Presidente José Aparecido é o mais novo cidadão honorário de Brasília

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, na noite desta quinta-feira (20), sessão solene de outorga do título de cidadão honorário de Brasília concedido ao presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire. O decreto legislativo que confere a honraria foi proposto pelo ex-deputado distrital Rodrigo Delmasso, em 2022, e aprovado por unanimidade em dezembro do ano passado, após o deputado Pastor Daniel de Castro reapresentar o projeto.

Prestigiaram a cerimônia de entrega do título autoridades dos três poderes do Distrito Federal, representantes do setor produtivo da capital, colaboradores do Sistema Comércio, familiares e amigos de Aparecido. Entre os ilustres presentes estavam a vice-governadora Celina Leão, o presidente da CLDF, Wellington Luiz, o vice-presidente do TJDFT, Roberval Belinati, o senador Izalci Lucas, entre outros.

Segundo os distritais que propuseram a matéria, a concessão do título a Aparecido foi pautada por sua atuação no mundo do empreendedorismo e também pela sua gestão à frente do Sistema Comércio da capital. Em menos de dois anos, o empresário do setor de papelaria, idealizador do programa Cartão Material Escolar (Lei 6.273/2019), foi responsável por uma série de medidas que impactaram positivamente a vida dos brasilienses.

Entre seus feitos estão a descentralização da cultura do eixo Plano Piloto, com a realização de grandes shows do Sesc-DF em cidades como Ceilândia, Guará, Planaltina e Gama. Sua gestão também é responsável pelo convênio do Senac-DF com a Secretaria de Educação, que já possui mais de 3 mil alunos da rede pública matriculados em cursos de formação técnica profissional.

Além dessas entregas, Aparecido reinaugurará, no dia 26 de junho, a Casa de Chá da Praça dos Três Poderes, fruto de uma parceria entre o Senac-DF e a Secretaria de Turismo do DF. O local, idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, nunca funcionou, de fato, de acordo com sua proposta. No entanto, a partir do dia 29 estará aberto ao público, operando como lanchonete escola. A cerimônia de inauguração contará com representantes do governo federal e do Sistema Comércio de todo o Brasil.

“Sinto-me extremamente honrado com o título de cidadão honorário, concedido por ilustres representantes do povo do Distrito Federal, a quem devo toda a minha dedicação e esforço diário à frente do Sistema Fecomércio-DF. Continuarei lutando com afinco e dedicação para fazer jus a tão nobre título e à grande responsabilidade de estar à frente deste sistema que engrandece nossa capital e a nossa nação: o Sistema Comércio”, disse Aparecido em seu discurso.

Celina Leão

A vice-governadora destacou o empenho de Aparecido à frente do Sistema Fecomércio-DF e sua atuação nas pautas de defesa do setor produtivo. “Sempre trabalhou com muito entusiasmo para fazer o bem ao próximo. Ele está mudando a vida de milhares de pessoas no Distrito Federal”, disse.

Celina ressaltou, ainda, o papel de Aparecido na captação de recursos. “Ele teve uma conversa com o presidente da Confederação Nacional do Comércio e trouxe R$ 2 bilhões de investimento para o nosso estado, em construção civil.”

Por fim, a vice-governadora elogiou a parceria entre a entidade do comércio e o Poder Executivo nas tratativas para atender as demandas do setor. “Não tem um dia na semana que a gente não tenha uma agenda do Poder Executivo com a Fecomércio. O Aparecido traz algo que a gente sabe que é importantíssimo, que é valorizar a força do trabalho”, concluiu.

Wellington Luiz

O presidente da CLDF disse que o título de Aparecido é um dos mais importantes que a Casa já concedeu em sua história. “Temos sido extremamente exigentes para impedir que se banalize esta que é a comenda mais importante do Distrito Federal. Por isso, nós convalidamos a escolha do seu nome (Aparecido) com muito prazer, porque você traz em seu currículo, em sua história, aquilo que muito nos orgulha: o respeito pelo povo de Brasília, a dignidade, a dedicação e o trabalho”, afirmou Wellington.

Pastor Daniel de Castro

“Além do seu papel como líder empresarial, José Aparecido também é conhecido por seu compromisso com a responsabilidade social. Ele tem promovido diversas iniciativas voltadas para a educação, capacitação e bem-estar da comunidade, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas”, disse o relator da proposta da CLDF.

Roberval Belinati

O vice-presidente do TJDFT destacou o apoio de José Aparecido nas eleições para conselheiros tutelares, realizadas em 2023. “Conversamos com Aparecido e ele se colocou à disposição para ajudar na eleição. Conseguiu mobilizar as pessoas do comércio e serviços a votarem em um pleito que possui voto facultativo. Como resultado, o DF foi campeão do Brasil em número de votos”, declarou.

Prestígio

Além de amigos e familiares, também estiveram presentes na cerimônia o secretário de Estado, José Humberto, o secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso, a secretária de Atendimento à Comunidade, Clara Roriz, a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, e o secretário de Cultura, Cláudio Abrantes, além dos distritais Pepa, Max Maciel e Chico Vigilante, e o presidente da Fibra, Jamal Bittar.

Pelo Sistema Comércio, participaram o presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto, a diretora de Relações Institucionais, Nara de Deus, o diretor-regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, o diretor-regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, a diretora-executiva do Instituto Fecomércio-DF, Regina Malheiros, a chefe de gabinete da Fecomércio-DF, Caetana Franarin, além de presidentes de sindicatos da base Fecomércio-DF e conselheiros do Sesc-DF e Senac-DF.

Trajetória

José Aparecido da Costa Freire nasceu em 14 de outubro de 1965 em Corumbá de Goiás (GO). Chegou a Brasília em 1972. É pai de duas filhas e avô de dois netos. É formado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário (ICESP) e atua como empresário no setor de papelarias e livrarias há mais de 30 anos.

Reeleito presidente do Sistema Fecomércio-DF em maio de 2022, após mandato-tampão de um ano e dois meses, Aparecido também é vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), além de presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Papelarias e Livrarias (Sindipel-DF) desde 2001.

Antes de presidir os Conselhos Regionais do Sesc-DF e Senac-DF, foi conselheiro das duas entidades e também do Departamento Nacional de ambas as casas. Foi também membro do Conselho Fiscal da CNC de 2014 a 2018. Participou de representações pela Fecomércio-DF em órgãos como a Junta Comercial do DF (Jucis-DF) e Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais (CTCS).

Como empresário e gestor, tem sua atenção pautada na defesa dos interesses das categorias do comércio brasiliense e no desenvolvimento socioeconômico de todas as Regiões Administrativas do Distrito Federal.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.