Educação Integral: Estudantes no centro do processo ensino-aprendizagem

Proposta pedagógica contemporânea em que a escola coloca os estudantes e suas necessidades no centro do planejamento curricular, a educação integral é fundamental no processo educativo. Isso porque ela assegura o desenvolvimento contínuo nos aspectos sociais, emocionais, físicos, intelectuais e culturais através de uma metodologia contextualizada e de uma permanência na rotina dos alunos. Com essa dinâmica, o estudante tem a oportunidade de vivenciar, em atividades complementares práticas, aquilo que estuda em seu currículo básico e que, consequentemente, acaba refletindo em ambientes fora da escola e nas atitudes das crianças e jovens.

 

“Crianças que estão inseridas em um ambiente de educação integral acabam fortalecendo vínculos com os colegas e professores, reforçando o sentimento de pertencimento ao ambiente escolar. Ao mesmo tempo, desenvolvem habilidades para uma rotina de estudos mais organizada e autônoma, um senso crítico mais apurado e habilidades sociais de liderança e trabalho em grupo”, avalia a supervisora pedagógica do Colégio GGE, Alice Vila Nova, complementando que essas crianças também ampliam capacidades de resolução de problemas e autocuidado.

 

As experiências de uma educação integral, Alice explica, vão além do turno regular e podem ser realizadas de diversas formas, como, por exemplo, por meio de esportes, reforço escolar, aulas de música ou de dança, além de grupos de redação e leitura. “O turno complementar deve ser organizado em um ambiente seguro e cuidadoso, com uma equipe acolhedora que orienta as crianças a vivenciarem atividades de vida prática com autonomia. O currículo do turno complementar é construído para proporcionar momentos de observação, discussão, experimentação para engajar e desenvolver habilidades diversas para a formação integral do aluno”, esclarece.

 

No Colégio GGE, por exemplo, explica Alice, no turno complementar, as crianças são acolhidas pela equipe exclusiva desse momento e orientadas durante o momento do banho e do almoço no refeitório. “Em seguida, vão para a sala de aula, onde recebem o apoio dos professores no acompanhamento pedagógico e tiram dúvidas enquanto desenvolvem suas atividades de casa. Nesta rotina, também são oportunizados esportes, oficinas de incentivo à leitura, jogos matemáticos e educação financeira, xadrez, robótica ou aulas de Espanhol”, elenca, pontuando que todas essas atividades são organizadas na rotina ao longo da semana utilizando vários ambientes da escola.

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