Colégio Católica Brasília promove ações de conscientização e combate ao bullying

 

Palestras, exibição de vídeos, rodas de conversa, apresentação de teatro, produção de cartazes, dinâmicas reforçando atos de gentileza e elaboração de mural coletivo estão na programação

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, celebrado em 7 de abril, o Colégio Católica Brasília promove uma série de atividades voltadas para a conscientização e prevenção do bullying entre seus estudantes. A programação iniciou-se na sexta-feira, 4 de abril, com uma palestra dedicada aos estudantes do Ensino Médio, conduzida pela equipe do Projeto Help — uma iniciativa que visa oferecer suporte a jovens que enfrentam questões como depressão, ansiedade, automutilação e bullying, promovendo o bem-estar emocional e social dos participantes.

A Orientadora Educacional do colégio, professora Marlla Angélica, destaca que o trabalho vai além de ações pontuais. “É um tema relevante, que precisamos trabalhar o ano todo. Na orientação educacional, trabalhamos diariamente com as crianças, de forma contínua. O colégio tem um compromisso diário na construção de um ambiente acolhedor e seguro para todos os estudantes.”

A agenda de atividades segue ao longo da próxima semana. Na terça-feira, 8 de abril, os discentes do Ensino Fundamental I assistirão ao vídeo “O Pequeno Elefante e o Poder das Palavras”, seguido de uma roda de conversa sobre empatia e o impacto das palavras no cotidiano escolar. Além disso, dinâmicas lúdicas incentivando atos de gentileza, reflexões em grupo e produções criativas fazem parte das ações propostas.

“Nessa semana, de 7 a 11 de abril, em especial, vamos promover algumas ações, reforçando a conscientização para as nossas crianças sobre o bullying e suas consequências. Teremos a exibição de vídeos educativos, uma reflexão em grupo, faremos também uma dinâmica em sala de aula com os estudantes, incentivando a empatia e o respeito, e ainda a produção de cartazes com compromissos individuais e coletivos para um ambiente mais acolhedor. Com toda essa produção, vamos fazer um mural interativo no pátio do colégio, onde os estudantes vão compartilhar mensagens e experiências”, explica a orientadora.

Nas aulas de Projeto de Vida, os estudantes serão estimulados a refletir sobre princípios, valores e atitudes, a partir de vídeos e dinâmicas específicas. A proposta é engajar os estudantes em conversas profundas sobre respeito mútuo e convivência saudável. E nos dias 16 e 17 de abril, haverá apresentação teatral do grupo de teatro do colégio com peça sobre o tema.

“A escola trabalha não só com a prevenção, mas de forma contínua, envolvendo toda a comunidade escolar nesse processo: a instituição, a família e os estudantes. Todos precisam estar envolvidos nessa ação para que seja possível uma verdadeira mudança de comportamento em relação ao tema”, conclui Marlla Angélica.

Crédito das fotos: Divulgação

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.