um ensino baseado na experiência, com metodologias ativas, que preparam os alunos para os desafios do século XXI. Adotando o modelo canadense de educação, reconhecido mundialmente por seu foco na formação integral e no aluno a escola prioriza o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, pensamento crítico e autonomia dos estudantes. Além disso, incorpora o modelo STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), impulsionando a formação de alunos preparados para carreiras do futuro.
“A educação precisa ir além do conteúdo tradicional. Nossa abordagem coloca o aluno no centro do aprendizado, estimulando a resolução de problemas reais, a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe”, afirma Vitor Ramos, diretor da ECB. Ele destaca que a escola aposta em projetos interdisciplinares e na integração entre teoria e prática, aproximando a formação acadêmica das demandas do mercado de trabalho. “Acreditamos que o ensino precisa preparar o estudante não apenas para provas, mas para a vida e para a profissão que ele escolher”, acrescenta.
Entre as iniciativas da ECB está o uso de metodologias ativas de aprendizagem, como o ensino baseado em projetos e solução de problemas. Essas abordagens incentivam a autonomia e o protagonismo dos estudantes, tornando a aprendizagem mais significativa. Além disso, a escola investe em tecnologia educacional, oferecendo laboratórios modernos e ferramentas digitais que simulam ambientes corporativos e universitários.
Como uma Certified School do International Baccalaureate® (IB), a Escola Canadense de Brasília promove um ensino inovador desde a infância, estimulando o pensamento crítico, a autonomia e a colaboração. A personalização do ensino permite que os alunos explorem seus interesses, fortalecendo não apenas o conhecimento acadêmico, mas também competências socioemocionais, tão valorizadas no mundo atual.
Com o ensino híbrido, a escola integra aulas presenciais e online, plataformas interativas e metodologias que incentivam a participação ativa dos estudantes. “A tecnologia nos permite criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico e inclusivo, respeitando as particularidades de cada aluno. Isso garante não apenas um ensino mais eficiente, mas também uma formação mais completa e conectada com as necessidades do século XXI”, conclui Ramos.
A Escola Canadense de Brasília reforça, assim, seu compromisso com uma educação inovadora, preparando os alunos para os desafios de um mundo em constante transformação.
Sobre a Escola Canadense de Brasília:
A Escola Canadense de Brasília é uma instituição educacional que oferece um currículo bilíngue, que utiliza uma metodologia internacional de excelência, com uma mentalidade global e uma abordagem pedagógica voltada para a formação integral dos alunos. Com foco no desenvolvimento acadêmico e sócio emocional, a escola prepara seus alunos para serem cidadãos globais. https://www.escolacanadensedebrasilia.com.br/.
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