Valor do aço sobe no segundo semestre de 2023

Créditos: Kateryna Babaieva no Pexels

 

A alta do preço do produto no mercado ocorreu em função das importações chinesas, que tiveram um crescimento expressivo no último ano

 

Brasília, 13 de novembro de 2023 – O setor siderúrgico brasileiro enfrenta um desafio significativo nos últimos meses devido ao aumento expressivo das importações de aço, principalmente da China. O Instituto Nacional dos Distribuidores de Aços (Inda) apresentou estatísticas, em setembro, que revelaram números alarmantes, confirmando as preocupações discutidas no Congresso Aço Brasil 2023 e nas últimas divulgações do Instituto Aço Brasil.

 

O Brasil está testemunhando uma crescente invasão de aços importados, principalmente do Oriente, e os números são surpreendentes. Em setembro, o país importou 309.788 mil toneladas de aços planos, comparado a 108.732 toneladas no mesmo mês do ano anterior, representando um crescimento de 184,9%. No acumulado de janeiro a setembro de 2023, as importações alcançaram 1.794.250 mil toneladas, em comparação com 1.179.458 toneladas no ano anterior, marcando um aumento de 52,1%. É importante destacar que esta quantidade é quase igual à produção de aço nacional. A China é responsável por 82,6% das importações, a Coreia do Sul contribui com 11,9%, e o restante vem de outros países.

 

Para Roil Pinheiro, diretor comercial da Pinheiro Ferragens, a situação é preocupante, já que o Brasil não tem medidas eficazes para conter essa invasão de aço importado. “Até agora, a única medida adotada foi a antecipação do término da isenção de alguns tipos de aço. Isso cria desequilíbrios entre os produtores nacionais e os importadores”, comenta. Roil também enfatizou a injustiça da competição com o aço asiático, pois os preços praticados são inferiores ao custo de produção.

 

Roil ainda expressou sua preocupação com o movimento de importação de aços longos e planos, que continua ocorrendo neste quarto trimestre. Ele destacou a necessidade de “medidas de correção urgentes” por parte do governo federal, uma vez que a importação de aço avançou 57,9% entre janeiro e setembro, em comparação com o mesmo período de 2022. “Recentemente, o México implementou um Imposto de Importação de 25% para aços importados, o que reduziu as importações no país. Fica claro que medidas devem ser tomadas para proteger a indústria nacional”, finaliza.

 

Sobre a Pinheiro Ferragens – Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados.

SERVIÇO:

Pinheiro SIA

Telefone: (61) 3012-8181

SIA Trecho 2/3 em frente ao SEBRAE

Pinheiro Taguatinga

Telefone: (61) 3354-8181

QI 11 Lotes 2/26 Taguatinga/DF

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.