Entenda de uma vez por todas o que é uma conta negativada e como o consumidor pode realizar esse tipo de consulta!
Muitas vezes as contas acumulam e é preciso fazer escolhas sobre qual é a prioridade do momento. Logo, o outro débito deixado de lado pode acumular e deixar de ser apenas uma despesa e sim uma conta negativada.
Assim, isso acontece quando há uma demora muito grande no pagamento dessa conta, como uma fatura de cartão de crédito, por exemplo. Saiba mais sobre o que acontece com o nome de uma pessoa nessa situação e como fazer essa consulta na sequência.
Entendendo a dívida negativada

Recebem esse nome aquelas dívidas que tiveram a sua inscrição nos serviços de proteção ao crédito como, o Serasa e o SPC, além de cadastros de inadimplência. Quando isso acontece, o CPF do consumidor fica negativado.
Assim, ela surge de uma conta atrasada, ou seja, que não foi paga no período indicado. Desse modo, a empresa que não recebeu os valores solicita a negativação do nome. Como consequência, o consumidor com “nome sujo”, como dito no jargão popular, fica impossibilitado de conseguir crédito em outras instituições.
Como fazer essa consulta, afinal?
A pessoa que possui dívida negativada deve acessar o site do Serasa para consultar a sua situação. Basta abrir o site desse serviço de proteção de crédito e seguir as instruções abaixo:
- Abra o site do Serasa e clique em “Consultar CPF grátis”;
- Caso não tenha cadastro na plataforma, faça-o;
- Confirme o e-mail depois de realizar o cadastro;
- Entre com seu login e senha na sequência;
- No campo “Meu CPF”, confira se há pendências em seu nome.
Desse modo, haverá o nome da empresa que pediu a negativação do nome do consumidor, o valor da dívida e o número do score. Portanto, quanto mais baixo o score, menores são as possibilidades de conseguir crédito em bancos e lojas, e até mesmo um cartão dessa modalidade. Logo, a quitação das dívidas e o pagamento das contas em dia ajudam esse score a subir.