Qual o grau de insulfilm permitido por lei em 2023?

 

Imagem: Pixabay

O insulfilm tem sido uma ótima opção e também cada vez mais popular entre os proprietários de veículos em 2023.

 

 Isso porque essa tecnologia incrível, também conhecida como “película de controle solar”, pode trazer uma série de vantagens e benefícios para quem opta por usá-la, tais como,  proteção contra raios solares, diminuição da temperatura interna do ambiente, aumento da privacidade e também da segurança.

 

Mas é importante saber que existem diversas regras que regulamentam a aplicação e utilização dessa película, e elas mudaram em 2023.

 

Nesta super matéria completa, te explicaremos as novas regras para a aplicação de insulfilm nos carros em 2023, as penalidades para quem não as seguir e os possíveis riscos à segurança.

O que é insulfilm e quais são as suas vantagens?

O insulfilm é uma película de poliéster que é aplicada sobre os vidros em geral.

 

 Ela é transparente, mas pode ter diferentes níveis de escurecimento, que são medidos em percentuais de transmitância luminosa. Os principais benefícios do insulfilm são:

-Proteção contra raios solares:

A película pode bloquear até 99% dos raios UV, reduzindo o calor no interior do carro e protegendo a pele dos ocupantes.

-Privacidade:

 o insulfilm pode impedir que pessoas de fora vejam o interior do veículo, proporcionando mais segurança e conforto aos passageiros.

-Estética:

 o insulfilm pode deixar o carro com um aspecto mais moderno e elegante.

-Segurança:

Em caso de acidente, a película pode evitar que os estilhaços de vidro se espalhem pelo interior do veículo, protegendo os ocupantes.

-Redução da temperatura:

O insulfilm pode reduzir a temperatura interna do carro em até 6 graus Celsius.

Novas regras para a aplicação de insulfilm em 2023

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu novas regras para a aplicação de insulfilm em veículos, que passarão a valer a partir de 2023. As principais mudanças são:

-Limites para os vidros laterais dianteiros

Os vidros laterais dianteiros, ou seja, os que ficam ao lado do motorista e do passageiro, só podem ter um índice máximo de 30% de escurecimento.

 

 Isso significa que eles devem permitir a passagem de no mínimo 70% da luminosidade externa.

 -Limites para o para-brisa

O pára-brisa do carro também só pode ter um índice máximo de 30% de escurecimento.

 

Isso é uma mudança em relação às regras antigas, que permitiam um índice de até 75% de escurecimento.

-Limites para os vidros traseiros e vidros traseiros laterais

Antigamente, os vidros traseiros e vidros traseiros laterais podiam ter um índice de escurecimento de 72%, deixando apenas 28% de luminosidade.

 

 No entanto, a partir de 2023, essa regra mudou. No momento atual, os vidros traseiros laterais e o vidro traseiro podem ter uma claridade abaixo de 28%.

 

-Punições para quem desobedecer as regras de aplicação de insulfilm

É importante que os proprietários de carros sigam as regras de aplicação de insulfilm, para evitar problemas com as autoridades de trânsito.

 

Caso o motorista seja flagrado trafegando com índices de escurecimento inferiores aos permitidos pela lei, ou sem o certificado válido para a película, ele poderá ser autuado de acordo com o parágrafo XVI do Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro.

 

Essa é uma infração grave, que prevê multa, perda de pontos na carteira e retenção do veículo.

 

Vidros muito escuros podem dificultar a percepção de sinais luminosos e objetos na pista, especialmente durante a noite e sob chuva.

-Possíveis riscos à segurança

Embora o insulfilm traga muitos benefícios para o carro e seus ocupantes, é importante lembrar que o uso inadequado da película pode representar riscos à segurança.

 

Se a transmitância luminosa estiver fora do padrão, a visibilidade do motorista pode ser prejudicada, dificultando a percepção de sinais luminosos e objetos na pista.

 

O insulfilm é uma opção cada vez mais popular entre os proprietários de carros, mas é importante lembrar que existem regras que regulam a sua aplicação.

 

 Além disso, é importante lembrar que o uso inadequado da película pode representar riscos à segurança.

 

Por isso, é importante escolher um índice de escurecimento que não prejudique a visibilidade do motorista e dos passageiros.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.