Palestras, exibição de vídeos, rodas de conversa, apresentação de teatro, produção de cartazes, dinâmicas reforçando atos de gentileza e elaboração de mural coletivo estão na programação
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, celebrado em 7 de abril, o Colégio Católica Brasília promove uma série de atividades voltadas para a conscientização e prevenção do bullying entre seus estudantes. A programação iniciou-se na sexta-feira, 4 de abril, com uma palestra dedicada aos estudantes do Ensino Médio, conduzida pela equipe do Projeto Help — uma iniciativa que visa oferecer suporte a jovens que enfrentam questões como depressão, ansiedade, automutilação e bullying, promovendo o bem-estar emocional e social dos participantes.
A Orientadora Educacional do colégio, professora Marlla Angélica, destaca que o trabalho vai além de ações pontuais. “É um tema relevante, que precisamos trabalhar o ano todo. Na orientação educacional, trabalhamos diariamente com as crianças, de forma contínua. O colégio tem um compromisso diário na construção de um ambiente acolhedor e seguro para todos os estudantes.”
A agenda de atividades segue ao longo da próxima semana. Na terça-feira, 8 de abril, os discentes do Ensino Fundamental I assistirão ao vídeo “O Pequeno Elefante e o Poder das Palavras”, seguido de uma roda de conversa sobre empatia e o impacto das palavras no cotidiano escolar. Além disso, dinâmicas lúdicas incentivando atos de gentileza, reflexões em grupo e produções criativas fazem parte das ações propostas.
“Nessa semana, de 7 a 11 de abril, em especial, vamos promover algumas ações, reforçando a conscientização para as nossas crianças sobre o bullying e suas consequências. Teremos a exibição de vídeos educativos, uma reflexão em grupo, faremos também uma dinâmica em sala de aula com os estudantes, incentivando a empatia e o respeito, e ainda a produção de cartazes com compromissos individuais e coletivos para um ambiente mais acolhedor. Com toda essa produção, vamos fazer um mural interativo no pátio do colégio, onde os estudantes vão compartilhar mensagens e experiências”, explica a orientadora.
Nas aulas de Projeto de Vida, os estudantes serão estimulados a refletir sobre princípios, valores e atitudes, a partir de vídeos e dinâmicas específicas. A proposta é engajar os estudantes em conversas profundas sobre respeito mútuo e convivência saudável. E nos dias 16 e 17 de abril, haverá apresentação teatral do grupo de teatro do colégio com peça sobre o tema.
“A escola trabalha não só com a prevenção, mas de forma contínua, envolvendo toda a comunidade escolar nesse processo: a instituição, a família e os estudantes. Todos precisam estar envolvidos nessa ação para que seja possível uma verdadeira mudança de comportamento em relação ao tema”, conclui Marlla Angélica.
Crédito das fotos: Divulgação